PRIMEIRA CIRCULAR DO XIV ENPEC – CALDAS NOVAS-GO

É com alegria que retornamos, presencialmente, ao Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – ENPEC. Após longo período de distanciamento social ocasionado pela pandemia do novo coronavírus, tivemos que realizar o ENPEC em Redes, no formato on-line em 2021, e adiamos assim, nosso tão esperado desejo em realizar o ENPEC na região Centro-Oeste. Mas essa espera terminou!

Graças à Ciência e às medidas de segurança contra à Covid-19 vamos nos reencontrar. O XIV ENPEC ocorrerá na região Centro-Oeste entre os dias 02 e 06 de outubro de 2023, em Caldas Novas-GO, e a realização será da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Sim, isso mesmo, na terra do cerrado goiano, do pequi e das “águas quentes”!

Nosso evento visa potencializar interações entre professores-pesquisadores do campo da Educação em Ciências, estudantes e profissionais da Educação Básica, Superior, pós-graduação, e demais profissionais de outros setores da sociedade interessados em apresentar e discutir pesquisas neste campo científico.

Goiás, espera de braços abertos a comunidade científica da área para esse evento, que será repleto de alegrias nos encontros, saúde, conhecimentos e muitos debates proporcionados pela programação diversificada, que contará com painéis, mesas-redondas, rodas de conversas, palestras, mostras, lançamentos de livros, entre outros. Tudo isso regado com carinho e hospitalidade à moda goiana. Iremos trabalhar muito e nos dedicar ao máximo, na organização de um evento histórico temperado com muita cultura goiana, com bastante acolhimento, o que tornará nosso evento único. Vamos abraçar nossos velhos amigos, e também fazer novas amizades, socializar conhecimentos, histórias e trocas de experiências, e dessa vez, iremos dançar com nossas referências!

O tema geral do XIV ENPEC será: PENSAR O CONHECIMENTO, AGIR EM SOCIEDADE. Com esse tema desejamos explorar e debater a pluralidade epistemológica presente nas pesquisas em Educação em Ciências e seus desdobramentos político-sociais no contexto atual do Brasil e do mundo, particularmente, quanto à valorização do conhecimento e sua relação com a ação humana, tais como: a solidariedade, o cuidado com bem comum, a cidadania, a inclusão, a comunicação, dentre outras ações que são objetos de estudos em Educação em Ciências. Entendemos que o conhecimento é fruto da busca pelo saber, do questionamento persistente em relação ao mundo e a nós mesmos. O mundo que nos cerca é objeto de conhecimento, com isso as relações que nos cercam, também estão relacionadas ao conhecimento.

Acesso à Primeira Circular na integra: