ATAS DO V ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
 

SESSÃO DE COMUNICAÇÕES ORAIS

ÁREA TEMÁTICA: AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E AMBIENTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS

 

 

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL - PANORAMA INICIAL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA
Hilário Fracalanza; Ivan Amorosino do Amaral; Jorge Megid Neto; Thaís S. Eberlin
h.fracalanza@terra.com.br

O artigo apresenta o relato de aspectos de projeto de pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, realizado pelo Grupo de Pesquisa FORMAR-Ciências da FE/Unicamp, com foco na produção acadêmica, realizada nos programas de Pós-Graduação no país, constituída por dissertações e teses. Caracteriza a importância da realização de estudos do tipo “estado da arte”, como gênero de investigação fundamental para estudos analíticos da produção. Apresenta dados preliminares da pesquisa ressaltando o número de trabalhos referenciados, sua distribuição por instituições produtoras e anos de produção. Palavras-Chave: Pesquisa em Educação Ambiental; Estado da Arte.

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A ESCOLA E O BAIRRO: PERCEPÇÃO AMBIENTAL E REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM POR ALUNOS DE UMA 7ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
CLERES DO NASCIMENTO MANSANO; ANA TIYOMI OBARA; JOÃO PEDRO PEZZATO; NEIDE MARIA MICHELLAN KIOURANIS
cnman@bol.com.br

Foi realizada uma investigação sobre a percepção ambiental de alunos de uma turma de 7ª série do ensino fundamental, nas aulas de Geografia, de uma escola pública do município de Maringá (PR). O objetivo do estudo foi identificar as representações e as percepções dos alunos sobre o termo “paisagem”, em relação às paisagens topofílicas e topofóbicas da escola e do bairro. Primeiramente, foi solicitado aos alunos que fizessem uma produção de texto e desenhassem o que consideravam ser uma “paisagem”. Em seguida, foi realizada a brincadeira da câmera fotográfica, em que cada dupla de alunos foi orientada a desenhar uma paisagem bonita e uma paisagem feia. Observamos que a maioria dos alunos associa o termo “paisagem” com a natureza. Observamos, ainda que, para grande parte dos alunos, a paisagem bonita está relacionada à natureza conservada, e a paisagem feia, à natureza degradada e aos elementos do ambiente construído.

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A PERSPECTIVA CRÍTICA APROXIMANDO OS CAMPOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA
Maria das Mercês N. Vasconcellos (merces@mast.br); Glória Queiroz (gloria@uerj.br); Mauro Guimarães (guima@domain.com.br); Sibele Cazelli (sibele@mast.br)
merces@mast.br

Neste texto são feitas reflexões que pretendem contribuir para estimular o diálogo entre os pesquisadores do campo da educação ambiental e os do campo da educação em ciência. O elemento utilizado para aproximar estes dois campos é a perspectiva crítica da educação que se fundamenta na pedagogia dialógica proposta por Paulo Freire. Defende-se a idéia de que a aproximação entre estes campos pode ajudar a construir uma sinergia entre eles.

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ABORDAGEM CTS E OS PCN-EM: UMA NOVA PROPOSTA METODOLÓGICA OU UMA NOVA VISÃO DE MUNDO?
Thais Cristine Pinheiro; Murilo Westphal; Terezinha de Fatima Pinheiro
thais@icablenet.com.br

Os PCN-EM conclamam os professores a envolverem-se num processo de transformação da prática pedagógica, que privilegie o aluno, na busca da formação de um cidadão pleno. A abordagem CTS surge como uma forma de ver o conhecimento como um todo, socialmente construído, e pode servir de inspiração para uma postura escolar menos impositiva e dogmática, que priorize a reflexão crítica e a construção do conhecimento em um cidadão apto para intervir de forma consciente na sociedade. Pretende-se, através do diálogo entre autores de diferentes áreas, apontar para a necessidade desta transformação e para a relação que esta tem com as visões epistemológica e ideológica dos envolvidos. Diferentemente do focar ingênuo e restrito nas tão propaladas mudanças metodológicas, dirige-se o olhar aos elementos que as antecedem e as determinam, buscando estabelecer vinculações entre a postura pedagógica e o conjunto de convicções e convenções sociais a que cada professor está atrelado.

