Caros/as associados/as,

A pedido da diretoria da Regional 2 – RJ/ES – encaminhamos a 2a circular da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.

Att,

—————————————————-

Curso a distância sobre o Sistema Solar –  online e gratuito 

As inscrições para o curso a distância “O Sistema Solar” estarão abertas a partir de 04 de maio no site do Observatório Nacional (https://daed.on.br/ead).

Os cursos a distância oferecidos pelo Observatório Nacional são gratuitos. O material, disponibilizado no site, pode ser copiado (download) e impresso, desde que não seja publicado em outros meios ou vendido.

Este curso terá duração de 04 (quatro) meses, sendo iniciado no dia 03 de julho de 2017 e encerrado no dia 13 de novembro de 2017.

As inscrições iniciam no dia 04 de maio de 2017 e permanecerão abertas até o final do último dia de prova (13/11/2017). O participante pode se inscrever a qualquer momento. Se perder um módulo ou uma prova, não há problema, pode participar da fase seguinte.

Tratando-se de um curso em nível de divulgação científica, não é necessário qualquer conhecimento prévio para acompanhá-lo a distância, uma vez que ele está voltado para um público não especializado em ciências exatas.

 

—————————————————-

VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM

Caros colegas,

Encaminhamos a Primeira Chamada do VIII ENCONTRO INTERNACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA (VIII EIAS) que se realizará na cidade de ESQUEL, Província de Chubut, ARGENTINA; entre os dias 4 e 8 DE DEZEMBRO DE 2017.

Os detalhes do evento estão em anexo, sendo as datas importantes as seguintes:

submissão de trabalhos: de 29 de maio à 07 de julho de 2017
resultado das avaliações: 11 de agosto de 2017
inscrições em minicursos e oficinas: 20 a 24 de novembro de 2017
realização do evento: 04 a 08 de dezembro de 2017

——————————————————–

REUNIÃO DOS EDUCADORES QUÍMICOS PRESENTES NO XI ENPEC

Na reunião dos Educadores Químicos presentes no ENPEC a “Comissão Nacional Provisória da Associação de Educadores Químicos”, constituída na assembleia final do último ENEQ,  apresentará os resultados da consulta feita à comunidade sobre o nome para tal agremiação e uma visão panorâmica dos pesquisadores que participaram do levantamento. Além disso, também será apresentada a primeira versão do Estatuto dessa associação.

Atenciosamente,

Gerson Mol, Elisa Massena e Maria Helena Beltran

——————————————————–

III Semana de Física do IFPR: Física e Energia
Organização: Instituto Federal do Paraná (IFPR)
Data: entre os dias 15 e 19 de Maio de 2017

A Semana de Física do IFPR – campus Ivaiporã é um evento anual promovido pelo curso de Licenciatura em Física. A III Semana de Física tem como objetivo proporcionar um espaço de exposição e discussão de alguns dos principais assuntos que permeiam o trabalho de ensino e pesquisa em Física e Ciências da Natureza, propiciando a troca de saberes e experiências sobre algumas das principais contradições e possibilidades vivenciadas entre os participantes envolvidos.

Submissão de trabalhos:
A submissão de trabalhos se dará na forma de resumos, ou resumos expandidos para trabalhos concluidos. Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais do evento. Informações adicionais serão publicadas em circular específica.

Contato:
Telefone: (043)3126-9401
Coordenador de curso: adriano.ortiz@ifpr.edu.br
Email oficial do evento: semanadefisicaivp@gmail.com

Mais informações

————————————————–

Encontro de Ensino de Ciências por Investigação (EnECI)
Organização: LaPEF/FEUSP
Data: entre os dias 15 e 17 de maio de 2017
Neste encontro, discussões em conferências, mesas redondas e apresentação de pôsteres estarão voltadas aos interessados ao tema do ensino de ciências. Estes debates enfocarão aspectos do planejamento, da implementação e da avaliação do ensino por investigação na educação básica.

A programação já está disponível no site: www.fe.usp.br/eneci
Na página do evento também há mais informações sobre inscrições e como submeter trabalhos

————————————————–

Scholars, researchers, practitioners and students to join ASIA History, Philosophy of Science and Science Teaching (Asia HPST 2016), December 15-18, 2016.

Venue: Pusan National University, Busan, Korea

Theme: Inquiry in Science and Science Education: Historical, Philosophical and Pedagogical Dimensions

Important Information:

l Conference Date: December 15-18, 2016

l Abstract Submission Date: October 20, 2016

l Early Bird Discount Date: October 31, 2016

Additional information of this Conference, visit website :

http://asiahpst2016.pusan.ac.kr

For online submission click:

http://asiahpst2016.pusan.ac.kr/guidelines.php

Hope to see you in this research and knowledge dissemination conference.

Thank you.

