Apresentações Orais

A ABORDAGEM DO COTIDIANO NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: ENTENDIMENTOS DE LICENCIADOS PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE PESQUISA
Andréia Modrzejewski Zucolotto
Roque Moraes

A ANALOGIA "CORAÇÃO BOMBA" NO CONTEXTO DA DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO
Nadir Castilho Delizoicov
Edel Ern

A APROPRIAÇÃO DE UM CURRÍCULO DE QUÍMICA NA PRÁTICA DE SALA DE AULA
Juliana Maria Sampaio Furlani
Eduardo Fleury Mortimer

A ATITUDE NO ENSINO DE FÍSICA
Sérgio Luiz Talim

A BUSCA DE UM DIÁLOGO SOBRE A NATUREZA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A RELAÇÃO CTSA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Luisa Dias Brito
Marcos Lopes de Souza
Denise de Freitas

A CONSTRUÇÃO DAS ESCOLHAS PROFISSIONAIS NO CURSO DE FÍSICA
Rosana B. Santiago
Glória P. Queiroz

A CONSTRUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO PELO ALUNO COMO ELEMENTO ARTICULADOR DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Rosemary Rodrigues de Oliveira
Mara Alice Fernandes de Abreu

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO POR ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Mara Elisângela Jappe Goi
Flávia Maria Teixeira dos Santos

A EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O QUE PENSA QUEM FAZ?
Martha Marandino
Rodrigo V. M. Da Silveira
Maria Julia Chelini
Alessandra B. Fernandes
Viviane Rachid
Luciana C. Martins
Márcia F. Lourenço

A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO EM QUESTÃO
Mariana Cassab
Isabel Martins

A FÍSICA DO SOM - UMA ABORDAGEM BASEADA EM INVESTIGAÇÕES
Antônio Tarciso Borges
Bruno Augusto Rodrigues
Rômulo Evangelista Santana

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE BIOLOGIA E A PRÁTICA DOCENTE - O ENSINO DE EVOLUÇÃO
Lidiane Goedert
Nadir Castilho Delizoicov
Vivian Leyser da Rosa

A INOVAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS E A VISÃO DOS PROFESSORES: ANÁLISE DA VISÃO DOS PROFESSORES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA INOVADOR
Maria Helena da Silva Carneiro
Wildson Luiz Pereira dos Santos
Gerson de Souza Mól
Emerson Gomes Cardoso

A INSERÇÃO DO DEBATE PISTEMOLÓGICO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Milton Antonio Auth
Otavio Aloisio Maldaner
Denise Angela Wunder
Graciela Sasso Fiuza
Mauro Césado Prado

A INTERDISCIPLINARIDADE E O TRABALHO COLETIVO: ANÁLISE DE UM PLANEJAMENTO INTERDISCIPLINAR
Célia Weigert
Alberto Villani
Denise de Freitas

A INVESTIGAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS SOBRE MICRORGANISMOS EM SAÚDE POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE METOLOGIA ALTERNATIVA
Andréia de Freitas Zômpero
Álvaro Lorencini Júnior

A MULTIMODALIDADE NO DISCURSO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Ana Paula Bossler da Costa
Ana Lúcia Lopes Correa
Silvania Sousa do Nascimento

A OBSERVAÇAO NO ENSINO DE GEOMETRIA
Arno Bayer
Beatriz Petrella dos Santos

A PROBLEMATIZAÇÃO E A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: ACERCA DAS IDÉIAS DE PAULO FREIRE E GÉRARD FOUREZ
Elio Carlos Ricardo

A PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA SOBRE LIVROS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE EM PERIÓDICOS NACIONAIS
Marcia Serra Ferreira
Sandra Escovedo Selles

A PROPOSIÇÃO DO MODELO DE DNA: UM EXEMPLO DE COMO A HISTÓRIA DA CIÊNCIA PODE CONTRIBUIR PARA O ENSINO DE GENÉTICA
Neusa Maria John Scheid
Demétrio Delizoicov
Nadir Ferrari

A REFORMA EDUCACIONAL E AS CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO: DIFICULDADES DE IMPLEMENTAÇÃO E CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Elio Carlos Ricardo
Arden Zylbersztajn

A RELAÇÃO ENTRE RELIGIÃO E CIÊNCIA NA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE ALUNOS PROTESTANTES DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS)
Claudia Sepulveda
Charbel Niño El- Hani

ATEMÁTICA AMBIENTAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONVERSANDO COM AS PROFESORAS SOBRE AS ATIVIDADES REALIZADAS
Maria Anastácia Manzano
Renato Eugênio da Silva Diniz

A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE FÍSICA
Leonardo André Testoni
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib

