![]() | Divulgamos o segundo número da BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP. Nosso foco é divulgar as pesquisas científicas da área de Ensino de Ciências. Recebemos textos de divulgadores: orientações para submissão são encontradas no site. A BALBÚRDIA foi criada por um grupo de discentes do Programa Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP) preocupados em estabelecer um canal de divulgação da área de pesquisa em ensino de ciências e de formação para graduandos e pós-graduandos, articulando ensino, pesquisa e extensão. Convidamos a comunidade e o público leigo a conhecer nosso segundo número, que pauta como tema principal a maternidade na docência e pesquisa. Sobre este tema, apresentamos relatos de mães pesquisadoras (discentes e docentes) do PIEC-USP que trazem luz à questão, um texto de Renata Rosenthal, egressa do PIEC-USP sobre a pesquisa de gênero no Ensino de Ciências e uma homenagem à professora Amélia Hamburger. Além disso, temos um texto da profª Alessandra Bizerra sobre divulgação científica; entrevistas com os docentes do PIEC-USP Maria Elice Brzenziski Prestes (IB-USP) e Alberto Villani (IF-USP); textos de divulgação científica dos participantes de nossa II Oficina de Divulgação Científica em Ensino de Ciências, além de resenhas de livros. Nas próximas semanas iniciaremos a III Oficina de Divulgação Científica em Ensino de Ciências da BALBÚRDIA. As informações sobre datas e inscrições serão divulgadas em nossas redes sociais! Balburdia n.2: https://sites.usp.br/revistabalburdia/wp-content/uploads/sites/615/2021/02/Revista-BALBURDIA-num-2-fev-_2021.pdf Site: https://sites.usp.br/revistabalburdia/ Instagram: https://www.instagram.com/balburdiapiec/ @balburdiapiec Balburdie-se! Equipe Editorial BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP. |
![]() | Divulgamos o primeiro número da BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP. Nosso foco é divulgar as pesquisas científicas da área de Ensino de Ciências. Recebemos textos de divulgadores: orientações para submissão são encontradas no site. A BALBÚRDIA é uma revista eletrônica de publicação semestral organizada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP). O objetivo da BALBÚRDIA é divulgar a produção científica na área do Ensino das Ciências Naturais para qualquer nível de ensino, que tenham sido previamente arbitrada. A BALBÚRDIA, portanto, divulgará as ações do PIEC-USP e de outros programas de pós-graduação que vêm sendo realizadas no ambiente acadêmico em prol da melhoria da Educação nacional. Dessa forma, a BALBÚRDIA é uma iniciativa que visa aproximar as comunidades interna e externas à universidade, tendo como meta a democratização e popularização do conhecimento científico produzido no meio acadêmico. Assim, toda a produção publicada na Revista BALBÚRDIA pode – e deve – ser reportada no Currículo Lattes, na seção Educação & Popularização de C&T > Texto em jornal ou revista. Link para acesso à revista: sites.usp.br/revistabalburdia/ Balburdie-se! Equipe Editorial BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP. |
![]() | Neste momento de pandemia, quando alunos, professores, direções de escolas, trabalhadores de educação e pais estão preocupados com retorno ou não às salas de aula, precisamos ter muitas informações seguras. O grupo de trabalho do programa de pós graduação em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ que elaborou uma nota técnica, que aponta para questões de saúde, segurança e pedagógicas. Para acessar a nota técnica click no link abaixo: http://www.fiocruz.br/ioc/media/nota_tecnica_n01_2020_pgebs_ioc_fiocruz.pdf |
![]() | BIONAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: experiências no Observatório da Educação para Biodiversidade Organizador Danilo Kato. Em linhas gerais, a obra é uma jornada por diferentes regiões do Brasil, que convida a percorrer e apreciar a (bio)diversidade nos modos de viver a vida, falar de educação e experimentar docência e formação de professores. Lançamento dia 22.07.2020, às 17h (horário de Brasília). A transmissão será através do canal do YouTube GEPIC UFMT. |
![]() | Movimento CTS: estudos, pesquisas & reflexões. Trata-se de uma obra focalizando a Educação CTS e as pesquisas desenvolvidas nos últimos 10 anos sobre o Movimento CTS no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié/BA. |
![]() | Nutridos pela “indignAÇÃO”, promovemos uma insurgência de conhecimentos, de re-existências que inspiram novos caminhos para a Educação Ambiental. INNY ACCIOLY , BÁRBARA PELACANI E CELSO SÁNCHEZ Editores do Dossiê Temático Acesse o Dossiê Temático |
![]() | ENTRE A BANCADA E A SALA DE AULA A Experimentação no Período de Ouro do Ensino de Ciências Neste livro, Maicon Azevedo nos brinda com um mergulho sobre esta tradição, nos levando a compreender os processos que permitiram que uma atividade intrínseca aos laboratórios de pesquisa, ou seja, um domínio da Ciência, fosse ressignificada na chamada experimentação didática e incorporada, junto com outras práticas, ao conjunto de estratégias que constituem as disciplinas escolares Ciências e Biologia. Maicon Azevedo |
![]() | PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: que novidade é essa 15 anos depois? Organização: Adriana Mohr Hamilton de Godoy Wielewicki |
![]() | Na saúde e na doença história, crises e epidemias Reflexões da História Econômica na época da Covid-19 Organização: Rita de Cássia da Silva Almico James William Goodwin Jr. Luiz Fernando Saraiva |
![]() | VÍRUS: simulacro da vida? Organização: Déborah M. Santos Celso Sánchez Michèle Sato |