Primeira Circular do XI ENPEC

XI ENPEC

03-06 de julho de 2017

20 anos de ABRAPEC:

Memórias de conquistas e movimentos de resistência

Primeira Circular

 

Apresentação

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Sua décima primeira edição será realizada de 03 a 06 de julho de 2017, em Florianópolis.

O XI ENPEC tem como objetivo reunir e favorecer a interação entre os pesquisadores das áreas de Ensino de Física, de Biologia, de Química, de Geociências, de Ambiente, de Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisa recentes e tratar de temas de interesse da ABRAPEC.

Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: mesas-redondas; sessões de apresentação de trabalhos completos no formato de pôsteres; debates e encontros. Informações adicionais a respeito do evento serão divulgadas em circular específica.

O público-alvo do XI ENPEC é formado por interessados na pesquisa em Educação em Ciências da Natureza, da Saúde e do Ambiente, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, estudantes de licenciatura, formadores de professores e pesquisadores.

Submissão de trabalhos

Os trabalhos deverão ser submetidos pelo primeiro autor, que será necessariamente o apresentador. Para maximizar as oportunidades de participação, cada inscrito só poderá submeter um único trabalho. Dessa forma, o inscrito será o primeiro autor do trabalho e, consequentemente, o apresentador. Não há limite para participações como co-autor.

A submissão de trabalhos está vinculada à inscrição no evento e, desse modo, o primeiro autor (que será também o apresentador do trabalho) deve realizar sua inscrição e submeter o trabalho em nome dos demais co-autores, se houver. Os demais coautores que desejarem participar do evento poderão se inscrever mediante pagamento da taxa de inscrição, sem necessidade de submeter outro trabalho. O pagamento da taxa de inscrição só será feito após a confirmação de aceitação do trabalho.

Na segunda circular informaremos o endereço da plataforma eletrônica para a submissão de trabalhos, os valores da inscrição no evento e a programação preliminar.

Linhas Temáticas

O(s) autor(es) deverá(ão) indicar a linha temática à qual seu trabalho se vincula, dentre as listadas a seguir:

Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos: aspectos cognitivos, sociais, culturais e afetivos envolvidos no ensino e na aprendizagem de conceitos científicos em diferentes níveis de escolaridade; ensino de Ciências e inclusão escolar; ambientes de aprendizagem; aprendizagem colaborativa; modelos e modelagem na Educação em Ciências; ensino por investigação; experimentação e aprendizagem de habilidades científicas.

Formação de professores de Ciências: análise de programas e políticas de formação de professores da área de ciências na graduação, na pós-graduação e em serviço; avaliação de modelos e práticas de formação de professores para diferentes níveis e modalidades de escolaridade; desenvolvimento profissional de professores; saberes docentes; práticas reflexivas.

História, Filosofia e Sociologia da Ciência e Educação em Ciências: história e filosofia da ciência na Educação em Ciências; epistemologia e Educação em Ciências; estudos historiográficos e Educação em Ciências; natureza da ciência e Educação em Ciências; estudos da ciência e Educação em Ciências; sociologia do conhecimento científico e Educação em Ciências.

Educação em espaços não-formais e divulgação científica: história, políticas e práticas de divulgação científica e suas relações com a Educação em Ciências; relações entre comunicação e educação; educação em museus e centros de ciências; feiras e exposições de Ciências; divulgação científica e inclusão social.

Tecnologias da informação e comunicação em Educação em Ciências: metodologias de pesquisa baseada em design; pesquisas a respeito de planejamento, construção e avaliação de recursos e ambientes mediados por tecnologias para a Educação em Ciências (materiais multimídia e hipermídia, recursos audiovisuais, tecnologias digitais); educação em Ciências a distância.

Educação Ambiental e Educação em Ciências: relações entre educação ambiental e Educação em Ciências; educação para o desenvolvimento sustentável; educação para a sustentabilidade.

Educação em Saúde e Educação em Ciências: relações entre educação em saúde e Educação em Ciências; educação popular em saúde; promoção da saúde; formação docente e profissional em saúde.

Linguagens, discurso e Educação em Ciências: abordagens discursivas na Educação em Ciências; argumentação na Educação em Ciências; interações discursivas na Educação em Ciências; leitura e escrita na Educação em Ciências.

Alfabetização científica e tecnológica, abordagens CTS/CTSA e Educação em Ciências: relações entre ciência, tecnologia, sociedade e ambiente na Educação em Ciências; questões sociocientíficas na Educação em Ciências; temas controversos na Educação em Ciências; letramento científico.

Currículos e Educação em Ciências: pesquisas em desenvolvimento e reformas curriculares para a Educação em Ciências; políticas de currículo e Educação em Ciências; conhecimento escolar e Educação em Ciências; história das disciplinas científicas; inovação educacional na Educação em Ciências; currículo e cultura na Educação em Ciências.

Avaliação e Educação em Ciências: aspectos metodológicos de avaliação na Educação em Ciências; abordagens e práticas de avaliação de programas na Educação em Ciências; indicadores de desempenho na Educação em Ciências e avaliação; avaliação de sistema relacionado à Educação em Ciências; estudos comparativos internacionais relacionados à Educação em Ciências.

Diversidade, multiculturalismo, interculturalidade e Educação em Ciências: relações entre Educação em Ciências e temas como inclusão, gênero, raça, etnia, religião, classe; educação do campo, indígena, quilombola e de outros grupos sociais específicos na área de Educação em Ciências; políticas de ação afirmativa e Educação em Ciências.

