Nota de pesar da ABRAPEC

01b74866-4035-47c6-9eab-bb495e9bc6f1
A área de ensino de ciências amanhece hoje com um enorme vazio. Perdemos Marta Maria Castanho Pernambuco, professora titular do Centro de Educação da UFRN.
Marta Pernambuco, como a chamávamos, em sua grandiosidade, sempre manteve presente as convicções as quais permearam suas ações pessoais e profissionais. Esteve presente nas lutas populares em prol de uma escola democrática e acreditava no ensino de ciências como transformador social. Integrou a equipe de assessores do Movimento de Reorientação Curricular concebido na gestão do Prof. Paulo Freire em São Paulo. Concebeu o Projeto Pedagógico das Licenciaturas à Distância na UFRN em uma perspectiva democrática e emancipatória, atuou como gestora tanto na graduação como pós-graduação entre tantas outras atividades acadêmicas. Escreveu livros, artigos, orientou alunos e alunas, assessorou inúmeros setores na universidade e em secretarias de educação, organizou grupos de pesquisa e inúmeros projetos e, sempre que podia nos acompanhava em debates muito profícuos.
Marta era firme em suas ações e terna em suas relações. Deixa órfãos e órfãs, alunos, alunas, companheiros e companheiras de luta e colegas de trabalho.
Seu trabalho se perpetuará em nossas ações. Marta sempre estará presente em nossos corações e mentes.
A Diretoria

5 thoughts on “Nota de pesar da ABRAPEC

  1. Claude disse:

    Lamento a partida da ilustre colega. Fica uma lacuna significativa na UFRN.

  2. Tânia Araujo-Jorge disse:

    Como coordenadora da Área Pós-graduação de Ensino quero externar também meu pesar pelo falecimento da professora Marta Pernambuco, expoente e referência para todos os pesquisadores e estudantes de nossa Área. Seu legado será lembrado e honrado.

  3. Carmen Farias/PPGEC - UFRPE disse:

    A professora Marta fará falta à área de educação em ciências. Deixa-nos de herança sua obra, com importantes contribuições à formação de professores e pesquisadores.

  4. Zélia Maria Soares Jófili disse:

    Senti muitíssimo essa perda! Marta é (continua sendo) uma referência importante para o ensino de ciências no Brasil! Que Deus a abençoe e proteja!

  5. Jamira Lopes disse:

    A professora Marta nos deixa seu exemplo de seriedade e compromisso com a ciência! Saudades imensas! Que ela seja recebida com serenidade e luz no plano espiritual! ✨

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.


*