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ANALISANDO NOVAS PROPOSTAS DE ENSINO ATRAVÉS DA DIDÁTICA FRANCESA.
Andre Machado Rodrigues, Ivan Gurgel, Mauricio Pietrocola
andremr@if.usp.br

Este trabalho busca analisar novas propostas de ensino feitas por alunos do final do curso de licenciatura em Física. O objetivo principal é mostrar quais novos conteúdos são selecionais por eles, revelando como valores sociais aparecem nestas propostas. Para este fim utilizaremos como referencial a didática francesa, especificamente a Teoria da Transposição Didática, elaborada por Yves Chevallard, e o conceito de práticas sociais de referência, elaborado por Jean-Louis Martinand.

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ANÁLISE DO DISCURSO NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA - UM CASO DE QUÍMICA
Paula Porto Brotero
pbrotero@iq.usp.br

Usamos alguns referenciais teóricos da linha francesa de Análise do Discurso para entender alguns elementos da construção de sentido em um texto de divulgacão científica potencialmente utilizável por professores de química de Ensino Médio. Observamos uma tentativa de anulação da subjetividade pelo discurso relatado, enunciador genérico e uso exagerado de cifras na construção da argumentação. A veiculação de informações desatualizadas e tendenciosas mostra uma visão ligada à produção industrial e necessidade de propaganda do produto, disfarçada de divulgação do conhecimento químico. Esta perspectiva ideológica subjacente muitas vezes não é levada em conta na escolha e uso dos textos em sala de aula.

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COMPREENSÕES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA SOBRE INTERAÇÕES ENTRE CTS
Décio Auler, Roseline Beatriz Strieder, Nadir Castilho Delizoicov, Demétrio Delizoicov
auler@ce.ufsm.br

Aproximações entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao movimento CTS resultaram em parâmetros que, de um lado, tem balizado encaminhamentos curriculares mais sensíveis ao entorno, de outro, constituem eixos de análise de compreensões, sobre interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, apresentadas por professores de Ciências. Busca-se, na presente pesquisa, investigar compreensões de estudantes, da educação básica, sobre as referidas interações. Os resultados foram obtidos com o uso de um questionário, respondido por 73 estudantes. Estes parâmetros: Superação do modelo de decisões tecnocráticas, superação da perspectiva salvacionista atribuída à Ciência-Tecnologia e superação do determinismo tecnológico, balizaram a análise dos resultados obtidos. Na análise, optou-se por identificar tendências no pensar do conjunto dos estudantes, obtendo-se: 1) Superação da perspectiva salvacionista atribuída à Ciência-Tecnologia; 2) Carência alimentar fortemente vinculada ao desemprego; 3) Postulação de algo próximo à democratização das decisões em temas que envolvem CT e 4) Superdimensionamento da ação individual.

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DINÂMICA DE INTERAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL MATHEMOLHES
Tanise Paula Novello, Débora Pereira Laurino, Sheyla Costa Rodrigues
tanisenovello@hotmail.com

Este trabalho explicita a dinâmica de interação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Mathemolhes que tem por objetivo trabalhar com situações problemas contextualizadas em uma realidade local (Praia do Cassino/RS), envolvendo a preservação e cuidado com o ambiente costeiro. Os desafios e atividades propostos, em diferentes espaços, instigam a interação no ambiente através da resolução de situações problemas e a participação em espaços conversação e convivência com o outro. A partir da realização de oficinas pedagógicas, os professores da rede municipal de ensino do município de Rio Grande/RS planejaram atividades para utilizar o ambiente, explorando e discutindo formas de integrá-lo às atividades que estavam desenvolvendo em sala de aula. Paralelo as oficinas o professores utilizaram o AVA em uma de suas turmas (re)planejando as atividades através de encontros semanais. Nesse trabalho apresentamos a interação de professores e alunos no ambiente, buscando conhecer os limite e possibilidades do Mathemolhes.

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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIAGNÓSTICO EM ESCOLAS MUNICIPAIS
Adelar José Valdameri; Angela Iara Zotti; Wilson Alves Oliveira; Irene Carniatto
irenecarniatto@yahoo.com.br

O presente trabalho é uma pesquisa das práticas de Educação Ambiental realizadas na Rede Municipal de Educação no Município de Cascavel Estado do Paraná. Segundo dados do Senso de Dois mil, conta este município com sessenta e três escolas municipais, das quais esta pesquisa foi aplicada em dez delas. Buscando analisar as práticas de Educação Ambiental, realizadas nestas dez escolas e o modo como a Secretaria Municipal e o Governo Municipal auxiliam ou motivam seus professores para esta prática e se oferecem cursos de capacitação nesta área. A pesquisa visou, analisar o que os educadores pensam a respeito da Educação Ambiental (EA) e quais são as técnicas, atividades e projetos desenvolvidos por estas escolas. Busca-se também, através da pesquisa, ressaltar as experiências inovadoras realizadas pelas escolas que possam servir como referência para modelos possíveis, na prática da Educação Ambiental.