AsiaHPST2016 Organizing Committee

————————————————–
Evento na Colômbia

http://congresointernacionalprofesoresciencias.co/

————————————————–
I Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde ( I CONECEAS)

Entre os dias 09 e 12 de Novembro de 2016 será realizado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, o I Congresso de Ensino de Ciências, Educação Ambiental e Saúde ( I CONECEAS) na Cidade de Campo Grande-Mato Grosso do Sul. Poderão ser submetidos trabalhos completos e resumos. A inscrição com apresentação de trabalhos será de 29 /07/2016 até 29/08/2016 e inscrição sem apresentação de trabalho até 05 de novembro de 2016. Maiores informações constam na primeira circular em: www.coneceas.com.br .
———————————————–

VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro – VIII SPEM-RJ
Os Seminários de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro (SPEM-RJ) caracterizam-se como eventos acadêmicos voltados à divulgação científica de pesquisas na área de Educação Matemática. O objetivo é intensificar o intercâmbio técnico-científico de grupos de pesquisa do estado do Rio de Janeiro, bem como definir e delimitar temáticas e demandas para a pesquisa na região.

A realização do VIII Seminário de Pesquisa em Educação Matemática do Rio de Janeiro – VIII SPEM-RJ – envolve esforços no sentido de fortalecer núcleos acadêmicos da capital e do interior, geralmente isolados e com poucos recursos destinados a trocas e intercâmbios. Pretende-se disseminar discussões aprofundadas sobre os estudos e reflexões que vem sendo realizados pelos diversos núcleos e programas de pós-graduação e, com isso, colocar os participantes em contato com discussões atuais na área de Educação Matemática.

Objetivos

  • Fazer um levantamento do estado da arte da pesquisa em Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro.
  • Integrar pesquisadores e/ou grupos de pesquisa envolvidos em investigações em Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro possibilitando maior intercâmbio entre as pesquisas que estão sendo realizadas.
  • Definir e delimitar as temáticas de pesquisas propostas para os Grupos de Trabalho;
  • Divulgar resultados de pesquisas em nível de pós-graduação (Dissertações de Mestrado e Teses Doutorado no Campo da Educação Matemática) produzidas por pesquisadores do estado do Rio de Janeiro.
  • Divulgar nacionalmente, por meio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, os resultados deste seminário.

Público Alvo

Pesquisadores, professores, alunos e/ou membros de grupos de pesquisa envolvidos em investigações em Educação Matemática no estado do Rio de Janeiro.

Para mais detalhes acesse:
www.sbemrj.com.br/p/viii-spem-2016.html
www.facebook.com/efitem2016
e9299dc8-41a3-4795-a98f-d541a6622abe

———————————————–

Nesse encontro internacional em Vila Real- Portugal – A voz dos professores em C&T será possível a participação a distância!VPCT2016-convite À apresentação (virtual)-b

———————————————-

 

European Science Education Research Association

https://www.eiseverywhere.com/ehome/esera2017/esera2017.org/?&&internal=1

ESERA 2017

——————————————-

Evento na Universidade Católica da Colômbia.

Aqui os link com a informação:

https://www.ucatolica.edu.co/portal/como-hacer-de-las-matematicas-tu-fuente-de-inspiracion-para-crear-1/

https://www.ucatolica.edu.co/portal/como-hacer-de-las-matematicas-tu-fuente-de-inspiracion-para-crear-2/

Para mais informações:
Fredy R. Garay Garay, Diretor do Departamento de ciências básicas
Cienciasbasicas@Ucatolica.Edu.Co ; Jaquiroga@Ucatolica.Edu.Co
www.ucatolica.edu.co

——————
História Democrática Versus Escola sem Partido
https://www.youtube.com/watch?v=NfT_ghCO044
————————
Informamos que se ha extendido el plazo de presentación de comunicaciones hasta el día 10 de julio de 2016

Se ha extendido el pago con el primer descuento

Enviamos cuarta comunicación

Comisión Directiva

Asociación de Docentes de Ciencias Biológicas de la Argentina
http://adbia.org.ar
https://www.facebook.com/Asocdocentescienciasbiologicasdeargentina

———————–
A Voz dos Professores de C&T 2016

As práticas de ensino de C&T têm um valor importantíssimo que advém de um saber profissional laborado ao longo de gerações de profissionais no silêncio das reflexões individuais, do trabalho solitário em sala de aula ou no escritório em casa. É necessário trazer à luz do dia esse trabalho. É necessário criar espaços de partilha dessas experiências de modo a que possam ser divulgadas, apreciadas, valorizadas e, quiçá, melhoradas.

Um grupo de investigação sediado na UTAD, organizado no LabDCT, tem feito um trabalho de investigação desde 2000, centrado nas práticas de ensino de C&T, dentro e fora da sala de aula em diferentes vertentes, contextos, níveis de ensino e países (Angola, Brasil, Portugal).

Do cruzamento daquela necessidade e da experiência adquirida na investigação didáctica centrada nas práticas de ensino de C&T, surgiu este encontro internacional, com a duração de dois dias, que pretende apresentar a um público mais vasto relatos e investigação de práticas de ensino de C&T. Em particular pretende-se:

• Divulgar, apreciar, valorizar e melhorar as práticas de ensino de C&T de professores de todos os níveis de ensino que lecionem estas matérias, mostrando o que fazem para que seja possível refletir e melhorar.
• Interagir com investigadores, para que tanto professores como investigadores possam beneficiar deste trabalho conjunto.