ABC NA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA/ MÃO NA MASSA - ANÁLISE DE ENSINO DE CIÊNCIAS COM EXPERIMENTOS NA ESCOLA FUNDAMENTAL PÚBLICA PAULISTA
Beatriz de Castro Athayde
Rafaela Samagaia
Amélia Império Hamburger
Ernst W. Hamburger

ABORDAGEM RELACIONAL: UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NA CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO INTEGRADO
Edmundo Carlos de Moraes

ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA: UM INSTRUMENTO PARA OBSERVAÇÃO DOS SEUS ATRIBUTOS
Bettanin Eleani
José de Pinho Alves Filho

ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DE TEXTOS ALTERNATIVOS EM AULAS DE FÍSICA
Alice Assis
Odete Pacubi Baierl Teixeira

ALGUNS ASPECTOS DA TEMÁTICAAMBIENTAL NUM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: SUBSÍDIOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Ana Claudia Cirino Barizan
Ana Maria Lombardi Daibem
Sonia Silveira Ruiz

ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA APÓS USO DA INTERNET
Maria Cecília de Chiara Moço
Agostinho Serrano

ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS SOBRE FIBRA MUSCULAR ENTRE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR
Silmara Sartoreto de Oliveira

ANÁLISE DOS TRABALHOS APRESENTADOS NAS REUNIÕES ANUAIS DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA NA SEÇÃO DE ENSINO DE QUÍMICA DE 1999 A 2003
Salete Linhares Queiroz
Fábio Batista do Nascimento
Flávio Silva Rezende

ANÁLISE SEMIÓTICA DO POTENCIAL DIDÁTICO DE VÍDEO PARA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Nadja Janke
Fernanda da Rocha Brando
Isadora Pontel de Almeida
Ana Maria de Andrade Caldeira

APRENDENDO A SER PROFESSOR: A PRÁTICA DE ENSINO, ENSINA?
Verno Krüger

APRENDENDO E ENSINANDO: CAMINHOS DO FAZ DE CONTA REAL DE PROFESSORAS-EDUCADORAS SEXUAIS
Mirian Pacheco Silva
Washington Luiz Pacheco de Carvalho

APRESENTAÇÕES ANALÓGICAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE BIOLOGIA, FÍSICA E QUÍMICA PARA O ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA?
Eduardo A. Terrazzan
Naida L. Pimentel
Carine D. Gazola
Leandro L. da Silva
Rodrigo Buske
Mary Angela L. Amorim
Deisi S. Freitas
Jaqueline Metke

ARTICULANDO OS DISCURSOS DE UM PROFESSOR DE FÍSICA COM A APRENDIZAGEM EM GRUPO DOS ESTUDANTES
Marcelo Alves Barros
Sergio de Mello Arruda
Carlos Eduardo Laburú
Alberto Villani

AS ANALOGIAS NA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: O CASO DA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
Leandro Londero da Silva
Eduardo Terrazzan

AS CONCEPÇÕES SOBRE MEIO AMBIENTE, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM DISSERTAÇÕES DE TRÊS UNIVERSIDADES PAULISTAS
Denise Antonia de Freitas Neves

ATITUDES DOS PROFESSORES SOBRE TEMAS CURRICULARES DE CIÊNCIAS
Oto Borges
Maria Luiza Rodrigues da Costa Neves

ATIVIDADE E MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA À ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: QUEDA DOS OBJETOS
Eder Pires Camargo
Dirceu Silva

ATIVIDADES DIDÁTICAS COM USO DE ANALOGIAS EM AULAS DE CIÊNCIAS
Eduardo Terrazzan
Leandro L. da Silva
Naida L. Pimentel
Mary Angela. L. Amorin
Patricia M. Giraldi

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DE DEMONSTRAÇÃO E O DISCURSO DO PROFESSOR NO ENSINO DE FÍSICA
Monteiro, I C C
Monteiro, M A A
Gaspar, A

AULAS DE BIOLOGIA E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS: CONHECENDO COMO UM GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AVALIA UMA EXPERIÊNCIA
Átima Clemente Alves Zuanon
Renato Eugênio da Silva Diniz

AVALIAÇÃO DAAPRENDIZAGEM NA ESCOLA PLURAL: O QUE OCORRE NA PRÁTICA?
José Luiz Saldanha da Fonseca
Sérgio Luiz Talim

BIODIVERSIDADE E EDUCAÇÃO: AS CONCEPÇÕES DE BIODIVERSIDADE DOS FORMADORES DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Clarice Sumi Kawasaki
Leonardo Basso de Oliveira

CADEIA ALIMENTAR: MODELOS E MODELIZAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Vera Lúcia Bahl de Oliveira
Alfredo Müllen da Paz
Ilse Abegg
Márcio da Silva
José de Pinho Alves Filho

CENAS DA SALA DE AULA: APRENDENDO COM AS CONTRADIÇÕES E INCOERÊNCIAS
Zélia Maria Soares Jófili
Rejane Martins Novais Barbosa
Maria de Fátima Lima Fabrício

