Apresentações em Painel

A ABORDAGEM DA GENÉTICA MÉDICA NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FISIOTERAPIA
Stela Neme Daré de Almeida
Elaine S. Oliveira Rodini

A ABORDAGEM DO ASSUNTO PEIXES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Monaliza Magdalene da Silva
Paulo Marcelo Marini Teixeira
Ricardo Jucá Chagas

A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS QUATRO PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
José Misael Ferreira do Vale

A APRENDIZAGEM SOBRE ARTEFATOS TECNOLÓGICOS MEDIADA POR UM ARTEFATO COGNITIVO
Carlos Murilo da Silva Valadares

A CLIENTELA REAL DO ENSINO MÉDIO QUE REALIZA OS EXAMES VESTIBULARES DA FUVEST
Cantiello, A. C.
Trivelato, S. L. F.

A CONSTITUIÇÃO DE UM PROCESSO DE ENFRENTAMENTO DE PROBLEMAS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Sandro R.V. Ustra
Jesuína L.A. Pacca

A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA
Paulo Roberto Silva de Oliveira

A DIDÁTICA UTILIZADA POR PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR NO CURSO DE QUÍMICA LICENCIATURA: UMA ANÁLISE CRÍTICA
Daniela Frigo Ferraz
Rodrigo R. Nunes
Letícia Uhmann Schneider
Ana Luiza Ruschel Nunes

A DISCIPLINA DE FÍSICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Dulce Maria Strieder

A DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO A PESQUISA EM EDUCAÇÃO E O NOVO PERFIL DOS LICENCIADOS EM FÍSICA
Sonia Maria S.C. de Souza Cruz
Jose de Pinho Alves Filho

A DISCUSSÃO DE TÓPICOS DE ENGENHARIA GENÉTICA E BIOLOGIA MOLECULAR NA ESCOLA: O QUE PENSAM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO
Douglas Silva Domingues
Regiane Degan Fávaro
Ivan de Godoy Maia
Renato Eugênio da Silva Diniz

A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E AS DISTORÇÕES CONCEITUAIS DO INVARIANTE MASSA-ENERGIA RELATIVÍSTICO
José Rafael Boesso Perez
João José Caluzi

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO COTIDIANO ESCOLAR E SUA INFLUÊNCIA SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS POR EDUCANDOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, SOBRE MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO
Margarete Mohr
Marilene Lirio da Rosa
Tania Bernhard

A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATIVIDADE PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE FLORIANÓPOLIS
Adriana Mohr

A ESCRITA E OS PROCESSOS DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM
Andréa Soares D'Avila Ferraz
Cláudio Bertolli Filho
Maria Sueli Parreira de Arruda

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Fábio Merçon

A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PESQUISA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Nara R. de S.Basso
Stela M. Baratieri

A FÍSICA QUE GOSTARÍAMOS DE TER ESTUDADO... NA ESCOLA DE NOSSOS SONHOS
Nilson Marcos Dias Garcia

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DE FÍSICA NA ÚLTIMA VIRADA DE SÉCULO NO BRASIL
Pacheco; M. A. A.
Barbosa Lima; M. C.
Queiroz; G. R. P. C.

A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM BIOLOGIA CELULAR
Odila Mary Elizabeth Pegoraro
Vera Lúcia Bahl de Oliveira
Tânia A. Silva Klein
Elisangela Andrade
Fellipe Brechara
Juliana Lopes Ruiz
Marcela Yaemi Ogo
Patrícia Nakayama
Natasha Verdasca Meliciano
Rachel Bianchi dos Santos
Rodrigo Launikas Cupelli

A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM ENFERMAGEM COMO EDUCADORES EM SAÚDE: UMA ANÁLISE QUALITATIVA
Márcia Regina Alves Rocha
Mara Alice Fernandes de Abreu

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARAA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UMA ABORDAGEM SOB ÊNFASE DA INFORMATION LITERACY
Regina Célia Baptista Belluzzo
Daniela Melaré Vieira Barros

A FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E EXATAS E O PRÓCIÊNCIAS NO RIO GRANDE DO SUL E EM SANTA CATARINA NO PERÍODO DE 1995/2000: A CONSTRUÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA REALIDADE VIVENCIADA NA AMOSTRA SELECIONADA
Edson Roberto Oaigen
Tania Bernard
Valéria Doliwa Wislock
Luiz Fernando Rohde
Camila Migliavacca

A HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO ENSINO DA TERMODINÂMICA
Margarete J. V. C. Hülsendeger
Regina Maria Rabello Borges

A IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO PEDAGÓGICO SOBRE SEXUALIDADE NA ESCOLA: RESISTÊNCIAS E DESAFIOS
Maria de Fátima Lopes Garcia
Álvaro Lorencini Júnior