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ENFOQUE CTS: CONFIGURAÇÕES CURRICULARES SENSÍVEIS À TEMAS CONTEMPORÂNEOS
Cristiane Muenchen, Adriane Griebeler, Elder Luiz Santini, Marcia Soares Forgiarini, Roseline Beatriz Strieder, Sandra Hunsche, Simoni Tormöhlen Gehlen, Décio Auler
crismuenchen@mail.ufsm.br

Limitações, como a desvinculação entre o “mundo da escola” e o “mundo da vida”, presentes na educação em Ciências, justificam a elaboração, implementação e avaliação de configuração curricular pautadas pela abordagem de tema com significado local/social, processo referenciado por uma aproximação entre pressupostos do educador Paulo Freire e referenciais ligados ao denominado movimento CTS. Neste sentido, a temática “Energia “Consumida”: Transporte Particular x Coletivo” foi implementada em 04 turmas de alunos do Ensino Médio buscando-se: a) Avaliar intervenção curricular mais aberta frente à temas/problemas contemporâneos fortemente marcados pela dimensão científico-tecnológica e b) Avaliar avanços, êxitos no enfrentamento de limitações apontadas no artigo. Para a obtenção de informações que subsidiassem a avaliação do processo, utilizou-se três instrumentos: a) Um questionário; b) Entrevistas semi-estruturadas e c) Registros escritos. A análise dos resultados permitiu identificar três categorias que são objeto de análise no presente trabalho.

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ENFOQUE CTS: REPERCUSSÕES DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA TRANSFORMADORA
Marcia Regina Carletto e Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
bcarletto@uol.com.br

Esse trabalho pretende contribuir para a reflexão acerca dos resultados da inserção da abordagem CTS no Ensino Médio. Traz como um de seus pressupostos a prática docente crítica, numa perspectiva transformadora. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, durante o desenvolvimento da disciplina Princípios Tecnológicos, tendo como público-alvo cinco turmas do Ensino Médio do CEFET – PR Unidade de Ponta Grossa. Após um diagnóstico inicial da compreensão que os alunos possuíam sobre as interações entre ciência, tecnologia e sociedade, os mesmos foram envolvidos com inúmeras atividades, como: planejamento participativo, leituras, vídeos, pesquisas, entrevistas, casos simulados e debates que propiciaram a problematização, reflexão, análise crítica, elaboração de conceitos, entre outros. Dentre os resultados destacamos o elevado nível de motivação, participação, capacidade de argumentação e intervenção dos alunos; a evolução da compreensão dos mesmos sobre a natureza da ciência, do processo científico-tecnológico e de sua repercussão no meio social e ambiental.

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ESTRATEGIA PEDAGÓGICA Y DIDÁCTICA DESDE EL ENFOQUE CIENCIA, TECNOLOGÍA SOCIEDAD Y AMBIENTE, A PARTIR DE LAS FUMIGACIONES CON GLIFOSATO
Martínez Leonardo y Rojas Duarte Álvaro Pío
lemartinez@uni.pedagogica.edu.co

En este artículo se presentan los resultados obtenidos a partir de la implementación de una estrategia pedagógica y didáctica. La estrategia se basa en el enfoque Ciencia, Tecnología, Sociedad y Ambiente, contribuyendo al aprendizaje de conceptos de Bioquímica en relación con los problemas ambientales que generan las fumigaciones con glifosato. Palabras Clave. Estrategia Didáctica, CTSA, Bioquímica, Casos simulados. Summary. In this article are presented the results obtained from the implementation of a pedagogic and didactic strategy. The strategy is based in the science, technology, society and environment focus, helping with the learning of biochemistry concepts related with environmental problems caused by the fumigation with “Glifosato”. Keywords. Didactic strategy, STSE, Biochemistry, feigned cases.