CIÊNCIA E TECNOLOGIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS A INVESTIGAÇÃOAÇÃO NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Ilse Abegg
José de Pinho Alves Filho
Fábio da Purificação de Bastos

CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE: RELAÇÕES ESTABELECIDAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Décio Auler
Demétrio Delizoicov

COMO OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO RELACIONAM OS CONCEITOS DE LOCALIZAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL GENÉTICO?
Rodrigo Venturoso Mendes da Silveira
José Mariano Amabis

CONCEPÇÕES DE SUJEITOS ADULTOS GAGOS: UM ESTUDO VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO EM TORNO DO TEMA GAGUEIRA
Viviane Souza Galvão
Ana Paula Gomes de Carvalho

CONCEPÇÕES SOBRE OBJETIVIDADE / SUBJETIVIDADE NO FAZER CIÊNCIA E POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES NA SALA DE AULA UNIVERSITÁRIA
Regina Calderipe Costa
Verno Krüger

CONTRIBUIÇÕES DA EPISTEMOLOGIA DE LAUDAN PARA A COMPREENSÃO DAS CONCEPÇÕES EPISTEMOLÓGICAS DE ESTUDANTES SECUNDARIOS DE FÍSICA
Verónica Guridi
Julia Salinas
Alberto Villani

CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A FORMAÇÃO REFLEXIVA DOS(AS) FUTUROS(AS) PROFESSORES(AS) REVELADAS NAS “CRÔNICAS” DA DISCIPLINA
Isabela C.T. Bozzini
Daniela Cássia Sudan
Márcia R. G. de Oliveira
Denise de Freitas

CRITÉRIOS PARA DEFINIÇÃO DE ENTREVISTAS NA PESQUISA FORMAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS: MEMÓRIAS DE PESQUISADORES NO BRASIL
Roberto Nardi
Maria José P. M. de Almeida

CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - CONTRIBUIÇÕES DE UM ESTUDO DO PENSAMENTO DOS PROFESSORES
Anna Maria Pessoa de Carvalho
Thais Cortellini Abrahão
Rogério José Locatelli

DE HENRY MORE A ISAAC NEWTON: ASPECTOS HISTÓRICOS, SOCIOLÓGICOS E METAFÍSICOS DA CIÊNCIA MODERNA EM SUAS ORIGENS
Renato Pirani
João José Caluzi

DESAFIOS DE UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA DE FORMAÇÃO PRÁTICO-REFLEXIVA DE PROFESSORES DE FÍSICA
Ernesto Macedo Reis
Marília Paixão Linhares

DIFICULDADES RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS CIENTÍFICOS PARA A REALIZAÇÃO DE UM TRABALHO INTERDISCIPLINAR APONTADAS POR DOCENTES DE ENSINO MÉDIO QUE PARTICIPARAM DO PROJETO PROCIÊNCIA
Thaís Gimenez da Silva Augusto
Ana Maria de Andrade Caldeira
Roberto Nardi
João José Caluzi

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS
Joanez Aparecida Aires
Noemi Boer
Célia Finck Brandt
Nadir Ferrari
Maristela Gonçalves Gomes
Vera Lúcia Bahl de Oliveira
Alfredo Müllen da Paz
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Neusa Maria John Scheid

DNA & AMBIENTE: USO DO ENSAIO COMETA COMO FERRAMENTA PARA DISCUSSÃO INTERDISCIPLINAR DE LESÃO E REPARO DO DNA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS
Juliana da Silva
Agostinho Serrano de Andrade Neto

EDGAR MORIN: A COMPLEXIDADE SUBSIDIANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS
João José Caluzi
Marcelo Luis Aroeira Rosella

EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA À FORMAÇÃO DO BIÓLOGO COMO INSTRUMENTO NO MONITORAMENTO E PRESERVAÇÃO DOS MANANCIAIS NA CIDADE DE CASCAVEL PR
Irene Carniatto
Bartolomeu Tavares
Celso Aparecido Polinarski
Clara Venilda Melquior Bordignon
Helder Lopes Vasconcelos
Norma Catarina Bueno
Rose Meire Costa Brancalhão
Wilson Alves de Oliveira
Andréia Fernandes da Cunha
Cassiane Cristina Blanco
Izelme Francielli Puerari
Maria Fernanda Cardoso

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EDUCANDO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Rosane Maria Jardim Filippsen

EL USO DE IMÁGENES EXTERNAS Y LA VISUALIZACIÓN MENTAL: UN ESTUDIO DE CASO
Maria Rita Otero
Marco Antonio Moreira

ELABORAÇÃO CONCEITUAL DE PRÁTICA DOCENTE EM INTERAÇÕES TRIÁDICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Lenir Basso Zanon
Roseli Pacheco Schnetzler