Língua oficial

A língua oficial do Encontro é o português sendo aceites comunicações em castelhano ou inglês.

Destinatários

• Professores de Ciências e Tecnologia da Educação Pré-Escolar ao Ensino Superior;
• Investigadores em Educação em Ciências e Tecnologia;
• Estudantes;
• Dirigentes de instituições escolares ou de instituições científicas ou ligadas à divulgação da Ciência e Tecnologia;
• Profissionais dos media e Divulgadores de Ciência e Tecnologia.

CONVITE À PARTICIPAÇÃO E TIPOS DE CONTRIBUIÇÕES
http://www.utad.pt/vPT/Area2/eventos/Paginas/VPCT/VPCT2016.aspx

—————————————————-

6º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Data: 07 a 11 de novembro de 2016

LOCAL: UNICID/Tatuapé

email: contato@apsignificativa.com.br

PRIMEIRA CHAMADA DE TRABALHOS

Período de submissão de trabalhos: de 15 de maio a 10 de junho de 2016

Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiro Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997, em Peniche, Portugal, em 2000, em Alagoas, Brasil, em 2003, em Madrid, Espanha, em 2006, em São Paulo, Brasil, em 2010 e, o último em Burgos, Espanha, em 2015. O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV EIAS. Desde então as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014 respectivamente, nas cidades de Campo Grande/Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul, São Paulo/SP; Garanhuns/Pernambuco e Belém/Pará.

Os eventos anteriores continuaram apontando para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores ocupados com esta Teoria. Desse modo, o 6° ENAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria e sua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e  não formais.

Partindo desse propósito, convidamos pesquisadores, formadores de professores e professores dos diferentes níveis de ensino, alunos dos Cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação em Ensino para participarem do 6° ENAS. Todos interessados na Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial teórico para subsidiar a prática investigativa e/ou pedagógica poderão participar com ou sem apresentação de trabalhos. Os trabalhos aprovados serão apresentados em sessões de:

1)   Comunicações Orais: texto relativo a trabalho completo (08 a 10 páginas) como resultado final de pesquisa ou artigo com desenvolvimento teórico;

2)   Painéis: texto (4 a 6 páginas) relativo à pesquisa em andamento ou relato de experiências de ensino fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa.

Em ambos os casos, os textos deverão ter título em português em maiúsculas, titulo em inglês em minúsculas; nome (sem titulação) e endereço profissional (sucinto) dos autores; resumo (curto) em português com três a cinco palavras-chave; abstract em inglês com três a cinco keywords. As referências do longo do texto e ao final deverão ser dadas de acordo com as normas da APA.
O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa, razão pela qual não serão considerados trabalhos fora dessa temática.

DATAS IMPORTANTES

Submissão de trabalhos: de 15 de maio a 10 de junho de 2016

Resultados da avaliação dos trabalhos submetidos: 30 de julho de 2016

Inscrição nos minicursos: 24 a 28 de outubro de 2016

Realização do 6º ENAS: 07 a 11 de novembro de 2016

Comissão Organizadora

Marco Antonio Moreira (IF-UFRGS)

Evelyse dos Santos Lemos (IOC-FIOCRUZ)

Luiz Henrique Amaral (UNICID)

——————————————————–

VI ENEBIO/VIII EREBIO Sul

Já está disponível a homepage do VI ENEBIO/VIII EREBIO Sul que acontecerá de 3 a 6 de outubro de 2016 na Universidade Estadual de Maringá, Paraná.
Prazo para submissão de trabalhos: 16 a 31 de maio.
Veja as normas em http://eventos.idvn.com.br/enebio2016/home

——————————————————–

Pensar a Educação

http://www.pensaraeducacaoempauta.com/

Ano 4 – Nº 119 / sexta-feira,  29 de abril de 2016

EDITORIAL

Escola, aprendizagem e projeto político cultural

O recrudescimento das práticas de discriminação racial e homofóbicas e a exposição pública de pensamentos, performances políticas e práticas fascistas, têm levado um número crescente de professores, ativistas sociais e pesquisadores a se perguntarem sobre o lugar e a importância da educação e, mais especificamente, da escola na formação cívica, logo política, da população brasileira. De outro lado, conforme já observamos aqui neste espaço, há um crescente descontentamento dos movimentos autoritários com aquilo que consideram a esquerdização da escola e o ataque à família e religião perpetrados pelos professores, pelos livros didáticos e pelos programas de ensino. Leia mais.

———————————————————-

Conferência EURAXESS

Local e Data: Rio de Janeiro, Brasil –  11 de Maio de 2016.

Esta conferência tem como principal objetivo a criação de oportunidades para Pesquisadores Europeus e Brasileiros trocarem conhecimentos e aprenderem entre si. Terá a presença de prestigiados oradores Europeus e de Brasileiros e será uma ótima oportunidade para os participantes da comunidade de Pesquisadores interagirem com líderes políticos de ambas as regioes, bem como com representantes do sector da investigação empresarial e desenvolvimento. No final da conferência terá lugar um coquetel de networking, permitindo assim aos participantes disporem de tempo adicional para discutirem potenciais colaborações.