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IMPLICAÇÕES CTSA NA VISÃO DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO ACESSO A MÚLTIPLAS PERSPECTIVAS DE UM CASO DE DANO AMBIENTAL
João Amadeus Pereira Alves, Washington Luiz Pacheco de Carvalho
japalves@yahoo.com.br

Desde a década de 1970, a visão não crítica pela qual a ciência e a tecnologia (C&T) são apresentadas aos alunos da educação básica vem sendo combatida através da chamada ênfase nas relações CTS (ciência-tecnologia-sociedade) nos currículos e disciplinas de ciências naturais, em alguns países. Entretanto, evidências diárias da utilização dos conhecimentos em C&T visando lucro e poder, em detrimento da qualidade ambiental, não têm sido objetos de estudos na escola. Na busca de ações educacionais a favor de uma abordagem reflexiva sobre as implicações das relações CTSA (ciência, tecnologia, sociedade e ambiente), desenvolveu-se uma pesquisa que visou explorar as visões que alunos do ensino médio tinham sobre diferentes perspectivas de um caso de contaminação por chumbo, no qual a ciência e a tecnologia poderiam não aparecer como mito ou guardiãs.

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O ENSINO DE TEMAS RELACIONADOS À SAÚDE UTILIZANDO A APRENDIZAGEM CENTRADA EM EVENTOS
Márcia Regina Pfuetzenreiter
marcia@cav.udesc.br

O trabalho apresenta argumentos destacando as vantagens do modelo explicativo sistêmico para a saúde e doença sobre os modelos biomédico clássico e de história natural. Uma aplicação educacional da perspectiva preconizada é descrita e discutida com o objetivo de fornecer uma ilustração prática de como a mesma pode ser trabalhada em sala de aula, segundo a abordagem didática Aprendizagem Centrada em Eventos (ACE). O evento temático utilizado foi o surto da doença de Chagas que ocorreu em Santa Catarina no verão de 2005. Verificou-se que após o estudo do tema sob o ponto de vista sistêmico, muitos estudantes ampliaram sua concepção de saúde e doença adotando uma perspectiva que contempla a integração de múltiplos fatores na ocorrência de um agravo em uma população. Palavras-chave: concepções de saúde e doença; modelo explicativo sistêmico; aprendizagem centrada em eventos; doença de Chagas

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O USO DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE NITERÓI/RJ
Maria de Fátima D`Assumpção Castro e Luiz Anastacio Alves
castromaria@ioc.fiocruz.br

A evolução tecnológica permeia a história humana sendo que, nos últimos anos, os computadores são parte importante do dia a dia de grande parte da população mundial, estando relacionados à sua formação e capacitação para o trabalho. Assim, a inserção dessa tecnologia nas escolas tem motivado debates sobre suas reais possibilidades e contribuições como ferramenta didática. Nosso trabalho tem como objetivo avaliar o uso da informática nas escolas públicas de Niterói, o primeiro município em inclusão digital no estado do Rio de Janeiro em 2000 segundo a Fundação Getúlio Vargas, levando em conta sua utilização do ponto de vista didático e tecnológico no ensino de Ciências, os conteúdos trabalhados, as dificuldades encontradas, as alternativas propostas e o impacto de sua aplicação no processo ensino e aprendizagem. Este trabalho poderá contribuir para a divulgação de experiências quanto ao uso da informática no ensino de Ciências e para o aprimoramento de políticas públicas voltadas à educação

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POLUIÇÃO SONORA NA FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: CONSTRUINDO UMA PROPOSTA
Demutiey Rodrigues de Sousa; Henrique César da Silva; Sérgio Luiz Garavelli; Armando de Mendonça Maroja; Elio Carlos Ricardo
henriquecsilva@gmail.com

Apresentamos elementos de uma proposta para desenvolver o tema Poluição Sonora em aulas de Física no Ensino Médio, elaborada como parte das atividades desenvolvidas em disciplinas de uma licenciatura em Física, onde vêm sendo desenvolvidas pesquisas na área de Física sobre o tema, e concomitantemente, como parte das atividades de pesquisa de um projeto de Ensino de Física que enfoca a produção do conhecimento escolar. A proposta se baseou em diversos elementos para sua elaboração: estudos teóricos sobre as temáticas Ciência & Cotidiano e CTS; estudos de conteúdo; elementos de pesquisa de IC em Poluição Sonora; análise de reportagens de jornais dentro do processo de seleção, elaboração e adaptação de recursos didáticos, e análise de informações obtidas na aplicação de um primeiro ensaio numa escola pública do DF como parte das atividades de estágio docente do licenciando envolvido.

