ATAS DO V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

ÁREA TEMÁTICA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, INSTRUMENTAÇÃO E DIFUSÃO TECNOLÓGICA

 

 

A MEDIAÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE ESTUDANTES VIA INTERNET COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
autor- Rodrigo Dalcin, co-autor- Edson Roberto Oaigen
oaigen@terra.com.br,dalcin@yahoo.com.br

Este trabalho abordou a questão dos agentes do processo de ensino valendo-se de um software de chat como instrumento para a construção de aprendizagem significativa. Teve como objetivos alcançados os seguintes: a elaboração de um instrumento de avaliação do conhecimento obtido; a implementação e a aplicação de um sistema de chat capaz de reconhecer palavras-chave e oferecer alternativas aos alunos para a busca do conhecimento; o desenvolvimento de atividades no sistema proposto e o acompanhamento da diferença de desempenho em um dado assunto tratado no sistema antes e após a sua utilização de maneira a comprovar, ou não, a construção de aprendizagem significativa; a estruturação de um banco de dados para o armazenamento das conversações realizadas, cuja análise posterior permitiu a avaliação da construção da aprendizagem; e a coleta da opinião dos participantes, através da qual constatou-se que a imensa maioria dos alunos se mostrou plenamente satisfeita com a metodologia

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A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DA DISCIPLINA METODOLOGIA DE ENSINO DE FÍSICA SOBRE A INCORPORAÇÃO DE UMA PLATAFORMA VIRTUAL DE APRENDIZAGEM COMO SUPORTE AO ENSINO PRESENCIAL
MARIA INES MARTINS
ines@pucminas.br

Neste trabalho analisamos a experiência, na visão dos alunos de Metodologia de Ensino de Física, sobre o uso do ambiente virtual de aprendizagem, denominado learnloop, como suporte ao ensino presencial da disciplina. Fundamentamos nosso trabalho, sobretudo na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Fizemos, inicialmente, um diagnóstico do perfil sócio-econômico e acadêmico da turma e, ao término do semestre, realizamos uma avaliação do curso, em especial, sobre o uso da plataforma virtual. Nas respostas dos alunos, observamos “dimensões” e “categorias” de análise que permeiam o uso do learnloop, bem como os impactos de sua incorporação ao ensino. Apresentamos a discussão desses resultados que contribuíram para os desígnios dos ambientes virtuais na Universidade. Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação; Ambiente Virtual de Aprendizagem; Metodologia de Ensino de Física.

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A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NO ENSINO DE BIOLOGIA: UM EXPERIMENTO COM UM AMBIENTE DE MODELAGEM COMPUTACIONAL
Mara Hombre Mulinari e Laércio Ferracioli
hombremulinari@yahoo.com.br

As transformações nas formas de comunicação demandam a elaboração de discussões sobre a integração de tecnologias da informação no contexto educacional. Nessa perspectiva, torna-se necessário o delineamento de investigações sobre a utilização desta tecnologia no contexto do ensino de Biologia. Assim, este artigo relata um experimento de implementação da tecnologia da informação no ensino de Biologia, através do desenvolvimento de um Módulo Educacional sobre Crescimento Celular em um ambiente de modelagem computacional e apresenta os resultados da Avaliação e da Atividade de Investigação da implementação deste Módulo através de atividades expressiva e exploratória. Estes resultados apontam que a modelagem computacional pode ser uma promissora ferramenta de apoio ao ensino de Biologia. Além de apontar direcionamentos para a continuidade de investigações relacionadas a esta forma de tecnologia e apresentar indicações acerca do uso de ferramentas de modelagem computacional mais adequada a esta categoria de ensino.

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ANÁLISE DAS INTERAÇÕES ONLINE DE UM GRUPO DE TRABALHO MULTIDISCIPLINAR EM UM CURSO DE AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA POR EXPOSIÇÃO A RESÍDUOS PERIGOSOS
Fabiano Brum, Miriam Struchiner e Vinicius F. C. Ramos
fabibrum@yahoo.com.br

Este artigo descreve a utilização inicial de um modelo de análise de conteúdo de comunicações mediadas por computador, com o objetivo de avaliar o papel da ferramenta de comunicação “Sala de Reunião” na aprendizagem colaborativa multidisciplinar. A Sala de Reunião faz parte de um ambiente de aprendizagem online, e permite que grupos de alunos discutam sobre a resolução de problemas, compartilhem suas respostas individuais, assim como arquivos de interesse do grupo. As interações analisadas ocorreram durante um curso online cujo objetivo é formar equipes multidisciplinares de avaliação de risco à saúde. A análise de conteúdo das mensagens eletrônicas demonstrou que: pode ajudar na avaliação da formação de equipes e de ambientes de aprendizagem; para obter análises mais completas, é preciso também observar a atividade cognitiva e as habilidades metacognitivas presentes nas interações; e ainda, possibilita detectar aspectos a serem melhorados na ferramenta e elaborar as respectivas modificações.