Na qualidade de membro da comunidade científica e de investigação, gostaríamos de convidar a sua sociedade a participar na conferência. É com enorme satisfação que em nome da Direção-Geral da Investigação e Inovação da Comissão Europeia, da Delegação da União Europeia no Brasil e da EURAXESS Links Brasil estamos assim a contatá-lo.

A conferência terá lugar no Hotel Pestana Rio Atlântica. Será disponibilizado serviço de tradução simultânea entre inglês e português e vice-versa.

Teríamos todo o gosto em receber um representante da vossa Sociedade na Conferência. Para confirmar a sua participação, por favor, registe-se gratuitamente no link http://euraxessbrazil-conference.eu/

Esperamos receber a confirmação da sua participação na conferência!

Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento adicional.

Obrigado pela atenção.

Cordialmente,

———————————————————

XII Jornadas Nacionales y VII Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología
http://adbia.org.ar/xii-jornadas-nacionales-vii-congreso-internacional-de-ensenanza-de-la-biologia/

Volver a las fuentes

La resignificación de la enseñanza de la Biología en aulas reales

Ciudad Autónoma de Buenos Aires

Argentina

5, 6 y 7 de octubre de 2016

———————————————————

6º ENCONTRO NACIONAL DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Data:  07 a 11 de novembro de 2016

LOCAL: UNICID/Tatuapé

email: contato@apsignificativa.com.br

PRIMEIRA CHAMADA DE TRABALHOS

Período de submissão de trabalhos: de 15 de maio a 10 de junho de2016

Os Encontros de Aprendizagem Significativa têm como objetivo a apresentação e discussão de estudos fundamentados na Teoria da Aprendizagem Significativa, bem como fomentar a interação entre investigadores e professores. O primeiroEncontro Internacional de Aprendizagem Significativa (EIAS), ocorrido em 1992, na Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, visou à divulgação da Teoria e de estratégias facilitadoras da Aprendizagem Significativa. Os Encontros seguintes, em decorrência da crescente produção e interesse sobre esse referencial, centraram-se no seu aprimoramento e foram realizados, respectivamente, em Burgos, Espanha, em 1997, em Peniche, Portugal, em 2000, em Alagoas, Brasil, em 2003, em Madrid, Espanha, em 2006, em São Paulo, Brasil, em 2010 e, o último em Burgos, Espanha, em 2015. O Encontro Nacional de Aprendizagem Significativa (ENAS) surgiu em decorrência do compromisso de aprofundamento e disseminação dos estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, firmado por educadores e pesquisadores brasileiros durante o IV EIAS. Desde então as edições nacionais têm acontecido com regularidade, tendo sido realizadas em 2005, 2008, 2010, 2012 e 2014 respectivamente, nas cidades de Campo Grande/Mato Grosso do Sul; Canela/Rio Grande do Sul, São Paulo/SP; Garanhuns/Pernambuco e Belém/Pará.

Os eventos anteriores continuaram apontando para a importância de se definir uma agenda de ensino e de pesquisa em Aprendizagem Significativa, para o fortalecimento das iniciativas já existentes, e de maior interação entre pesquisadores e professores ocupados com esta Teoria. Desse modo, o 6° ENAS tem como objetivo disseminar ainda mais a Teoria e ampliar as reflexões sobre suas implicações tanto para o Ensino quanto para a Investigação sobre o Ensino. Sua dinâmica, prevendo a apresentação e discussão de trabalhos e linhas de investigação na Teoria de Aprendizagem Significativa, abrangerá conferências, mesas redondas e sessões coordenadas, além de minicursos e oficinas sobre temas que envolvem a Teoria esua relação com os processos de ensino, de aprendizagem e da investigação educativa, particularmente a investigação sobre o ensino de diferentes áreas de conhecimento que se estabelecem nos contextos formais e  não formais.

Partindo desse propósito, convidamos pesquisadores, formadores de professores e professores dos diferentes níveis de ensino, alunos dos Cursos de Licenciatura e de Pós-Graduação em Ensino para participarem do 6° ENAS. Todos interessados na Teoria da Aprendizagem Significativa como referencial teórico para subsidiar a prática investigativa e/ou pedagógica poderão participar com ou sem apresentação de trabalhos. Os trabalhos aprovados serão apresentados em sessões de:

1)   Comunicações Orais: texto relativo a trabalho completo (08 a 10 páginas) como resultado final de pesquisa ou artigo com desenvolvimento teórico;

2)   Painéis: texto (4 a 6 páginas) relativo à pesquisa em andamento ou relato de experiências de ensino fundamentadas na Teoria da Aprendizagem Significativa.

