Publicada nomeação do novo presidente do CNPq

O bioquímico Hernan Chaimovich é o novo presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em substituição ao biofísico Glaucius Oliva, que assumiu a presidência do CNPq em 2011. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (10) no Diário Oficial da União.
Hernan Chaimovichgraduou-se na Universidad de Chile em 1962. Ele vem atuando na política científica nacional e internacional com pesquisas, publicações, participações em conselhos e ocupando posições executivas.
Fez o doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) na Universidade de São Paulo (USP), concluindo em 1979. Suas pesquisas na área de Bioquímica concentram-se em físico-química orgânica, estudando sistemas biomiméticos, em particular estrutura de micelas e vesículas, catalise micelar e enzimática.
Em sua carreira, foi professor titular do Instituto de Química da USP, chefe do Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da USP, pró-Reitor de Pesquisa da USP e diretor do IQUSP.
Para asssumir a presidencia do CNPq, deixa a coordenação do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) e a vice-presidência da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Representações científicas e capacitação
Chaimovich foi presidente da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), vice-presidente do International Council for Science, presidente da InterAmerican Network of Academies of Science (IANAS) e membro do Conselho Editorial de Ciência e Cultura,publicação daSBPC, Estudos Avançados (IEA-USP) e do Electronic Journal of Biotechnology, além de ter formados diversos mestres e doutores.
A transmissão de cargo será realizada após o feriado de carnaval.
Glaucius Oliva
Glaucius Oliva, que deixa a Presidência do CNPq, é Professor Titular do Instituto de Física de São Carlos e assumiu a Presidência do CNPq em 2011. É Coordenador do Centro de Pesquisa e Inovação em Biodiversidade e Fármacos, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CIBFar/CEPID) da FAPESP e foi o Coordenador do Instituto Nacional de C&T de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas do MCT, Ministério da Saúde e FAPESP (INBEQMeDI/INCT). Seus principais interesses de pesquisa estão centrados em biologia estrutural e suas aplicações no planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com particular ênfase em doenças endêmicas brasileiras. Doutorou-se em Cristalografia de Proteínas pela Universidade de Londres em 1988. Hoje lidera uma equipe de pesquisas com uma composição multidisciplinar de fí sicos, biólogos e químicos. Também tem liderado projetos em colaboração com empresas farmacêuticas nacionais. É Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq

Currículo Lattes
http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/2424434