ELEMENTOS DO GÊNERO DE DISCURSO CIENTÍFICO NO TEXTO DE BIOLOGIA DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
Selma A. de Moura Braga
Eduardo Fleury Mortimer

EM BUSCA DE UM PERFIL EPISTEMOLÓGICO PARA A PRÁTICA EDUCACIONAL EM FÍSICA
Rejane Aurora Mion
José André Peres Angotti

EM BUSCA DE UM PERFIL EPISTEMOLÓGICO PARA O CONCEITO DE TEMPO
André Ferrer P. Martins
Jesuina L. de A. Pacca

ENFOCANDO NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA: UM PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO NA PRÁTICA DE ENSINO
Leda Rodrigues de Assis Favetta
Roseli Pacheco Schnetzler

ENGENHARIA GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR: POSSIBILIDADES E LIMITES DO TRABALHO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO
Regiane Degan Fávaro
Renato Eugênio da Silva Diniz
Ivan de Godoy Maia
Douglas Silva Domingues

ENSINO DE BIOLOGIA: INVESTIGANDO UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O TEMA REPRODUÇÃO
Cristiane Regina do Amaral Duarte
Renato Eugênio da Silva Diniz

ENSINO DE CIÊNCIAS E NOVOS VALORES DO MUNDO CONTEMPORÂNEO: PÓS-MODERNIDADE, COMPLEXIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE
Irinéa de Lourdes Batista
Rosana Figueiredo Salvi

ENSINO DE GENÉTICA: REPRESENTAÇÕES DA CIÊNCIA DA HEREDITARIEDADE NO NÍVEL MÉDIO
Lourdes Aparecida Della Justina
Jorge Luiz Rippel

ESTRATÉGIA DE ENSINO E PENSAMENTO CURRICULAR DOCENTE: UM ESTUDO SOBRE SUAS RELAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA
Evelin Salete W. Beckert
Célia Margutti do Amaral Gurgel

ESTUDO DE CASO E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA FORMA DE APRENDER EM/SOBRE/NA CIÊNCIA
Vívian B. Branco Newerla
Sílvia Fernanda de Mendonça Figueirôa
Maurício Compiani

ESTUDO DO EFEITO DE DEMONSTRAÇÕES EM VÍDEO COMO ORGANIZADOR PRÉVIO PARA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS DE FÍSICA TÉRMICA
Marcus Vinicius Pereira
Susana de Souza Barros

FILOSOFIA DA CIÊNCIA, ENSINO DE CIÊNCIAS E PSICANÁLISE: EXPLORANDO ANALOGIAS
Alberto Villani

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Maria Eloísa Farias
Flávia Maria Teixeira dos Santos

FORMAÇÃO CONTINUADA E MUDANÇAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O QUE DIZEM AOS PROFESSORES DE QUÍMICA
Penha Souza Silva
Eduardo Fleury Mortimer

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: INVESTIGANDO ASPECTOS IDENTITÁRIOS NA INTERAÇÃO EXPERIENTE - INICIANTE
Dulcelena Peralis Corradi
Maria Inês Petrucci Rosa

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: PRÁTICA DOCENTE E ATITUDES REFLEXIVAS
Terezinha Valim Oliver Gonçalves

FREINET, SAVIANI E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS
Gisele Maria de Figueiredo Matheus

FUNÇÃO AFIM E CONCEITOS UNIFICADORES: O ENSINO DE MATEMÁTICA E FÍSICA NUMA PERSPECTIVA CONCEITUAL E UNIFICADORA
Janice P. Lopes
José A. P. Angotti
Méricles T. Moretti

HISTÓRICO E DISCUSSÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES AO IQ USP
Franciane Zanetti Campanerut
Adelaide FaljoniAlário

IDEAS SOBRE VISIÓN, COLOR Y PERCEPCION DE ALUMNOS DE INGENIERÍAY DEL PROFESORADO
Ma. Cristina Menikheim
Marta Pesa
Elisa Colombo
Guillermo Skop

IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS-EM-AÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA
Sayonara Salvador Cabral da Costa
Marco Antonio Moreira

INICIAÇÃO À PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COMO PROCESSO ARTICULADOR NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
Paulo Marcelo Marini Teixeira

INTERPRETAÇÃO DE REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS
Adelson Fernandes Moreira
Oto Borges

INVESTIGANDO A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Cibele Lazzari

INVESTIGANDO AS ATIVIDADES DEMONSTRATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA
Wagner da Cruz Seabra Eiras

INVESTIGANDO OS CONVITES DOCENTES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA E BIOLOGIA
Marisa Franzoni