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AVALIAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SOFTWARE HIPERMÍDIA PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA
Machado, Daniel I.; Nardi, Roberto
dpedm@uol.com.br

Apresenta-se o resultado da avaliação de conteúdo de um software hipermídia para a introdução de tópicos de Física Moderna no Ensino Médio, fundamentado na teoria da aprendizagem de Ausubel e outras abordagens derivadas da pesquisa em Educação em Ciências, como as inter-relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, a História da Ciência e a Filosofia da Ciência. Cinco pesquisadores da área de Ensino de Física e 17 futuros professores de Física de Ensino Médio avaliaram o software, com a utilização de uma ficha contendo 47 itens, abrangendo conteúdos e também aspectos pedagógicos, metodológicos, editoriais / visuais e técnicos. De acordo com a avaliação realizada, o software apresenta características capazes de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de Física Moderna, existindo uma correlação entre a percepção dos avaliadores e as finalidades estabelecidas para este recurso didático.

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ELABORAÇÃO E ANÁLISE DO USO DE UM WEBSITE DE APOIO À DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE QUÍMICA ANALÍTICA QUANTITATIVA
Antonio Carlos Chaves Ribeiro, Fábio Batista do Nascimento, Salete Linhares Queiroz
ribeiro@iqsc.usp.br

Este trabalho tem como objetivo relatar o desenvolvimento de um sítio de Internet para apoio a uma disciplina do curso de graduação em química e avaliar a sua utilização pelos estudantes. O sítio é composto por páginas de conteúdo com descrições textuais de conceitos, hiperlinks para sítios que fornecem informações sobre tópicos relevantes para o curso, fórum eletrônico, glossário, sala de bate-papo e ferramenta de escrita e envio de relatórios. Um total de 32 estudantes participou voluntariamente da pesquisa. A navegação dos estudantes foi gravada durante o semestre em que foi realizada a coleta de dados. Os resultados sugerem a página de rosto como a mais acessado quando comparada com as demais. Um número menor de acesso às outras páginas pode ser explicado devido ao fato dos estudantes preferirem a comunicação face-a-face com o professor/monitor do que a comunicação eletrônica.

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ESTUDO DAS QUALIDADES PEDAGÓGICAS DOS PROGRAMAS CONQUEST E MERCURY VISANDO BENEFÍCIOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO NÍVEL SUPERIOR
SALETE LINHARES QUEIROZ, FÁBIO BATISTA DO NASCIMENTO, ANTONIO CARLOS CHAVES RIBEIRO, JAVIER ELLENA
salete@iqsc.usp.br

Nas últimas décadas os computadores têm desempenhado importante papel no ensino. Neste trabalho apresentamos resultados obtidos a partir de uma atividade que serviu para avaliar dois programas computacionais que integram uma importante fonte de pesquisas em química, o Banco de Dados Cambridge Structural Database (CSD): ConQuest, utilizado para realização de buscas no CSD e Mercury, utilizado para a visualização de estruturas cristalográficas. O CSD apresenta informações sobre aproximadamente 300.000 estruturas cristalográficas de compostos orgânicos e organometálicos. O Classroom ConQuest, que é uma versão do ConQuest construída para utilização em ambientes de ensino, possui um banco de dados reduzido com cerca de 11.300 estruturas. Os programas foram avaliados por alunos de graduação em química. Os questionários de avaliação foram respondidos pelos alunos e mostraram que os programas podem auxiliar no entendimento de conteúdos da química.

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GANHOS NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS FÍSICOS ENVOLVIDOS EM CIRCUITOS ELÉTRICOS POR USUÁRIOS DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL MODELLUS
Pedro Fernando Teixeira Dorneles; Eliane Angela Veit; Marco Antonio Moreira
pdorneles@if.ufrgs.br

O objetivo deste trabalho de pesquisa foi investigar o desempenho de alunos que trabalharam com atividades de simulação e modelagem computacionais no estudo de circuitos elétricos, utilizando o software Modellus, comparado com alunos expostos apenas ao sistema tradicional de ensino. O estudo envolveu 193 alunos de cursos de Engenharia, da disciplina de Física-II oferecida pela UFRGS no 2 semestre de 2004. O procedimento didático ocorreu em duas etapas. Na primeira, os alunos do grupo experimental trabalharam com um conjunto de atividades sobre circuitos elétricos simples durante cinco aulas e na etapa seguinte, com um conjunto de atividades sobre circuitos RLC durante quatro aulas. Cada aula teve duração de 1h40min. Os resultados quantitativos mostram que houve melhorias estatisticamente significativas no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos alunos do grupo de controle, submetidos apenas ao método tradicional de ensino.

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JOGOS VIRTUAIS NO ENSINO: USANDO A DENGUE COMO MODELO
Thais Dutra Silva; Carlos Rangel Rodrigues; Mariana Pujol-Luz, Marcos André Vannier, Helena Carla Castro.
hcastrorangel@yahoo.com.br

Atualmente a tecnologia computacional presente em algumas escolas tem sido utilizada como ferramenta de aprendizagem apenas na área de informática, ignorando este recurso como um dos mais atrativos para o público infanto-juvenil também para outras áreas do ensino. Nosso objetivo é analisar a interatividade e aceitação de jogos computacionais sobre a dengue, uma das doenças virais que mais matam no mundo, pelo público infanto-juvenil em espaços formais e não-formais dos estados do Rio de Janeiro e Bahia. Testes com 550 alunos escolas de 1o e 2o grau revelaram que 100% aprovam os jogos virtuais como ferramenta de ensino, preferindo-os a livros, folhetos ou jogos de tabuleiro normalmente utilizados, similar ao observado em espaços não-formais. Este trabalho serve de ponto de apoio para a reflexão sobre uma maior utilização de softwares educativos e do computador nas escolas como recursos didáticos auxiliares também em outras áreas, como a biologia e a química.

