MANIFESTAÇÃO SOBRE AS DEMISSÕES DA CAPES

A ABRAPEC e as entidades abaixo assinadas manifestam sua preocupação com o desmonte da pesquisa e pós-graduação no Brasil. Esse projeto sistemático se avoluma e estamos assombrados com as demissões em massa que, como enfrentamento, denunciam o maior retrocesso da história, o maior ataque a pesquisa e a pós-graduação, justamente quando mais se precisa de ciência e pesquisa. Trata-se de uma situação sem precedentes, na história da pesquisa e da pós-graduação no Brasil, e as demissões da CAPES precisam ser acompanhadas com atenção. Manifestamos nosso imenso pesar por esse momento dramático que vivemos e pela inércia das autoridades em fazer reverter este quadro de virulência destrutiva, que tomou conta de um governo negacionista, notadamente anticientífico, antiecológico, anti-humano e anti-vida.

Assim, manifestamos nossa imensa consternação para com a sociedade brasileira e conclamamos a todos, todas e todes, o máximo de atenção ao que pode significar este desmonte para gerações futuras.

A perda do controle dos órgãos de fomento significa um tombo no desenvolvimento de pessoal de ensino superior no país. Trata-se de um problema que reverbera de diversas formas nas esferas da sociedade, com impactos na nossa imagem no exterior, podendo acarretar danos irreversíveis ao nosso desenvolvimento nacional, em nossa economia, em nossa saúde, em nosso meio ambiente e em nossa educação. Chamamos a atenção da população brasileira para este momento calamitoso, que representam essas demissões em massa como um sinal não apenas de fumaça do que pode vir, mas da fumaça que sai de um incêndio, das chamas que consomem o patrimônio intelectual brasileiro neste exato momento, nossa autonomia e soberania.

Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF

Associação Brasileira de Ensino de Biologia – SBEnbio

Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências – ABRAPEC

Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade – GEPEADS/UFRRJ

Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências do Acre – GEPECAC

Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde El Sur – GEASur

Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte – GPEA-UFMT

Observatório da Educação Ambiental – OBSERVARE

Rede Comunica Educação

Rede Internacional de Educação Ambiental e Justiça Climática – REAJA

Rede Mato-grossense de Educação Ambiental – REMTEA

Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM

Sociedade Brasileira do Ensino de Química – SBEnQ

Manifestação em para download: