Bonjour,
Je vous prie de trouver ci-joint l’appel à contributions pour le n° 19 (2019) de la revue RDST et pour des articles de varia.
Il est également en ligne  sur Revues.org : http://rdst.revues.org/1396 ainsi que sur Calenda : http://calenda.org/398578

Je vous remercie de bien vouloir le diffuser  (et aussi de préciser que les propositions d’articles de varia peuvent être reçues toute l’année)
Cordialement

Cécile Malhey-Dupart

Secrétaire de rédaction des revues Histoire de l’éducation et Recherches en didactique de sciences et des technologies
suivi éditorial des revues Aitia, Atalaya et Asterion

École normale supérieure de Lyon – Éditions

Bâtiment F. Buisson, 19 allée de Fontenay – BP 7000 – 69342 Lyon cedex 07

Tél : 33 (0)4.26.73.11.96 ; Fax : 33 (0)4.26.73.12.68

                                                                                                                                                                    cecile.malheydupart@ens-lyon.fr

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Prezado(a)s,

Novo número de Ciência & Educação publicado no site abaixo.
Solicitamos divulgação.
New number of Science & Education published on the website below.
We request disclosure.
Nuevo número de Educación y Ciencia publicó en el sitio web a continuación.
Solicitamos la divulgación.
Nou número d’Educació i Ciència va publicar al lloc web a continuació.
Sol·licitem la divulgació.
Nouveau numéro de Science & Education publié sur le site ci-dessous.
Nous demandons la divulgation.
Att,
Roberto Nardi

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Prezadas leitoras, prezados leitores,
Está disponível uma nova edição da Civitas – Revista de Ciências Sociais. Seu tema é Mulheres e violência. Organizadores do núcleo temático são Hermílio Santos e Michaela Köttig. Abaixo está o sumário com os links.

A lista dos próximos temas se encontra no final deste e-mail. Civitas também aceita artigos avulsos em fluxo contínuo.
A todos, uma boa leitura.

Emil A. Sobottka and Fernanda Bittencourt Ribeiro
Editors

http://anpoll.org.br/portal/pt/no-ar-novo-numero-da-revista-civitas-3/

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ACESSO À INFORMAÇÃO

A partir do dia 1º de junho de 2016, todas as instituições beneficiadas com o acesso aos conteúdos científicos assinados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), junto aos editores internacionais, passarão a acessar as publicações exclusivamente por meio do Portal de Periódicos

http://www.capes.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/7908-acesso-aos-conteudos-cientificos-sera-realizado-exclusivamente-pelo-portal-de-periodicos

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CHAMADA DE ARTIGOS PARA O PERIÓDICO Recherches en didactique des sciences et des technologies, NUMERO TEMÁTICO INTITULADO Chercheurs en didactique, enseignants et
formateurs: perspectives et collaborations [N° 17 (2018)], coordenado por Karine Bécu-Robinault, Christine Couture e Ghislain Samson.
Prazo de recepção dos artigos: 29 mai 2017
Mais informações em http://rdst.revues.org/1190

Por Adriana Mohr – UFSC

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Revista de Educación en Biología: chamada de artigos

El Equipo Editorial de la Revista de Educación en Biología convoca a la presentación de artículos en todas sus secciones para ser considerados en la  publicación del Volumen 19, Nº 2  correspondiente al segundo semestre 2016.

Los requisitos y detalles del envio http://www.revistaadbia.com.ar/ojs/index.php/adbia

Fecha de cierre de la convocatoria: 31 de Mayo 2016.

Agradezco difusión

Mg. María Josefa Rassetto
Equipo editorial REB

 

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DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde

Chamada de artigos para número temático: ALIMENTAÇÃO, CORPO, GÊNERO E SUBJETIVIDADE

A Revista DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde (www.demetra.br) prepara um número que articula os temas alimentação, corpo, gênero e subjetividade. Esta iniciativa é fruto das reflexões gestadas no âmbito dos Programas de Pós-graduação em Alimentação, Nutrição e Saúde da UERJ e em Ensino em Biociência e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) da Fundação Oswaldo Crus (FIOCRUZ) por meio de intercâmbio de seus docentes e oferta de disciplinas comuns.

Existe um crescente interesse acadêmico pelos estudos tanto sobre alimentação quanto sobre corpo e gênero. Tais categorias têm sido abordadas isoladamente em campos distintos do saber do âmbito acadêmico, sobretudo no campo da Nutrição. Portanto, ainda permanece como um desafio para as pesquisas em alimentação e nutrição o acolhimento de diferentes perspectivas analíticas (históricas, sociológicas, antropológicas ou psicológicas) que favoreçam tais associações.

Este número temático focaliza as relações entre ALIMENTAÇÃO, CORPO, GÊNERO E SUBJETIVIDADE como construções sociais, que perpassam, não só a experiência de vida cotidiana, mas também os modos de fazer ciência relacionados ao desenvolvimento científico e tecnológico em saúde. Este esforço se propõe reunir trabalhos de pesquisa acerca das possíveis interfaces, entre um ou mais destes termos interligados, tendo em vista a incidência dos nexos entre corpo, relações de gênero e subjetividade no cotidiano da alimentação e em práticas de saúde da sociedade contemporânea. Almejamos, com isto, destacar na conjugação destes termos, configurados historicamente como dispositivos de produção de verdades sobre si e os outros como já apontado pela literatura antropológica e sociológica, a existência de significativas diferenças relativas ao gênero nos mais variados processos de intervenção nos corpos.

Poderão integrar esta iniciativa pesquisas empíricas e/ou teóricas dedicadas ao tema, sobretudo as que destacam a problemática do corpo gendrificado como modeladores da subjetividade e de parte da produção do conhecimento científico.

São bem-vindas pesquisas que discutam o caráter social e cultural da alimentação em termos de normatizações, regulações e/ou naturalizações do corpo com implicações para a existência individual e coletiva, a saber: concepções e práticas que veiculam imagens produtoras de estigma e/ou preconceito com referência aos corpos; idealizações do corpo; práticas religiosas, relações familiares e/ou processos de trabalho ligados à comensalidade; análises de intervenções biomédica e/ou tecnológicas e medicalização do corpo em sua dimensão de gênero; legislações/normativas, políticas/institucionalizações e suas repercussões nas experiências subjetivas. Todos estes aspectos poderão ser contemplados em diferentes cenários de pesquisa incluindo a produção midiática, cinematográfica e as artes.

Os interessados devem encaminhar suas contribuições em inglês, português ou espanhol até 15 de março de 2016.

A submissão deverá ser efetuada na página da nossa revista através do link http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/demetra/about/submissions#onlineSubmissions.

É necessário informar seu direcionamento para a sessão ARTIGOS TEMÁTICOS.

Ademais, a comunicação aos Editores deverá mencionar a chamada temática sobre ALIMENTAÇÃO, CORPO, GÊNERO E SUBJETIVIDADE.

Dúvidas podem ser sanadas pelos e-mails demetra.uerj@gmail.com ou demetra@uerj.br.

Aguardamos suas contribuições!

Eliane Portes Vargas – Fundação Oswaldo Cruz
Luciane Moás – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Fabiana Bom Kraemer – Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Francisco Romão Ferreira – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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Prezadas leitoras, prezados leitores,
Está disponível uma nova edição da Civitas – Revista de Ciências Sociais. Seu tema é América Latina como lugar de enunciação: vozes dissidentes, modernidades dissonantes. Organizadores do núcleo temático são Adelia Miglievich-Ribeiro e Luis Fernando Beneduzi.

A lista dos próximos temas se encontra no final deste e-mail.
A todos, uma boa leitura.