MAPAS CONCEITUAIS: AVALIANDO A COMPREENSÁO DOS ALUNOS SOBRE O EXPERIMENTO DO EFEITO FOTOELÉTRICO
Fabiana C. P. de Almeida
Aguinaldo Robinson de Souza
Pablo A. Venegas Urenda

MÉTODO DE PROJETO COMO ATIVIDADE DE ENSINO NA FORMAÇÃO/APRENDIZAGEM DOCENTE
Nora Ney Santos Barcelos
Alberto Villani

MICROTEORIAS-EM-USO SOBRE O MURCHAMENTO DE UMA FOLHA DE ALFACE
Carmen Maria de Caro Martins
Oto Borges

MODELOS INICIAIS DE ENERGIA
João Paulino Vale Barbosa
Antônio Tarciso Borges

MOVIMENTOS ENUNCIATIVOS EM PROJETO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE: LUGAR DAS DETERMINAÇÕES SOCIAIS NOS DISCURSOS DOS PROFESSORES
Maria Cristina Ribeiro Cohen
Isabel Martins

O ALUNO NA AULA DE CIÊNCIAS
Maurício Compiani

O ÁTOMO DE BOHR EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: INTERAGINDO COM AUTORES
Andreza C. Basso
Luiz O. Q. Peduzzi

O CAMINHO DA CONTEXTUALIZAÇÃO PARA O TRATAMENTO DE TEMAS SÓCIO-AMBIENTAIS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Carla Gracioto Panzeri
Maurício Compiani

O CASO JUDICIAL DA UHE TRÊS IRMÃOS: PERSPECTIVAS EDUCATIVAS PARA TRATAR SOBRE ENERGIA, DESENVOLVIMENTO E DIREITO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Washington Luiz Pacheco de Carvalho

O CONCEITO DE CIÊNCIA E CIENTISTAS ANÁLISE DO DISCURSO E ESCOLHA PROFISSIONAL DE ALUNOS DE UM PROGRAMA DE VOCAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO DE UMA INSTITUIÇÃO DE PESQUISA NA ÁREA DE SAÚDE
Maria Cecília P. Diniz
Virgínia Schall

O CONCEITO DE VELOCIDADE APLICADO NOS CORPOS RÍGIDOS EM ROTAÇÃO: MESMAS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS, VARIADAS INTERPRETAÇÕES
Carlos Eduardo Laburú
Osmar Henrique Moura da Silva
Marcelo Alves Barros

O CONHECIMENTO FÍSICO EM UMA PERSPECTIVA INTERCULTURAL
Lúcia Helena Sasseron Roberto
Anna Maria Pessoa de Carvalho

O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE FÍSICA: A INTERAÇÃO SÓCIO-CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DO SABER
Jesuína L. A. Pacca

O DISCURSO DOS ESTUDANTES SOBRE COMBUSTÃO: MOVIMENTO DIALÓGICO NECESSÁRIO EM UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL
Maria do Carmo Galiazzi
Bianca H. Seyffert
Marcelo G. Montes D'Oca
Marla N. Godoi
Elisa Lotici Hennig
Juliana Carriconde Hernandes
Fábio Peres Gonçalves

O ELEMENTO QUÍMICO: O QUE PENSAM OS FUTUROS LICENCIADOS EM QUÍMICA
Isauro Beltrán Nuñez
Márcia Gorette Lima da Silva
Luis Seixas das Neves
Betânia Leite Ramalho

O ENSINO DE CIÊNCIAS DE 1ª À 4ª SÉRIE POR MEIO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS: IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DE CONCEITOS CIENTÍFICOS
Dulcimeire Ap. Volante Zanon
Denise de Freitas

O ENTENDIMENTO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE QUEIMA E COMBUSTÃO
Marcolina Aparecida Eugênio da Silva
Luiz Roberto de Moraes Pitombo

O ENTENDIMENTO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE SISTEMA DE REFERÊNCIA E MOVIMENTO RELATIVO
Oto Borges
Amanda Amantes

O ESPAÇO EM PIAGET
Antonio Carlos Jesus Zanni de Arruda
Marcelo Carbone Carneiro

O FALADO E O ENTENDIDO: UM ESTUDO DA LINGUAGEM QUÍMICA NA SALA DE AULA E DA PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE SUA IMPORTÂNCIA PARA A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS
Joselma Maria da Silva
Zélia Maria Soares Jófili
Rejane Martins Soares Novaes Barbosa

O PAPEL DAS TROCAS IRF NA DINÂMICA DISCURSIVA DAS INTERAÇÕES DE TUTORIA POR CORREIO ELETRÔNICO
Marcelo Giordan

O PAPEL ESTRUTURANTE DA MATEMÁTICA NA TEORIA ELETROMAGNÉTICA: UM ESTUDO HISTÓRICO E SUAS IMPLICAÇÕES DIDÁTICAS
Cibelle Celestino Silva
Maurício Pietrocola