Em ambos os casos, os textos deverão ter título em português em maiúsculas, titulo em inglês em minúsculas; nome (sem titulação) e endereço profissional (sucinto) dos autores; resumo (curto) em português com três a cinco palavras-chave; abstractem inglês com três a cinco keywords. As referências do longo do texto e ao final deverão ser dadas de acordo com as normas da APA.
O foco do evento é a Teoria da Aprendizagem Significativa, razão pela qual não serão considerados trabalhos fora dessa temática.

DATAS IMPORTANTES

Submissão de trabalhos: de 15 de maio a 10 de junho de 2016

Resultados da avaliação dos trabalhos submetidos: 30 de julho de 2016

Inscrição nos minicursos: 24 a 28 de outubro de 2016

Realização do 6º ENAS: 07 a 11 de novembro de 2016

Comissão Organizadora

Marco Antonio Moreira (IF-UFRGS)

Evelyse dos Santos Lemos (IOC-FIOCRUZ)

Luiz Henrique Amaral (UNICID)

www.apsignificativa.com.br

——————————————————–

15º Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia

Datas: 16, 17 e 18 de novembro de 2016

Local: Dependências da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC, na cidade de Florianópolis.

http://www.15snhct.sbhc.org.br/site/capa

——————————————————-

XI JORNADAS LATINOAMERICANAS DE ESTUDOS SOCIAIS DA CIENCIA E DA TECNOLOGIA (ESOCITE 2016)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Inscrição: até 23 de fevereiro

Data do evento: 25 a 28 de julho

http://www.esocite2016.esocite.net

——————————————————

V SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (V SINECT)

Universidade  Tecnológica Federal do Paraná ( UTFPR)

Período de inscrição: De 02 de maio até 06 de julho de 2016

Data do evento: 24 a 26 de novembro de 2016

http://ppgect.pg.utfpe/edu/site/

—————————————————–

IV CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O VI ENCONTRO NORDESTINO DE
BIOGEOGRAFIA – Universidade Federal da Paraíba

Data da Inscrição: Até 31 de janeiro de 2016

Data do evento: 20 a 23 de abril de 2016

http://www.cnea.com.br

—————————————————–

12º SIMPÓSIO SUL RIO-GRANDENSE DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA E 4a ENCONTRO INTERNACIONAL DO ENSINO DE CIÊNCIAS

Pelotas/RS- promovido pelo PRONECIM/CaVG/ IFSul.

Inscrição: Até 30 de julho de 2016

Data do evento: 21 a 23 de setembro/2016

www.pronecim.org

—————————————————–

6ª FECIMES – promovido pelo PRONECIM/CaVG/ IFSul

Inscrição: Até 30 de agosto de 2016

Data do evento: 24 de setembro/2016

www.pronecim.org

—————————————————

XVIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO  (XVIII ENDIPE)

Inscrição: Até 18 de março

Data do evento: 23 a 26 de agosto de 2016

Universidade Federal do Mato Grosso

http://www.ufmt.br/ endipe2016/

—————————————————

VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO, RELAÇÕES  RACIAIS E MULTICULTURALISMO

Universidade do Estado de Santa Catarina

01 a 05 de maio de 2016

http://agenda.galoa.c om.br/node/1688/site

——————————————————

ICASE World Science and Technology Education Conference, Antalya, Turkey

Dates: 1-5 November 2016
Venue: Titanik Hotel: http://www.titanic.com.tr/titanicbeachlara/default-tr.html
Deadline to submit an abstract: 1 March 2016

Conference web: www.icase2016.org

—————————————————

V CONGRESO NACIONAL DE INVESTIGACION EN EDUCACIOìN EN CIENCIAS Y TECNOLOGIìA – EDUCyT

Data: 24, 25 y 26 de agosto de 2016 en Neiva – Colombia.

http://www.usco.edu.co/congresos/congreso_educacion.php

Primer Circular V Congreso Educyt 2016

—————————————————–

Seminário: Didactica de las Ciencias Naturales

Dra. Silvina Cordero
Grupo de Didáctica de las Ciencias
IFLYSIB y Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación
Universidad Nacional de La Plata
Calle 55 Nº 910, 1900 La Plata, Argentina
TE 54 221 4226042, silvina.cordero.protto@gmail.com

———————————————

BNCC em debate

Convidamos os colegas a participarem do Seminário organizado pela ABRAPEC que irá discutir as propostas da Base Nacional Comum Curricular. O evento ocorrerá no dia 25/02 das 9 as 17h e contará com a presença de vários professores, com o objetivo de debater sentidos em disputa no cenário nacional educacional brasileiros, em torno da produção da BNCC pela SEB/MEC, aprofundando alguns tópicos. Agendem-se! Clique aqui para ver o cartaz com a programação completa do evento.

———————————————–

III Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias (SIEC 2016)

Ya pueden consultar información o realizar preinscripción.

Un congreso sobre el futuro de la enseñanza de las ciencias del 13 a 16 de junio 2016.

Quiere ser un punto de encuentro para el intercambio de experiencias y de relación entre todas aquellas personas interesadas en la docencia universitaria.

Rogamos den difusión y esperamos poder contar con su participación.