Civitas, v. 15, nº 3, Jul.-Sept. 2015
Dear colleagues,

A new edition of Civitas – Journal of Social Sciences is already available. Its theme is Latin America as place of enunciation: dissenting voices, dissonant modernities. Guest editors for this issue are Adelia Miglievich-Ribeiro and Luis Fernando Beneduzi.
A list of upcoming topics is at the end of this email.

I wish you a good reading.

Prof. Dr. Emil A. Sobottka

Civitas, v. 15, nº 3, Jul.-Sept. 2015

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Éducation, Santé, Sociétés – appel à contributions « Santé et conditions à la coéducation »
(Vol.3, n° 1, à paraître en octobre 2016), Coordonné par M.-P. Mackiewicz et A.-C. Bégot

Les articles sont à envoyer à revue.ess@unires-edusante.fr avant le 29/02/2016
Voir l’appel à contributions
Plus d’informations sur la revue Éducation, Santé, Sociétés.

Éducation, Santé, Sociétés est une revue scientifique, francophone et pluridisciplinaire, à comité de lecture international. Initiée et portée par UNIRéS, le Réseau des universités pour l’éducation à la santé, elle est un espace de production scientifique et de mise en débats autour des liens entre éducation, santé et les sociétés. La revue publie des articles « Recherches », présentant des travaux mobilisant un recueil de données empiriques, et accueille également des articles « Perspectives » : argumentaires scientifiques formulant des questions de recherche, présentations de protocoles de recherche ou d’études à caractère professionnel, méta-analyses et réflexions épistémologiques, notes méthodologiques…

Pour recevoir les informations relatives à la revue, merci d’envoyer un mail à: revue.ess@unires-edusante.fr
Dominique BERGER, Professeur des Universités, Université Claude Bernard-Lyon 1 – ESPE de l’Académie de Lyon – Directeur de la publication
Maryvette BALCOU, Maître de conférences, Université de La Réunion – ESPE de La Réunion – Rédactrice en chef

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RECHERCHES EN DIDACTIQUE DES SCIENCES ET DES TECHNOLOGIES

La page d’accueil de RDST contient désormais un appel à contributions “permanent” pour les articles de varia.

Page d’accueil: http://rdst.revues.org/

Appel pour les varia: http://rdst.revues.org/1044

Bien cordialement, Cécile Malhey-Dupart (Secrétaire de rédaction des revues Histoire de l’éducation et Recherches en didactique des sciences et des technologies; suivi éditorial des revues Aitia, Atalaya et Asterion)

École normale supérieure de Lyon – Éditions //Bâtiment F. Buisson, 19 allée de Fontenay – BP 7000 – 69342 Lyon cedex 07

Tél : 33 (0)4.26.73.11.96 ; Fax : 33 (0)4.26.73.12.68

cecile.malheydupart@ens-lyon.fr

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Pensar a Educação em Pauta:

2016: Mais política, menos polícia! Mais utopia, menos realismo!

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Bonjour,

Je vous prie de trouver ci-joint l’appel à contributions pour le n° 15 (2017) de la revue RDST et pour des articles de varia.

Il est également en ligne : http://rdst.revues.org/1028

Je vous remercie de bien vouloir le diffuser (et aussi de préciser que les propositions d’articles de varia peuvent être reçues toute l’année)

Cécile Malhey-Dupart, Secrétaire de rédaction des revues Histoire de l’éducation et Recherches en didactique des sciences et des technologies; suivi éditorial des revues Aitia, Atalaya et Asterion

École normale supérieure de Lyon – Éditions// Bâtiment F. Buisson, 19 allée de Fontenay – BP 7000 – 69342 Lyon cedex 07

Tél : 33 (0)4.26.73.11.96 ; Fax : 33 (0)4.26.73.12.68

cecile.malheydupart@ens-lyon.fr

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Prezadas leitoras, prezados leitores,

Já está disponível uma nova edição da Civitas – Revista de Ciências Sociais. Seu tema é Partos, maternidades e políticas do corpo. Organizadoras do núcleo temático são Rosamaria Giatti Carneiro e Fernanda Bittencourt Ribeiro.