O PROFESSOR DE CIÊNCIAS E A SALA DE AULA: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Renato Eugênio da Silva Diniz
Luciana Maria Lunardi Campos

O PROFESSOR DE QUÍMICA E O PROCESSO REFLEXIVO SOBRE SUA AÇÃO EM SALA DE AULA
Maria Angela Vasconcelos de Almeida
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos

O QUE AVALIAM AS AVALIAÇÕES DE LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS - 1ª À 4ª SÉRIES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO?
Flávia de Barros Ferreira Leão
Jorge Megid Neto

“O QUE É ESTA COISA CHAMADA CIÊNCIA?” IDÉIAS SOBRE CIÊNCIA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA
Roque Moraes

O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA SOBRE O CONCEITO DE COMPETÊNCIA E INTERDISCIPLINARIDADE
Glória Maria Duarte Cavalcanti
Rita Patrícia Almeida de Oliveira
Sueli Tavares de Souza Silva
Verônica Tavares Santos

O QUE SIGNIFICA EDUCAR PARA A REALIDADE?
Maisa Helena Altarugio

O TEMA GRUPOS SANGÜÍNEOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA NO PERÍODO DE 1960 A 2002
Alcionete Pschisky
Sylvia Regina Pedrosa Maestrelli
Nadir Ferrari

O TEMPO, SEGUNDO A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE PIAGET
Marcelo Carbone Carneiro

O TESTE EMPÍRICO DE TEORIAS OU EXPLICAÇÕES NA SALA DE AULA
Helder de F. e Paula
Antônio Tarciso Borges

O TEXTO DE GENÉTICA DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS: ASPECTOS COMPOSICIONAIS
Tatiana Galieta Nascimento
Isabel Martins

O USO DE ANALOGIAS EM COLEÇÕES DIDÁTICAS DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA SEGUNDO O “ESTILO” DOS AUTORES E A “NATUREZA” DO TÓPICO CONCEITUAL
Eduardo A. Terrazzan
Rodrigo Buske
Jaqueline Metke
Naida L. Pimentel
Leandro L. da Silva
Carine D. Gazola
Deisi S. Freitas

O USO DE EXPERIMENTOS NA ELABORAÇÃO DE MÓDULOS DIDÁTICOS POR PROFESSORES DO GTPF/NEC
Eduardo Adolfo Terrazzan
Graziela Lunardi
Cláudio Luiz Hernandes

O USO DO CONCEITO DE PROPRIEDADES EMERGENTES E DE CONCEITOS RELACIONADOS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Thaís de Araújo Castroa
Charbel Niño El-Hani

OBJETIVOS DOCENTES PARA A ÁREA EXPERIMENTAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS: O CASO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO
Cláudia Costa Lopes G. Sosinho
José Roberto da Rocha Bernardo
Glória P. Queiroz
Rosana B. Santiago
André Tato
Dilson de Jesus Damião
Marco André de Almeida Pacheco
Rodrigo da Silva Batista

OFICINAS PEDAGÓGICAS E A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS
Lucia Helena Pralon de Souza
Guaracira Gouvêa

OMISSÕES E DISTORÇÕES SOBRE A MATAATLÂNTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS E SUAS CONSEQÜÊNCIAS NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Valderês da Conceição do Monte
Maria Adélia Oliveira M. da Cruz
Zélia Maria Soares Jófili

ORDENS DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
José Luis de Paula Barros Silva
Nídia Franca Roque

OS CIENTISTAS NOS DESENHOS ANIMADOS E OS OLHARES DAS CRIANÇAS
Maria Inês Petrucci Rosa
Bruna Eichenberger Ludwig
Ioli Gewehr Wirth
Paula Cardoso Franco
Tenile Fiolo Duarte

OS DADOS EMPÍRICOS E A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS NO LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA
Carlos Eduardo Porto Villani
Silvânia Sousa do Nascimento

OS SERES VIVOS NUMA ABORDAGEM RELACIONAL
Argiró N. K. Colombi
Edmundo C. de Moraes

OS TEXTOS PARADIDÁTICOS E A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM SALA DE AULA: UM ESTUDO SOBRE A IDEOLOGIA DO DISCURSO DOCENTE
Marco Aurélio Alvarenga Monteiro
Odete Pacubi Baierl Teixeira
André Ricardo Soares Amarante
José Lourenço Cindra
Isabel Cristina de Castro Monteiro

OS USOS DA ENERGIA NA CONCEPÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Reny Bispo de Jesus Oliveira
Carlos Alberto Marques
Demétrio Delizoicov Neto

PALAVRAS, GESTOS E IMAGENS: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS
Cláudia L. Piccinini
Isabel Martins

PARCERIA UNIVERSIDADE/ ESCOLA: UMA EXPERIÊNCIA NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA
Angélica da G. G. Palmeira Chicarino
Lizete Maria Orquiza de Carvalho
Maria Angela de Moraes Cordeiro

PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES SOBRE DESENHOS DE TESTES EXPERIMENTAIS
Alessandro Damásio Trani Gomes
Antônio Tarciso Borges

PERCEPÇÕES DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE QUESTÕES BIOÉTICAS
Paulo Fraga da Silva

PERFIL CONCEITUAL: TRABALHANDO CONCEPÇÕES DE MATÉRIA ATRAVÉS DE SUAS PROPRIEDADES COM ALUNOS E ALUNAS DO ENSINO MÉDIO
Maria Bernadete de Melo Cunha
Olival Freire Jr.

