Trabalhos

Submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor, que será, necessariamente, o apresentador. Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito só poderá submeter um trabalho. Dessa forma, o inscrito será o primeiro autor do trabalho e, consequentemente, o apresentador. Não há limite para participação como coautor. 

A submissão de trabalhos está vinculada à inscrição no evento e, desse modo, o primeiro autor (que será também o apresentador do trabalho) deve realizar sua inscrição e submeter o trabalho como autor e inserir os nomes e emails dos coautores, se houver. Os demais coautores que desejarem participar do evento poderão se inscrever mediante pagamento da taxa de inscrição, sem necessidade de submeter outro trabalho. O pagamento da taxa de inscrição só será feito após a confirmação de aceite do trabalho.

A extensão total do trabalho (incluindo tabelas, gráficos, quadros e referências) é de, no mínimo, 15 mil e, no máximo, 20 mil caracteres com espaços, não importando o quantitativo de páginas. Não entram nesta contagem de caracteres: a página de rosto com título, resumo, abstract e palavras chave; e as notas de rodapé. O tamanho máximo do arquivo, para submissão, é de 10 MB (10 megabytes). O modelo do trabalho completo, para a submissão, está disponibilizado no endereço a seguir:

http://abrapecnet.org.br/enpec/xiii-enpec/arquivos/modelo_submissao_avaliacao_trabalho_enpec-2021_2.doc

A submissão de trabalhos deve ser feita no endereço: 

https://www.adtevento.com.br/2021/enpec/sis/inscricao/index.asp

Datas Importantes

  • Período de submissão de trabalhos: aguarde a divulgação do novo cronograma.
  • Resultado da avaliação: aguarde a divulgação do novo cronograma.
  • Recursos: Em Breve!
  • Resultado dos recursos: Em Breve!
  • Envio dos textos completos - versão final: Em Breve!

Avaliação de trabalhos

Cada trabalho será avaliado às cegas por dois árbitros. Havendo discordância entre os pareceres dos dois árbitros, o trabalho será avaliado por um terceiro árbitro para dirimir a dúvida. A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica recomendará o aceite do trabalho, na sua forma original ou com pequena revisão, ou, ainda, a sua rejeição. Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

Trabalhos de natureza empírica:

  1. Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura:
    Clareza na descrição da área de interesse do texto;
    Questões de pesquisa claramente formuladas;
    Adequação da fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa;
    Atualidade e abrangência da revisão de literatura.

  2. Quanto à metodologia:
    Adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de coleta de dados utilizados e das amostras investigadas para responder às questões de pesquisa propostas.

  3. Quanto à análise dos dados:
    Coerência entre análise e fundamentação teórica;
    Coerência entre análise do material empírico e resultados.

  4. Quanto às conclusões e implicações:
    Relação clara entre as conclusões e os resultados;
    Discussão das conclusões à luz da literatura;
    Inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área de Educação em Ciências.

  5. Quanto às referências:
    Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.

Trabalhos de natureza teórica:

  1. Quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura:
    Clareza na descrição da área de interesse do texto;
    Relevância e clareza do problema teórico abordado;
    Adequação da fundamentação teórica para discutir o problema;
    Atualidade e abrangência da revisão de literatura.

  2. Quanto ao argumento desenvolvido:
    Clareza e consistência do argumento teórico desenvolvido.

  3. Quanto às conclusões e implicações:
    Relação clara entre as conclusões e o argumento;
    Discussão das conclusões à luz da literatura;
    Inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área de Educação em Ciências.

  4. Quanto às referências:
    Utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.

Todos os trabalhos apresentados serão publicados na íntegra nas Atas do evento.