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O PAPEL MEDIADOR DOS AMBIENTES VIRTUAIS DE ESTUDO NA APRENDIZAGEM DE CLONAGEM VEGETAL IN VITRO
Marcos Alexandre de Melo Barros,Lília Willadino,Rejane Martins Novais Barbosa e Marcelo Brito Carneiro Leão
abinfo@hotlink.com.br

O presente artigo apresenta os resultados da construção de um ambiente virtual de estudo, assim como sua utilização em uma turma de alunos da 6ª série do Ensino Fundamental de uma escola privada. O objetivo principal foi verificar a utilização deste ambiente mediando a aprendizagem de conceitos sobre clonagem vegetal. Também se investigou a utilização de um mural virtual realizado entre alunos e especialistas e a navegação nos vários ambientes da home page.

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SOFTWARE LIVRE E O TRABALHO COLABORATIVO/COOPERATIVO
Willian Beline, Rosana Figueiredo Salvi, Gleci Regina Schimidt Zanini
beline_math@yahoo.com.br

NESTE TEXTO PRETENDE-SE APRESENTAR ALGUNS ELEMENTOS ENVOLVIDOS NO USO DO SOFTWARE LIVRE (CONCEITOS, HISTÓRIA E FILOSOFIA), TENDO COMO BASE O PARADIGMA DE UMA SOCIEDADE EM REDE, COM VISTAS À INCLUSÃO DIGITAL. ALGUNS CONCEITOS E CARACTERÍSTICAS DE TRABALHO COLABORATIVO, BASEADOS NO MODELO DE COMUNIDADES DE PRÁTICA DE ETIENNE WENGER, SUPORTADA POR AMBIENTE COMPUTACIONAL, SERÃO APONTADOS COMO UMA DAS CONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS PARA O DESENVOLVIMENTO DO SOFTWARE LIVRE. ELE É A EXPRESSÃO DA ATENÇÃO DOS AUTORES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS PAUTADOS NO USO DO SOFTWARE LIVRE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DO ESTADO DO PARANÁ.

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UM PORTAL PARA APOIO AO ENSINO DA FÍSICA
Fábio Luiz Pessoa Albini, Pedro Pablo González-Borrero
fabioalbini@yahoo.com

Na atualidade as condições difíceis das entidades de ensino médio limitam o aprendizado dos alunos. Com a expansão do ensino a distância, cria-se uma nova ferramenta com o intuito de auxiliar professores e alunos, do nível médio e superior, em relação ao ensino e aprendizagem de conceitos físicos. Para o seu desenvolvimento foi utilizada a linguagem PHP (Personal Homepage Programming) para páginas dinâmicas de Internet, juntamente com um banco de dados postgre. Para utilizar este portal, os usuários necessitam de um computador pessoal com acesso à Internet; e um navegador instalado nele. Existe uma primeira versão deste ambiente virtual, a qual possui funcionalidades variadas, em dependência do tipo de usuário. Os usuários podem ser do tipo: aluno, professor ou webmaster. Existem também funcionalidades comuns a todos os usuários, como alterar sua senha, realizar testes, estudar conteúdo e tirar dúvidas. Essa versão atual encontra-se funcionando corretamente e é periodicamente atualizada.

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UMA ESTRATÉGIA DE USO COMBINADO DE PRÁTICAS EXPERIMENTAIS E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE TEORIA CINÉTICA DOS GASES
Danusa Ariete Kroetz e Agostinho Serrano
kdanusa@yahoo.com.br

Este artigo apresenta um estudo piloto sobre o uso combinado de simulações computacionais e práticas experimentais em Teoria Cinética dos Gases, na disciplina de física, no ensino médio. Utilizamos como instrumentos um pré teste, constituído de questões abertas e uma questão objetiva, um guia de simulação, confeccionado na estratégia POE (Predizer – Observar – Explicar), acompanhado pela simulação computacional, para os níveis microscópico e simbólico, e práticas experimentais, para o nível macroscópico (sensório), um pós teste e entrevistas individuais semi estruturadas. Inicialmente analisamos as concepções dos estudantes indicadas pela literatura no conteúdo em foco, bem sua capacidade representacional nos níveis macroscópico, microscópico e simbólico, tanto antes como após a aplicação das simulações. Objetivamos analisar a evolução conceitual dos estudantes. Os resultados indicam que nos três níveis representacionais pode se observar uma substancial melhora em direção a concepções científicas após a utilização combinada da simulação computacional e das práticas experimentais.

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Organização: Roberto Nardi e Oto Borges
Elaboração: Edvaldo Lima da Silva e Sérgio Camargo