A IMPORTÂNCIA DE VÁRIAS FORMAS DE COMUNICAÇÃO, ALIADAS A UMA ABORDAGEM PREFERENCIALMENTE DIALÓGICA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Thiago Grasiano Mendes de Sá

A INFLUÊNCIA DA IMAGEM ESTRANGEIRA PARA O ESTUDO DA BOTÂNICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Patrícia Gomes Pinheiro
Osmar Cavassan

A INFLUÊNCIA DE UMA ABORDAGEM CONTEXTUAL NAS CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DA CIÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO COM ESTUDANTES DE FÍSICA DA UEFS
Elder Sales Teixeira
Olival Freire Jr.
Charbel Niño El-Hani

A INSERÇÃO DO TEXTO LITERÁRIO EM AULAS DE CIÊNCIAS: DEFININDO DIMENSÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS DE ANÁLISE
Cecilia Maria Goulart
Dominique Colinvaux
Simone Rocha Salomão

A INTERDISCIPLINARIDADE E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MÉDIA
Vanderlei Lavaqui
Irinéa L. Batista

A INVESTIGAÇÃO DA EFICIENCIA DO ENSINO / APRENDIZAGEM NA PRODUÇÃO DE KITS ELEMENTARES PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA PARA USO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Cleiton J. B. Lattari
Rute Helena Trevisan

A NATUREZA DA CIÊNCIA E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Mirna de Almeida Quesado
Isabel Martins

A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE FÍSICA EM AMBIENTES VIRTUAIS
Maria Inês Martins

A PERCEPÇÃO AMBIENTAL: UM SUBSÍDIO PARA OS TRABALHOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Joana Cíntria Pinto Leal
Ellen Regina Mayhé Nunes

A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS, PROFESSORES E GESTORES SOBRE AS AÇÕES DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA DA PUCRS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO
Maurivan Güntzel Ramos
Berenice Alvares Rosito
Paola Cristina S. T. Almeida
Gabriela Bassoto

A PRÁTICA INCLUSIVA NO ENSINO DE FÍSICA PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Luiz Carlos da Silva
Maycon Adriano Silva
Rejane Aurora Mion

A PRÁTICA REFLEXIVA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA
Marcos Daniel Longuini
Roberto Nardi

A REFLEXÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO UTILIZANDO UMA METODOLOGIA DE ENSINO DE ELETRICIDADE NUMAABORDAGEM CONSTRUTIVISTA
Cléverson Mota Pereira
Roberto Nardi
Dirceu da Silva

A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA E O APRENDIZADO DE BIOLOGIA EM SALA DE AULA
Márcio Akio Ohira
Vera Lucia Bahl de Oliveira

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ATRAVÉS DE RECURSOS ALTERNATIVOS
Henrique J. Breuckmann
Marlene S. K. Lins

A SALA DE AULA DO EDUCAR PELA PESQUISA: UMA HISTÓRIA A SER CONTADA
Valderez Marina do Rosário Lima

A SUPERAÇÃO DE DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DAS UNIDADES DE APRENDIZAGEM
Carla Barbieri

A TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD: CONSIDERAÇÕES PARA PROPOSTAS DE INSERÇÃO DA FÍSICA MODERNA NO ENSINO MÉDIO
Mikael Frank Rezende Junior
José Francisco Custódio

A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA PROBLEMATIZADORA UM DESAFIO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Deolinda Puzzo
Álvaro Lorencini Júnior
Rute Helena Trevisan

A UTILIZAÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DOS ELEMENTOS QUÍMICOS EM UM EXPERIMENTO SOBRE NUTRIÇÃO MINERAL
Ellen Suzi Cavalcanti Lima Constantino
Lilia Willadino
Marcelo B. Carneiro Leão
Marcos Alexandre de Melo Barros
Marília Gabriela de Menezes
Micheline Cavalcanti Lima Dias

A VERTENTE EPISTEMOLÓGICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CAMPO DE ESTUDOS DA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL (LEITURA E ESCRITA): TENDÊNCIAS E IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS
Teixeira, A. C. B.
Galvão, V. S.

A VISÃO DE MEIO AMBIENTE DE ALUNOS DO SEGUNDO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE DESENHOS
Maria Carolina de Carvalho
Luciana M. Lunardi Campos

ABORDAGEM DE ANALOGIAS EM AMBIENTES INTERACIONISTAS NA EDUCAÇÃO
Ronaldo Luiz Nagem
Dulcinéia de Oliveira Carvalhaes

ABORDAGEM DO ASSUNTO PEIXES DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Monaliza Magdalene da Silva
Paulo Marcelo Marini Teixeira
Ricardo Jucá Chagas

AÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: AMPLIANDO LIMITES NO TRABALHO JUNTO AOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS
Carlos Eduardo Pilleggi Souza
Maria Lucia Orlandini
Suzani Cassiani Souza

AÇÕES FORMATIVAS DOCENTES NA LICENCIATURA EM BIOLOGIA
Lenice Heloísa de Arruda Silva
Roseli Pacheco Schnetzler