Para más información ver página web SIEC 2016 en http://siec2016.org/ o http://siec2016.webs.uvigo.es/

Programa
13 a 16 de Junio de 2016

13 Junio
Inauguración
Apertura de la submisión on line de comunicaciones y discusión via forum.

16-17h30 (Horario España)
Mesa redonda Investigación sobre pensamiento de los profesores
Carmen Fernández Brasil. Pernila Nilsson Halmstad University Sweden. Kira Padilla UNAM México. Jan van Driel Leiden University Netherlands. Modera Kira Padilla.
17h30-18h
Tiempo de comunicación en línea y relación personal entre los participantes.

14 Junio
16-17h30 (Horario España)
Mesa redonda La perspectiva sociocultural en la enseñanza de las ciencias
John L. Bencze University of Toronto Canada. Isabel Martins UFRJ Brasil. Marta Romero Universidad de Jaen España. Laurence Simonneaux ENFA France. Modera Marta Romero.
17h30-18h
Tiempo de comunicación en línea y relación personal entre los participantes.

15 Junio
16-17h30 (Horario España)
Mesa redonda Enseñar ciencia haciendo ciencia
Ian Abrahams University of Lincoln UK. Jose Chamizo UNAM México. Barbara Crawford University of Georgia USA. Laurinda Leite Universidade do Minho Portugal. Moderador Laurinda Leite.
17h30-18h
Tiempo de comunicación en línea y relación personal entre los participantes.

16 Junio
16-17h30 (Horario España)
Mesa redonda Investigación sobre la enseñanza de la naturaleza de la ciencia
Fouad Abd-El-Khalick University of Illinois USA. Laura Colucci-Gray University of Aberdeen UK. Pedro Reis Universidade de Lisboa Portugal. Angel Vázquez UIB España. Modera Pedro Reis.
17h30-18h
Tiempo de comunicación en línea y relación personal entre los participantes.

Clausura
Cierre de la submisión on line de comunicaciones y discusión via forum.

III International Symposium of Science Education (SIEC 2016)

Already they can check information or made preregistration.

A congress of research on the future of science education from June 13 to 16, 2016.

Aims to be a meeting point for the exchange of experiences and relationship between all those interested in science education.

Please give diffusion and we hope to be able to count on your participation.

For more information see SIEC 2016 website at http://siec2016.org/ or http://siec2016.webs.uvigo.es/

Program
13 to 16 June 2016

June 13
Inauguration
Opening of online submission of communications with discussion via forum

16-17h30 (Spanish timetable)
Roundtable Research on the teachers knowledge
Carmen Fernández Brasil. Pernila Nilsson Halmstad University Sweden. Kira Padilla UNAM México. Jan van Driel Leiden University Netherlands. Modera Kira Padilla.
17h30-18h
Time online communication and personal relationship among the participants.

June 14
16-17h30 (Spanish timetable)
Roundtable The sociocultural perspective in science education
John L. Bencze University of Toronto Canada. Isabel Martins UFRJ Brasil. Marta Romero Universidad de Jaen España. Laurence Simonneaux ENFA France. Modera Marta Romero.
17h30-18h
Time online communication and personal relationship among the participants.

June 15
16-17h30 (Horario España)
Roundtable Teaching science by doing science
Ian Abrahams University of Lincoln UK. Jose Chamizo UNAM México. Barbara Crawford University of Georgia USA. Laurinda Leite Universidade do Minho Portugal. Moderador Laurinda Leite.
17h30-18h
Time online communication and personal relationship among the participants.

June 16
16-17h30 (Spanish timetable)
Roundtable Research on the teaching of the nature of science
Fouad Abd-El-Khalick University of Illinois USA. Laura Colucci-Gray University of Aberdeen UK. Pedro Reis Universidade de Lisboa Portugal. Angel Vázquez UIB España. Modera Pedro Reis.
17h30-18h
Time online communication and personal relationship among the participants.

Closure
Closing of online submission of communications with discussion via forum

———————————————–

6 ème colloque international d’UNIRéS – 13 et 14 octobre 2016 à Paris

Le Réseau UNIRéS a le plaisir de vous adresser l’appel à communication de son 6ème colloque international :
ÉDUCATION ET SANTÉ : QUELLES ALTÉRITÉS ? Recherches, pratiques et formations qui se déroulera les 13 et 14 octobre 2016 à Paris.
Date limite de dépôt des intentions de communications : 24 juillet 2016
Rendu des expertises : 20 septembre 2016
Retrouvez toutes les informations relatives au colloque sur notre site Internet : http://unires-edusante.fr/recherche/les-colloques-dunires/.
Nous vous remercions de bien vouloir diffuser cet appel à communication au sein de vos propres réseaux.
Nous espérons vous retrouver nombreux à l’occasion de cet évènement qui marquera les 10 ans du colloque UNIRéS !
Bien cordialement.
Marie-Noëlle Rotat
Chargée de mission
UNIRéS , le Réseau des universités pour l’éducation à la santé
ESPE Clermont-Auvergne
36, avenue Jean-Jaurès C.S. 20001
63 407 Chamalières Cedex
Tél : 04.73.31.72.94
m-noelle.rotat@univ-bpclermont.fr