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REFLEXÕES SOBRE A SUSTENTABILIDADE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Priscila Machado Ranche; Jandira Liria Biscalquini Talamoni
priranche@fc.unesp.br

O tema ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade oferece elementos para a construção de uma percepção crítica e para a reflexão sobre o modelo de desenvolvimento atual e o modo pelo qual a ação e o olhar dos homens, em relação à natureza, sofrem variações em diferentes contextos históricos que orientam e fundamentam os valores econômicos, sociais e culturais. A crise ambiental contemporânea reflete, por um lado, a crise do conhecimento científico moderno. Por outro lado, também reflete a existência de diferentes perspectivas de sustentabilidade que evidenciam a ausência de um conceito hegemônico de natureza e sociedade, próprio de um período de mudanças. Este estudo tem como objetivo buscar, em alguns autores, uma visão complexa da crise ambiental e do próprio conhecimento científico, juntamente com as divergências do atual debate em função do conceito de sustentabilidade e das suas implicações nas diferentes práticas da educação ambiental.

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REFLEXÕES SOBRE ENSINO DE FÍSICA E FORMAÇÃO CULTURAL
Wagner Wuo
wuo@umc.br

A relação entre cultura e educação é abordada na formação científica escolar, com referência ao ensino de física. As reflexões da relação da física com a cultura, e desta com o ensino de física, foram pautadas por questões tais como: a) em que medida a física pode ser reconhecida como cultura? b) em que medida a educação científica dos países geradores do conhecimento científico difere da dos países (como o Brasil) que receberam o legado científico como “pronto e acabado”? c) que aspectos da física como cultura são tomados como referência para o ensino? d) o que a classe científica brasileira tem proposto para o ensino de física, com relação à formação cultural? e) como a questão da cultura para a formação científica escolar está tratada nos PCN de física?

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RIO PACURI COMO RECURSO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A RECUPERAÇÃO DO AMBIENTE RIPÁRIO
Angela BárbaraTischner, Cláudia Oliveira Bueno, Irene Carniatto
irenecarniatto@yahoo.com.br

O presente estudo foi realizado com o objetivo de desenvolver atividades e pesquisa em Educação Ambiental para com alunos da região do Rio Pacuri, no município de Santa Helena, Pr. Foi realizada uma pesquisa do tipo “estudo de caso”, com avaliação quali-quantitativa, do tipo pré-teste e pós-teste. Com a finalidade de analisar o grau de conhecimento dos atores deste projeto em relação à recuperação do ambiente ciliar. Nas atividades educativas desenvolvidas foram apresentadas palestras, discussões de temas, elaboração de textos, cartazes, criação de paródias, construção de terrários e observações do ambiente e saídas de campo. Constatou-se que para o surgimento de novas atitudes, a Educação Ambiental necessita de um trabalho de longo prazo (anos). Na questão de mudança de valores, em curto prazo podem ser diagnosticados resultados positivos, pois os resultados das atividades revelam um sentimento de responsabilidade dos alunos para com o cuidado do meio ambiente.

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UMA PROPOSTA DE ANÁLISE MUSEOLÓGICA DOS EQUIPAMENTOS PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE FÍSICA
Ana Maria Marques da Silva
ana.marques@pucrs.br

O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise museológica dos equipamentos desenvolvidos para o ensino experimental de Física ao longo da história, que permita a identificação das suas possíveis formas de utilização e abordagens metodológicas subjacentes. Uma adaptação das propostas de Pearce (1986) e Bross (1990) foi utilizada para elaborar um instrumento de análise dos equipamentos usados nos laboratórios didáticos. Foi desenvolvida uma ficha para catalogação, organizando as propriedades dos equipamentos em áreas principais: Material; História; Meio; Significado. A partir da análise de exemplos de equipamentos de escolas centenárias, esta análise apontou para as possíveis pistas que podem se constituir, em diversas épocas, esses testemunhos que restaram dos equipamentos experimentais já produzidos ou utilizados. A análise museológica dos objetos ou artefatos permite a reconstrução da realidade do passado recente, tanto em seu micro-contexto – laboratório didático de Física – quanto em seu macro-contexto – ensino no Brasil.

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Organização: Roberto Nardi e Oto Borges
Elaboração: Edvaldo Lima da Silva e Sérgio Camargo