Divulgamos o primeiro número da BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP. Nosso foco é divulgar as pesquisas científicas da área de Ensino de Ciências. Recebemos textos de divulgadores: orientações para submissão são encontradas no site.

A BALBÚRDIA é uma revista eletrônica de publicação semestral organizada pelos discentes do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP).
O objetivo da BALBÚRDIA é divulgar a produção científica na área do Ensino das Ciências Naturais para qualquer nível de ensino, que tenham sido previamente arbitrada. A BALBÚRDIA, portanto, divulgará as ações do PIEC-USP e de outros programas de pós-graduação que vêm sendo realizadas no ambiente acadêmico em prol da melhoria da Educação nacional.
Dessa forma, a BALBÚRDIA é uma iniciativa que visa aproximar as comunidades interna e externas à universidade, tendo como meta  a democratização e popularização do conhecimento científico produzido no meio acadêmico. Assim, toda a produção publicada na Revista BALBÚRDIA pode – e deve – ser reportada no Currículo Lattes, na seção Educação & Popularização de C&T > Texto em jornal ou revista.

Link para acesso à revista: sites.usp.br/revistabalburdia/

Balburdie-se! Equipe Editorial BALBÚRDIA – Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP.
Neste momento de pandemia, quando alunos, professores, direções de escolas, trabalhadores de educação  e pais estão preocupados com retorno ou não às salas de aula, precisamos ter muitas informações seguras.
O grupo de trabalho do programa de pós graduação em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz / FIOCRUZ que elaborou uma nota técnica, que aponta para questões de saúde, segurança e pedagógicas. 
Para acessar a nota técnica click no link abaixo:

http://www.fiocruz.br/ioc/media/nota_tecnica_n01_2020_pgebs_ioc_fiocruz.pdf
BIONAS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: experiências no Observatório da Educação para Biodiversidade
Organizador Danilo Kato.

Em linhas gerais, a obra é uma jornada por diferentes regiões do Brasil, que convida a percorrer e apreciar a (bio)diversidade nos modos de viver a vida, falar de educação e experimentar docência e formação de professores.
Lançamento dia 22.07.2020, às 17h (horário de Brasília). A transmissão será através do canal do YouTube GEPIC UFMT.
Movimento CTS: estudos, pesquisas & reflexões.

Trata-se de uma obra focalizando a Educação CTS e as pesquisas desenvolvidas nos últimos 10 anos sobre o Movimento CTS no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores, Grupo de Pesquisa em Educação Científica e Movimento CTS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Jequié/BA.


Nutridos pela “indignAÇÃO”, promovemos uma insurgência de conhecimentos, de re-existências que inspiram novos caminhos para a Educação Ambiental.


INNY ACCIOLY , BÁRBARA PELACANI E CELSO SÁNCHEZ
Editores do Dossiê Temático  

Acesse o Dossiê Temático
ENTRE A BANCADA E A SALA DE AULA
A Experimentação no Período de Ouro do Ensino de Ciências
Neste livro, Maicon Azevedo nos brinda com um mergulho sobre esta tradição, nos levando a compreender os processos que permitiram que uma atividade intrínseca aos laboratórios de pesquisa, ou seja, um domínio da Ciência, fosse ressignificada na chamada experimentação didática e incorporada, junto com outras práticas, ao conjunto de estratégias que constituem as disciplinas escolares Ciências e Biologia.
Maicon Azevedo
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: que novidade é essa 15 anos depois?

Organização:
Adriana Mohr
Hamilton de Godoy Wielewicki
Na saúde e na doença
história, crises e epidemias

Reflexões da História Econômica na época da
Covid-19

Organização:
Rita de Cássia da Silva Almico
James William Goodwin Jr.
Luiz Fernando Saraiva
VÍRUS: simulacro da vida?

Organização:
Déborah M. Santos
Celso Sánchez
Michèle Sato