————————————————

Caros colegas

Abaixo o anuncio do início do processo de inscrição e submissão de trabalhos para o WCPE 2016.
As taxas de inscrição serão convertidas em reais com a taxa de 2,55 (cotação de dezembro de 2014)

atenciosamente

Maurício Pietrocola, WCPE chair

World Conference on Physics Education (WCPE 2016)
July 11-15, 2016
Sao Paulo /BRAZIL  http://www.wcpe2016.org

Dear Colleague,
The WCPE proposal submission system is now live. To begin the submission process, go to http://www.wcpe2016.org. This URL is the “home page” for conference proposals.
The WCPE 2016 proposal submission deadline is March 20. We request that you complete your submission by not later than 5:00 pm YOUR local time on March 20.
Please note the email address provided in your member profile will be used for all official correspondence, including (but not limited to) the WCPE 2016 Conference program..
On behalf of the WCPE Board and the Program Committee, we look forward to seeing you at the 2016 WCPE at the Institute of Physics – University of São Paulo , São Paulo, Brazil, July 11 – 15, 2016.
Regards,

WCPE Organizing Committee

DEADLINES

Paper Submission deadline – March 20, 2016

Conference Early Registration Fee Payment – May 01, 2016

Annoucement of the final conference – June 11, 2016

Conference Date – July 11-15, 2016

———————————————

Aos Presidentes das Sociedades Científicas associadas à SBPC,

Informamos que o prazo final para envio de propostas de atividades para a 68ª Reunião Anual foi prorrogado para 03/02/16.
O link para acesso ao sistema é http://www.sbpcnet.org.br/reunioes/portoseguro/sociedades.
O login e a senha para acesso foram enviados para o e-mail que consta em nosso cadastro. Caso não tenha recebido, solicite-o novamente por e-mail.
Lembramos que as propostas de atividades deverão ser enviadas exclusivamente por este sistema. Propostas enviadas por e-mail não poderão ser consideradas.
Antes de preencher o formulário, recomendamos a leitura do manual de instruções, que se encontra na primeira página do link enviado acima.
Ressaltamos que propostas incompletas não serão consideradas. Não esqueça de enviar sua proposta, clicando no botão “Finalizar proposta”.
Se tiver dúvida ou dificuldade durante o preenchimento do formulário, consulte as instruções constantes no manual acima informado. Se sua dúvida não for solucionada, entre em contato com Fernanda (fernanda@sbpcnet.org.br, 11 3259-2766).
Estamos à disposição.
Atenciosamente,
Fernanda Rodrigues de Albuquerque
Secretaria de Eventos – Reuniões Anuais e Regionais
Tel: 11 3259-2766 | 97661-4049

———————————————————

III Simposio Internacional de Enseñanza de las Ciencias (SIEC 2016)
Ya pueden consultar información o realizar preinscripción.
Un congreso sobre el futuro de la enseñanza de las ciencias del 13 a 16 de junio 2016.
Quiere ser un punto de encuentro para el intercambio de experiencias y de relación entre todas aquellas personas interesadas en la docencia universitaria.
Rogamos den difusión y esperamos poder contar con su participación.
Para más información ver página web SIEC 2016 en http://siec2016.org/ o http://siec2016.webs.uvigo.es/

III International Symposium of Science Education (SIEC 2016)
Already they can check information or made preregistration.
A congress of research on the future of science education from June 13 to 16, 2016.
Aims to be a meeting point for the exchange of experiences and relationship between all those interested in science education.
Please give diffusion and we hope to be able to count on your participation.
For more information see SIEC 2016 website at http://siec2016.org/ or http://siec2016.webs.uvigo.es/

———————————————

II Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química

21 a 23 de Abril de 2016 em Goiânia – GO.

Inscrições até o dia 15 de Janeiro. www.jalequim.com.br

——————————————

17th IOSTE International Symposium “Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World”
Conference Date: JULY 11-16, 2016
Venue: University of Minho, Braga, Portugal
Extended Date for Abstract Submission: January 31, 2016

For more information please see:
http://www.eventos.ciec-uminho.org/ioste2016/
or e-mail: ioste2016@ie.uminho.pt

Conference Subthemes
Strand 1: Student understanding and learning in STE- curriculum, contents and contexts in a real world

Strand 2: Teaching STE for quality learning- effective teaching models, innovative teaching, ICT, & others

Strand 3: Teacher professionalism in STE-Teacher training and professional development, PCK,& others

Strand 4: Education of environment and sustainable development, health education, sex education

Strand 5: Cultural and societal issues in STE- gender, diversity of cultures, indigenous knowledge system

Strand 6: Partnership with industry, business, research institutes, & others in STE

Strand 7: Informal education of S&T-Museums, science centers, natural parks, media, etc

Strand 8: Epistemology and history of science in STE-science and religions in schools

Papers presented at the Symposium and submitted as full papers will be published at SCOPUS rated journal

Procedia – Social and Behavioral Sciences

————————————————–

I CONGRESO INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS NATURALES Y EDUCACION AMBIENTAL y III SIMPOSIO INTERNACIONAL DE ENSEÑANZA DE LAS CIENCIAS NATURALES Y EDUCACIÓN AMBIENTAL.