Processos e materiais educativos em Educação em Ciências: pesquisas a respeito de: dinâmicas para trabalhos em grupo (rodas de conversas, debates e dramatização) em aulas de Ciências; unidades e sequências didáticas para a Educação em Ciências; livros didáticos de Ciências; atividades lúdicas e Educação em Ciências; atividades práticas e experimentais na Educação em Ciências; relações entre arte e ciência na Educação em Ciências.

Políticas educacionais e Educação em Ciências: história, análise e impactos de políticas públicas para a Educação em Ciências em diferentes níveis e modalidades de ensino; legislação educacional e Educação em Ciências; Educação em Ciências e direitos humanos; financiamento de ações educacionais; fomento à pesquisa em educação científica e tecnológica e políticas de desenvolvimento social; relações entre público e privado nas políticas para a Educação em Ciências; políticas de formação de pesquisadores em educação em ciências em diferentes níveis de escolaridade; olimpíadas de Ciências.

Questões teóricas e metodológicas da pesquisa em Educação em Ciências: considerações epistemológicas sobre a natureza da pesquisa em Educação em Ciências; referenciais teóricos da pesquisa em Educação em Ciências; Educação em Ciências como campo científico; reflexões acerca de metodologias e métodos de pesquisa utilizados em Educação em Ciências; prospecção e identificação de tendências e perspectivas teóricas e metodológicas na pesquisa em Educação em Ciências.

Tipos de trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados devem ser inéditos e de pesquisa em Educação em Ciências, de acordo com um dos seguintes tipos:

Trabalho de natureza empírica: apresentação de pesquisa, finalizada ou em andamento, baseada em referenciais teóricos, contendo revisão de literatura pertinente, objetivos/questões de pesquisa, análise de dados, discussão de resultados e conclusões.

Trabalho de natureza teórica: ensaio crítico devidamente fundamentado em literatura de pesquisa pertinente, apresentando objetivos/questões de pesquisa, articulações e argumentos teóricos consistentes, conclusões e indicação de implicações para o campo da Educação em Ciências.

Não serão aceitos projetos de pesquisa e relatos de experiência.

Não serão aceitas reapresentações.

Formato de apresentação

Pôsteres: sessões com duração de duas horas, contendo dez pôsteres submetidos individualmente. Cada autor terá cinco minutos para sintetizar oralmente as ideias principais de seu trabalho e o restante do tempo será destinado às discussões. Os trabalhos de cada sessão serão definidos pela Comissão Organizadora, que os agrupará de acordo com as linhas temáticas. A coordenação da sessão será feita por um dos pesquisadores participantes, antecipadamente designado.

A extensão dos trabalhos é de, no mínimo, 20 mil e, no máximo, 30 mil caracteres com espaços, de acordo com modelo a ser disponibilizado. Os textos não devem conter autocitações ou referências que permitam identificar sua autoria. Os trabalhos de autores brasileiros devem ser submetidos e apresentados em Português. Os trabalhos de autores estrangeiros podem ser submetidos e apresentados em Português, Espanhol ou Inglês.

Submissão de trabalhos

Período de submissão de trabalhos: 01 de novembro de 2016 a 09 de janeiro de 2017

Resultado da avaliação: 03 de abril de 2017

Não haverá prorrogação da data limite de submissão de trabalho.

Para a submissão de trabalhos não é necessário nenhum pagamento prévio, seja de anuidade ou de inscrição.

 

Avaliação de trabalhos

Cada trabalho será avaliado às cegas por dois árbitros. Havendo discordância entre os pareceres dos dois árbitros, o trabalho será avaliado por um terceiro árbitro para dirimir a dúvida. A partir do resultado da avaliação, a Comissão Científica recomendará a aceitação do trabalho, na sua forma original ou com pequena revisão, ou, ainda, a sua rejeição. Além da correção no uso da língua portuguesa (ortografia, sintaxe, redação, estilo, coerência e coesão textual), os trabalhos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

Trabalhos de natureza empírica:       

  • quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura:
    • clareza na descrição da área de interesse do texto;
    • questões de pesquisa claramente formuladas;
    • adequação da fundamentação teórica para investigar as questões de pesquisa;
    • atualidade e abrangência da revisão de literatura.
  • quanto à metodologia:
    • adequação da metodologia proposta, dos instrumentos de coleta de dados utilizados e das amostras investigadas para responder às questões de pesquisa propostas.
  • quanto à análise dos dados:
    • coerência entre análise e fundamentação teórica;
    • coerência entre análise do material empírico e resultados.
  • quanto às conclusões e implicações:
    • relação clara entre as conclusões e os resultados;
    • discussão das conclusões à luz da literatura;
    • inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área de Educação em Ciências.
  • quanto à bibliografia:
    • utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.

Trabalhos de natureza teórica:

  • quanto aos objetivos, fundamentação teórica e revisão da literatura:
    • clareza na descrição da área de interesse do texto;
    • relevância e clareza do problema teórico abordado;
    • adequação da fundamentação teórica para discutir o problema;
    • atualidade e abrangência da revisão de literatura.
  • quanto ao argumento desenvolvido:
    • clareza e consistência do argumento teórico desenvolvido.
  • quanto às conclusões e implicações:
    • relação clara entre as conclusões e o argumento;
    • discussão das conclusões à luz da literatura;
    • inclusão, a partir das conclusões, de recomendações para a área de Educação em Ciências.
  • quanto à bibliografia:
    • utilização de literatura atualizada e pertinente ao tema do trabalho.

 

 

Todos os trabalhos apresentados serão publicados na íntegra nas Atas do evento.

Contamos com sua ajuda na divulgação do XI ENPEC e com sua participação.

 Sandra Escovedo Selles

Presidente da ABRAPEC

P/ Comissão Organizadora do XI ENPEC

www.abrapecnet.org.br

 

 

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