VI Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências (VI EFPEC)

A ABRAPEC tem a satisfação de informar à comunidade da área de Educação em Ciências que a VI Escola de Formação de Pesquisadores em Educação em Ciências (VI EFPEC) será realizada em 2016.

Nesta edição, a EFPEC terá como tema Pesquisa em Educação em Ciências: História e perspectivas teórico-metodológicas.

Seus objetivos são reunir pesquisadores e estudantes de cursos de doutorado da área de Educação em Ciências (particularmente nas subáreas de Ensino de Física, Química, Biologia, Geociências, Saúde e Ambiente) para discutir temas de pesquisa de interesse para a área e, ainda, favorecer a interação dos doutorandos.

                        Nesta edição, a EFPEC adotará um formato distinto das edições anteriores, as quais integravam a programação dos ENPEC. A proposta é desenvolver ações de forma descentralizada, contemplando as diversas regiões brasileiras a fim de contribuir para uma melhor formação de pesquisadores da área nessas regiões.

A VI EFPEC ocorrerá simultaneamente em quatro regiões do país (Norte/Centro-Oeste; Nordeste; Sul e Sudeste) entre os dias 7 e 11 de novembro de 2016. Sua programação envolverá cursos teóricos, apresentação de pôsteres, oficinas, debates e discussões sobre a história e perspectivas teórico-metodológicas da pesquisa na área em diálogo com as questões tratadas nos projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelos doutorandos participantes. Pesquisadores sêniores serão convidados para debater questões atuais da pesquisa em Educação em Ciências com os doutorandos, tendo como referência suas pesquisas em desenvolvimento.

Cada região oferecerá até 30 vagas para doutorandos de programas de pós-graduação oriundos da área de Ensino ou de programas de outras áreas que desenvolvam pesquisas em linhas relacionadas com Educação em Ciências. Os participantes da VI EFPEC deverão estar cursando até o terceiro ano do curso de doutorado (preferencialmente segundo e terceiro) e serão selecionados previamente pelos respectivos programas de pós-graduação, que enviarão os nomes dos participantes à comissão organizadora do evento.

                        Os estudantes de doutorado participantes no evento deverão enviar à comissão organizadora um texto de 6 páginas que apresente seu problema de investigação e elementos centrais do referencial teórico-metodológico do seu trabalho, explicitando como os pressupostos teóricos se articulam com aspectos do desenho metodológico da pesquisa. A participação dos doutorandos estará condicionada ao envio desses textos, que darão suporte às atividades e discussões a serem desenvolvidas durante o evento e serão publicados nas Atas da VI EFPEC.

Outras informações serão disponibilizadas em próximas circulares e na página da ABRAPEC.

 

DATAS IMPORTANTES

  • Até 29 de agosto: definição e envio da lista de doutorandos selecionados pelas coordenações dos programas de pós-graduação;
  • 03 de outubro: data final de envio dos trabalhos pelos participantes às respectivas comissões organizadoras regionais;
  • 03 de outubro: pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 100,00 (cem reais);
  • 07 a 11 de novembro: realização da VI EFPEC.

 

INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS POR REGIÃO

 

Centro-Oeste e Norte

Local: Goiânia: NUPEC/UFG

Comissão Organizadora: Agustina Echeverria (UFG), João Malheiro (UFPA) e Nyuara Mesquita (UFG)

 

 

Nordeste

Local: Salvador/Bahia

Comissão Organizadora: André Ferrer Pinto Martins (UFRN); Ana Maria Rocha de Almeida (UFBA); Charbel N. El-Hani (UFBA); Edenia Maria Ribeiro do Amaral (UFRPE); Jorge Megid Neto (UNICAMP, convidado externo); Julio C. Castilho Razera (UESB); Marlecio Maknamara da Silva Cunha (UFRN/UFBA) Paulo Marcelo M. Teixeira (UESB, Representante Nordeste – ABRAPEC)

 

Sudeste

Local: Rio de Janeiro

Comissão Organizadora: Isabel Martins (UFRJ), Conceição Barbosa-Lima (UERJ) e Sandra Escovedo Selles (UFF).

 

Sul

Local: Londrina

Comissão Organizadora: Fernanda Ostermann (UFRGS), Irinéa Batista (UEL) e Suzani Cassiani (UFSC).

————————–