PERGUNTAS AOS PROFESSORES: ANÁLISE DO NÍVEL DE REFLEXÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Luciana M. Lunardi Campos
Renato Eugênio da Silva Diniz

PESQUISA E O LÚDICO COMO POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM
Edson Roberto Oaigen
Margarida Balestro

PÓLOS DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Ana Maria da Silva Arruda
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib

PRÁTICA DE ENSINO DE FÍSICA: MARCAS DE REFERENCIAIS TEÓRICOS NO DISCURSO DE LICENCIANDOS
Sérgio Camargo
Roberto Nardi

PROBLEMAS DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE FÍSICA E DE MATEMÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA
Flavia Rezende
Arilise Moraes de Almeida Lopes
Jeanine Maria Egg

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO PELOS ALUNOS EM AULAS DE CIÊNCIAS
Anna Maria Pessoa de Carvalho

PRODUÇÃO DE SENTIDOS POR IMAGENS INTERATIVAS: APPLETS NO ENSINO DA FÍSICA
Henrique César da Silva
Jaime Luiz Colares Filho

“PROFESSORA, PARA QUE VOCÊ PERGUNTA SE JÁ SABE A RESPOSTA?”
O TEMA REPRODUÇÃO E A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO ENSINO DE BIOLOGIA
Camilla Moreira Ribeiro
Renato Eugênio da Silva Diniz

PROFESSORES E CONHECIMENTOS SOBRE APRENDIZAGEM
Fernando Bastos
Ana Maria de Andrade Caldeira
Roberto Nardi
Renato Eugênio da Silva Diniz

PROPOSIÇÃO DE UM MODELO PARA ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE MODELOS
Rosária S. Justi

PROPÓSITOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: IDENTIFICAÇÃO ENTRE PROFESSORES E UMA POSSÍVEL RELAÇÃO COM AS ÊNFASES CURRICULARES
Marina Assis
Oto Borges

QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE AULAS TEMÁTICAS
Lêda Cristina da Silva
Carlos Fellipe G. C. de Oliveira
Patrícia M. de V. Barbosa
Paulo de B. e Silva Filho
Regina C. da S. Ribeiro
Roberta R. de Arruda
Wanuza W. P. de Araújo
Flamarion Borges Diniz

REFLEXÕES SOBRE NATUREZA DA CIÊNCIA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Hebe Ribeiro da Cruz Peixoto
Maria Eunice Ribeiro Marcondes

RELAÇÃO ENTRE SENTIMENTO DE REALIDADE E DIMENSÃO AFETIVA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
Terezinha de Fatima Pinheiro
Maurício Pietrocola

REPENSANDO A NATUREZA DAS CIÊNCIAS
Regina Maria Rabello Borges
Berenice Alvares Rosito
Valderez Marina do Rosário Lima
Ronaldo Mancuso
Ádria Stefani
Luiza Ester Camargo
Margarete J. V. C. Hülsendeger
Lia Bárbara Marques Wilges

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE FÍSICA BASEADO NUMA ABORDAGEM INVESTIGATIVA
Luiz Clement
Eduardo Adolfo Terrazzan
Tiago Belmonte Nascimento

“SABEMOS QUE GRACIAS A ELLA OCURRE CASI TODO EN EL UNIVERSO…”: IDEAS DE ALUMNOS Y PROPUESTAS DE ENSEÑANZA SOBRE LA ENERGÍA
Silvina Cordero
Ana G. Dumrauf
Ofelia R. Ocampo

SABERES DA MEDIAÇÃO NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: PROFESSORES MEDIADORES REFLEXIVOS EM MUSEUS DE CIÊNCIAS
Glória Queiroz
Maria das Mercês Vasconcellos
Alessandra Menezes
Eduardo Damas
Sonia Krapas

SEXUALIDADE, ADOLESCÊNCIA E ESCOLA: UMAABORDAGEM INTERDISCIPLINAR
Tânia Aparecida da Silva Klein

SIGNIFICADOS ATRIBUÍDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO CONHECIMENTO DE DIFERENTES PERSPECTIVAS DE UM CASO DE DANO AMBIENTAL
João Amadeus Pereira Alves
Washington Luiz Pacheco de Carvalho

SOBRE A MODERNIZAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA NO BRASIL (1960- 1979)
Fábio Luís Alves Pena
Olival Freire Jr.