A todos, uma boa leitura.

Prof. Dr. Emil A. Sobottka

Brazilian Sociological Society – General Secretary

Civitas: Journal of Social Sciences – Editor

 

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A Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos n. 241 (set./dez.2014) acaba de ser publicada no SciELO.

Neste número, a RBEP destaca três artigos internacionais. O artigo de Carlos Riádigos Mosquera, “El Contrato Social de la pax capitalis: la necesidad de un juicio educativo en red”, aponta a educação como possibilidade de resposta às formas hegemônicas que concebem a sociedade como um contrato entre partes desiguais e diferentes, segundo o autor a educação precisa ser entendida como ação voltada para a democracia participativa e, consequentemente, para a justiça social.

O artigo de María Eugenia Vicente, intitulado “Profesores de Educación: perfiles e prácticas profesionales”, aborda características e orientações da estrutura do campo profissional das Ciências da Educação a partir da análise da trajetória de egressos do curso de Ciências da Educação da Universidad Nacional de La Plata, no período de 1970 a 2009. Já o artigo produzido em parceria por Rita Manuela A. Barros, Angélica Maria Reis Monteiro e José António Marques Moreira, denominado “Aprender no Ensino Superior: relações com a predisposição dos estudantes para o envolvimento na aprendizagem ao longo da vida” analisa a relação entre a aprendizagem e a disposição que estudantes do ensino superior apresentam para se envolver em atividades de aprendizagem ao longo da vida.

Acesse aqui o último número da RBEP e navegue para acessar esses e os demais artigos publicados.

Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos – Rbep

Divulgado por Ricardo Gauche (UnB) em 1/2/2015a

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Caros leitores,

A revista EAD em FOCO acaba de publicar seu último número em
http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista. Convidamos a navegar no
sumário da revista para acessar os artigos e itens de interesse.

Agradecemos seu interesse em nosso trabalho
e muitas felicidades em 2015!

Esteban Moreno, Gabriella de Oliveira e Gustavo Rolando.
Fundação CECIERJ
Fone (21) 2333-1082
eademfoco@cecierj.edu.br
EAD em Foco – Revista Científica em Educação a Distância<br />
Fundação CECIERJ

EAD em FOCO
Vol. 4, No 2 (2014)
Sumário
http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/issue/view/7

 

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Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/1922”
Ano II – Edição 071 – sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

http://www.pensaraeducacaoempauta.com/

EDITORIAL
Os mistérios do Ministério

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO

ENTREVISTA DA SEMANA
António de Sampaio da Nóvoa na UFSB

CONVITE À LEITURA

Registros do ensinar e do aprender: disciplina e conhecimento

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Brasil, país do futuro: incoerências de um país que busca
desenvolvimento social por meio da educação. Busca?

A Esperança e a Docência

Criacionismo e ensino religioso (de novo) em discussão

A doença da “normalidade” na universidade

Divulgado pela Secretaria ABRAPEC, 22/12/2014

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Appel à contributions pour le n° 14 (2016) de la revue Recherches en Didactique des Sciences et des Technologies (RDST) et pour des articles de varia.

http://rdst.revues.org/910

Divulgado por Adriana Mohr, 20/12/2014

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Caras(os) Leitoras(es),

A Revista Eletrônica de Educação acaba de publicar um novo número.
Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos.
http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/current
Agradecemos seu interesse em nosso trabalho.
Atenciosamente,

Os Editores:
Anete Abramowicz
Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali
Carlos Roberto Massao Hayashi
Cármen Lúcia Brancaglion Passos
Celso Luis Aparecido Conti
Elenice Maria Cammarosano Onofre
João dos Reis Silva Júnior

DIVULGADO POR RICARDO GAUCHE, 29/11/2014

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