La enseñanza de las ciencias naturales desde problemas del contexto. OCTUBRE 28, 29 y 30 DEL 2016, Colombia. Leia mais aqui

—————————————————

A SBPC tem o prazer de anunciar a abertura das inscrições para sua 68ª Reunião Anual, que terá como tema central “Sustentabilidade e Tecnologias para a integração Social” e será realizada de 03 a 09 de julho de 2016 na Universidade Federal do Sul da Bahia, UFSB, em Porto Seguro, BA.

As informações estão disponíveis no site: www.sbpcnet.org.br/portoseguro

Secretaria de Eventos da SBPC

————————————————–

XVII IOSTE SYMPOSIUM: Science and Technology Education for a Peaceful and Equitable World

Braga, Portugal, 11-16 July, 2016, website

The IOSTE Symposium 2016 is organized by the Research Centre on Child Studies (CIEC-UM)
of the University of Minho and will be held at the Institute of Education of UM, in Braga, Portugal.

A data limite para submissão de trabalhos é: 11 de janeiro de 2016.

Interessados podem contactar a organização para efeito de pagamento da inscrição, escrevendo para o mail: ioste2016@ie.uminho.pt

——————————————–

2º WCPE (World Conference on Physics Education)

De 11 a 15 de julho de 2016 acontecerá na USP 2º WCPE (World Conference on Physics Education). Idealizada pelo GIREP (Grupo Internacional de Pesquisa em Ensino de Física) e pela ICPE (Comissão Internacional de Ensino de Física) da IUPAP (Comissão da União Internacional para a Física Pura e Aplicada) teve sua primeira edição em 2012 em Istambul na Turquia, com apoio da AAPT (Associação Americana de Professores de Física), LAPEN (Rede Latino Americana de Ensino de Física) e pela AsPEEN (Rede Asiática para Ensino de Física).

O tema da segunda edição é:Ensino contemporâneo de ciência e os desafios na sociedade atual: perspectivas de ensino e aprendizagem em física.

A 2º WCPE será realizada pela Faculdade de Educação e do Instituto de Física e visa reunir professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação na área de ensino de Física. A Conferência será estruturada para ajudar a fomentar colaborações em pesquisa em ensino de física e sua realização pretende transcender as fronteiras nacionais em um processo participativo. Esses objetivos serão alcançados através de sessões de trabalho que irão desenvolver planos de ação que fortaleçam o ensino e a aprendizagem da física em todos os níveis e em muitos países.

Mais informações: http://wcpe2016.org/en/index.php

————————————————

Rumos e Desafios para uma Educação em Ciências no Ensino Médio do século XXI.

http://www.gptec.org/pgec/2015_ciclomesaredonda.html

——————————————–

Peça Teatral “Alice Quântica”.

Essa peça teatral é resultado de nossa participação no Edital Proext 2014 do MEC.
O projeto de extensão visou a criação de uma peça teatral como forma de comunicação científica sobre as descobertas da Física Quântica.
O projeto é coordenado pelo Prof Dr. Walmor Cardoso Godoi com participação dos Prof. Dr Awdry Feisser Miquelin e Prof Dr. Nestor Cortez Saavedra da Universidade Tecnológica do Paraná em parceria com o grupo de teatro “Gruta” do Colégio Estadual do Paraná.

O texto da peça é uma adaptação do livro “Alice no País do Quantum” constituindo uma comédia em formato jovem e divertido com mescla entre interpretação e interatividade com projeções em tela.

Maiores informações e imagens podem ser obtidas em nossa página no facebook.

https://www.facebook.com/alicequantica

———————————————————

II Conversatorio sobre naturaleza del conocimiento cientifico y la formacion de profesores de Ciencias de la Naturaleza

Bogotá, 12 -13 Noviembre 2015.

———————————————————-

Tercer Congreso Latinoamericano de Investigación en Didáctica de las Ciencias, Montevideo del 6 al 8 de julio del 2016.

————————————————————

Scientiarum Historia VIII

O prazo para envio de trabalhos foi estendido para 11 de outubro.

O congresso Scientiarum Historia VIII, do Programa da UFRJ de Pós-Graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, encontra-se com inscrições abertas (ver “Cronograma” em http://www.scientiarumhistoria.ufrj.br/). Inscrição de trabalhos versando sobre história, filosofia, epistemologia, sociologia e ciência política na História das Ciências e na ciência contemporânea, são bem-vindos.

O tema deste ano é
Refletir sobre o Brasil de hoje, suas realidades sociais e políticas em tensão, e suas potencialidades intelectuais, científicas e culturais em suspensão. Daí o título desta edição: “(In)Certezas e (In)Completudes nas Ciências, nas Humanidades e nas Artes”.

O evento ocorrerá de 11 a 13 de novembro no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da UFRJ.