Segunda Circular do XII ENPEC

XII ENPEC

25 a 28 de junho de 2019

Pesquisa em Educação em Ciências:

Diferença, Justiça Social e Democracia

 Segunda Circular

O Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) é um evento bienal promovido pela Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC) e sua décima segunda edição será realizada nos dias 25 a 28 de junho de 2019 em Natal, Rio Grande de Norte.

O XII ENPEC tem como objetivo reunir e favorecer a interação entre os pesquisadores das áreas de Ensino de Física, de Biologia, de Química, de Geociências, de Ambiente, de Saúde e áreas afins, com a finalidade de discutir trabalhos de pesquisas recentes e tratar de temas de interesse da ABRAPEC. O público-alvo do XII ENPEC é formado por interessados na pesquisa em Educação em Ciências Naturais, da Saúde e do Ambiente, incluindo professores-pesquisadores da Educação Básica e Superior, estudantes de pós-graduação, de licenciatura, formadores de professores e pesquisadores.

Dentre as atividades programadas para o evento destacam-se: conferências, mesas redondas, sessões de apresentação de trabalhos completos (no formato de sessões de pôsteres).

A proposta novamente é a de uma sessão de pôsteres com apresentação oral, o que já acontece em muitos congressos internacionais e o que ocorreu no XI ENPEC, cuja avaliação dos participantes foi bastante satisfatória ao esclarecerem que o novo formato proporcionou ricos debates. Na apresentação de pôsteres, a interação entre os participantes e a discussão dos trabalhos são favorecidas, pois ocorrem em um tempo muito maior do que 5 minutos (como estava ocorrendo nas apresentações orais nos ENPEC anteriores). Nesse sentido, não há prejuízo, e sim ganho nas discussões.

Ressaltamos que não haverá prejuízo no currículo, pois o que conta não é o formato de apresentação, e sim o fato de o trabalho ser publicado na íntegra nas Atas do XII ENPEC. Todos os trabalhos apresentados serão completos (mínimo 15 mil caracteres). Apenas o formato da sessão de apresentação é que se dará na forma de pôster.

 

Solicitamos atenção para as seguintes datas e orientações:

Submissão de trabalhos 27 de agosto a 28 de setembro de 2018
Resultado da avaliação dos trabalhos submetidos 17 de dezembro de 2018
Recursos 18 a 21 de dezembro de 2018
Resultados dos recursos 14 de fevereiro de 2019
Envio dos textos completos 17 de março de 2019
Realização do XII ENPEC 25 a 28 de junho de 2019

 

A extensão dos trabalhos é de, no mínimo, 15 mil e, no máximo, 20 mil caracteres com espaços, de acordo com modelo a ser disponibilizado. Os textos não devem conter autocitações ou referências que permitam identificar sua autoria. Os trabalhos de autores brasileiros devem ser submetidos e apresentados em Português. Os trabalhos de autores estrangeiros podem ser submetidos e apresentados em Português, Espanhol ou Inglês.

Observações muito importantes:

  1. As submissões de trabalho serão realizadas on line, no período de 27 de agosto a 28 de setembro de 2018.
  2. O trabalho completo a ser submetido deverá seguir o padrão estabelecido no modelo disponibilizado nesse link:

http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/2018/08/11/modelo-de-trabalho-do-xii-enpec-2/

Vale ressaltar que para o envio de trabalhos não é necessário nenhum pagamento prévio, seja de anuidade ou de inscrição.

  1. O cadastro na plataforma é obrigatório para todos, mas o pagamento da inscrição só é obrigatório para quem vai participar do evento.
  2. Todos os coautores devem estar cadastrados na plataforma, mas somente será exigido o pagamento da taxa de inscrição  do autor que apresentar o trabalho no evento.
  3. Solicitamos cuidado e atenção na inserção dos dados dos  coautores  (informações de nome, instituição titulação etc.), uma vez que são estas informações que serão utilizadas pelo sistema na confecção da programação, do caderno de resumos e, finalmente, das atas do evento.

 

Valores das inscrições:

Categoria/Calendário Anuidade ABRAPEC

Até Junho (R$)

Inscrição no XII ENPEC (R$)
Professor Universitário 200,00 300,00
Professor da Educação Básica 80,00 60,00
Doutorandos 160,00 130,00
Mestrandos 120,00 100,00
Estudante de Graduação 40,00 60,00
Não sócio ——— 850,00

OBS: Os valores dos professores e alunos de pós-graduação de associações científicas estrangeiras parceiras da ABRAPEC, equivalem aos mesmos valores dos associados brasileiros da ABRAPEC

Contamos com sua ajuda na divulgação do evento e com sua participação. Outros detalhes , acesse a primeira circular:

http://abrapecnet.org.br/wordpress/pt/2018/04/17/primeira-circular-do-xii-enpec/

 

Fernanda Ostermann

Presidente da ABRAPEC

P/ Comissão Organizadora do XII ENPEC

 

segunda circular