TEMAS QUÍMICOS SOCIAIS USADOS COMO ESTRATÉGIAS DE ENSINO DURANTE AS AULAS EXPERIMENTAIS
Lucicléia Pereira da Silva
Milena Ferreira Rego Barros
Luís Acácio Centeno Cordeiro
Lourivaldo da Silva Santos

TEXTO E IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Siland Meiry França Dib
Jacqueline Ribeiro de Souza Mendes
Maria Helena da Silva Carneiro

TEXTOS DE CONHECIMENTO FÍSICO: UMA ANÁLISE
Carla M. Alvarenga de Oliveira
Anna Maria Pessoa de Carvalho

TIPOS DE OBJETIVOS IDENTIFICADOS PELOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES PRÁTICAS DE LABORATÓRIO
Eliane Ferreira de Sá
Oto Borges

“TRÊS ASPECTOS DA EVOLUÇÃO” CONCEPÇÕES SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA EM TEXTOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES A PARTIR DE UM ARTIGO DE STEPHEN JAY GOULD
Ana Paula Netto Carneiro
Vivian Leyser da Rosa

UM ESTUDO DAS NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES DE FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA SOB AS EXIGÊNCIAS DO “NOVO ENSINO MÉDIO"
Betânia Leite Ram
Isauro Beltrán Núñez
Eduardo Terrazzan
Márcia Gorette
Antônia Francimar
Marcelo P. Marujo
Márcia Adelino
Izolda Costa Fernandes

UM ESTUDO EXPLORATÓRIO PARA A INSERÇÃO DAASTRONOMIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rodolfo Langhi
Roberto Nardi

UM ESTUDO SOBRE O USO DE ATIVIDADE DIDÁTICA COM TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM AULAS DE FÍSICA
Eduardo Adolfo Terrazzan
Marciela Gabana

UM EXEMPLO DO USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS APLICADOS NO ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO PARA ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO
Cláudia Carobin
Agostinho Serrano de Andrade Neto

UM INSTRUMENTO REVOLUCIONÁRIO NO ENSINO DE QUÍMICA
Ana Cristina Miziara
João José Caluzi

UM REFERENCIAL PSICANALÍTICO PARA OS GRUPOS DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Juarez Melgaço Valadares
Alberto Villani

UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS ESTILOS DE BUSCA E CONSULTA DE INFORMAÇÕES (“NAVEGAÇÃO”) DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO DA ÁREA DAS CIÊNCIAS BIOMÉDICAS E DA SAÚDE QUANDO INTERAGEM COM SISTEMAS HIPERMÍDIA
Miriam Struchiner
Regina Maria Vieira Ricciardi
Taís Rabetti Giannella

UMA ANÁLISE DAS IMAGENS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Isabel Martins
Guaracira Gouvêa
Cláudia Piccinini
Téo Bueno
Caroline Lento
Tatiana Pedro
Nathalia Paulo

UMA HIPÓTESE DE PROGRESSÃO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: ANÁLISE DE UM CASO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
João Batista Siqueira Harres
Luciana Caroline Weber
Michelle Camara Pizzato
Tatiane Henz

UMA INVESTIGAÇÃO DOS ASPECTOS MOTIVACIONAIS EM OPERAÇÃO NAS SALAS DE AULA, ENTRE ALUNOS E PROFESSOR. IMPLICAÇÕES E POSSIBILIDADES
Elifas Levi da Silva
Jesuína L. A. Pacca

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE AS CONCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS EM BIOLOGIA ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE DNA E TRANSGÊNICOS
Maria da Conceição Tavares
Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão
Zélia Maria Soares Jófili
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Maria das Graças Carneiro-da-Cunha

UMA REFLEXÃO SOBRE O “GOSTAR DE FÍSICA” SEGUNDO UMA ABORDAGEM PSICANALÍTICA
Michele Hidemi Ueno
Sergio de Mello Arruda
Alberto Villani

UMA UNIDADE DIDÁTICA CONCEITUAL SOBRE MECÂNICA QUÂNTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA
Fernanda Ostermann
Trieste S. F. Ricci

UN ESTUDIO SOBRE LAS INVESTIGACIONES ACERCA DE LAS IDEAS DE LOS ESTUDIANTES EN FUERZAY MOVIMIENTO
Silvia Giorgi
Sonia Concari
Roberto Pozzo

 

2003

Abertura . Apresentação . Relatório Científico . Conferências . Mesas Redondas
Apresentações Orais . Apresentações em Painel . Lista de Inscritos . Índice de Autores