ÁGUA DO MAR COMO FONTE DE MATÉRIAS PRIMAS E CONHECIMENTOS EM QUÍMICA ABORDANDO A INTERFACE CIÊNCIA/TECNOLOGIA/SOCIEDADE DE FORMA CONTEXTUALIZADA NO ENSINO MÉDIO
Erivanildo Lopes da Silva
Fábio Luiz de Souza
Maria Eunice Ribeiro Marcondes

ALFABETIZAÇÃO AMBIENTAL UM ENSAIO REALIZADO EM ESTÂNCIA VELHA, RS, BRASIL
Fernando Jaeger Soares

ANALISANDO RELAÇÕES ENTRE ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS E DISCURSIVOS NA SALA DE AULA DE QUÍMICA
Edenia Mª Ribeiro do Amaral
Philip H. Scott
Eduardo Fleury Mortimer

ANÁLISE DAABORDAGEM HISTÓRICA DO CONCEITO DE ÁREA EM LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
José Roberto Silva
Fernando Raul de Assis Neto
Shirley Cristina Lacerda Malta

ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO CONHECIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO ANÁLISE DE UM CASO
Sônia Elisa Marchi Gonzatti
Magda Cristiane Fonseca

ANÁLISE DAS ATIVIDADES VOLTADAS À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E OS PRINCÍPIOS DA SUSTENTABILIDADE DESENVOLVIDAS EM CACHOEIRA DO SUL
Beloni Domingues
Edson Roberto Oaigen

ANÁLISE DAS IMAGENS GEOCIENTÍFICAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Fernanda Keila Marinho da Silva
Maurício Compiani

ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM CONTEÚDOS DE ONDAS, EM NÍVEL UNIVERSITÁRIO BÁSICO, NA PERSPECTIVA DOS CAMPOS CONCEITUAIS
Célia Maria Soares Gomes de Sousa
Anna Elisa de Lara

ANÁLISE DE UM AMBIENTE INTERATIVO PARA O PROFESSOR DE QUÍMICA NA INTERNET
Bruno A. P. Monteiro
Isabel Martins

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE FÍSICA PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA - HISTÓRICO E PERSPECTIVAS
Eduardo A. Terrazzan
Inés Prieto Schmidt
Maria Antonia Ramos de Azevedo

ANALOGIAS E METÁFORAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANÁLISE DA INSERÇÃO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO DE MECÂNICA QUÂNTICA E A SUA LEITURA POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Laura Aparecida dos Santos Neves
Aguinaldo Robinson de Souza

ANALOGIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA: UM ESTUDO COMPARATIVO SEGUNDO O “ESTILO” DO AUTOR E A NATUREZA DO TÓPICO CONCEITUAL
Eduardo A. Terrazzan
Rodrigo Buske
Mary Ângela Leivas Amorim
Deisi Sangoi Freitas

APRENDENDO PELA IDENTIFICAÇÃO DO ERRO
Lev Vertchenko
Tomás de Aquino Silveira

APRENDIZAGEM DAS LEIS DE CONSERVAÇÃO COM APOIO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS
Mari Aurora Fávero Reis
Agostinho Serrano de Andrade Neto

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ANFÍBIOS
Dáugima Maria Santos Queiroz

ARGUMENTAÇÃO SITUADA: TRAZENDO A ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA PARA O CONTEXTO DA CIÊNCIA ESCOLAR
Danusa Munford
Carla Zembal-Saul

AS ANALOGIAS NAS AULAS DE CIÊNCIAS E SUA CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Roberto Santos de Castro
Jesuína Lopes de Almeida Pacca

AS AULAS PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O QUE PENSAM OS ALUNOS
Ana Marli Hoernig
Antonio Batista Pereira

AS CLASSIFICAÇÕES DAS SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TOXICOLOGIA E PSICOFARMACOLOGIA EM CIÊNCIAS, BIOLOGIA E PROGRAMAS DE SAÚDE E PREVENÇÃO EDUCACIONAL: UMA CONTRIBUIÇÃO
Edson Cardia
Fernando Bastos

AS DIMENSÕES DA IMAGINAÇÃO CIENTÍFICA E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS
José Francisco Custódio
Mikael Frank Rezende Junior

AS EXPERIÊNCIAS DE PIAGET E O ENSINO/APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS
Eglie Rodrigues
Tatiana M.R. Vitoretti

AS IMAGENS DE ECOSSISTEMAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E SUAS IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
João Mendonça Filho
Maria Guiomar C. Tomazello

AS IMAGENS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA ANÁLISE DE ESQUEMAS
Maria Helena da Silva Carneiro
Mara Matilde Vieira Barros
Leila de Aragão Costa Vicentini Jotta

AS INTERAÇÕES A PARTIR DE RECURSOS MULTIMÍDIAS: UMA EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
André Ricardo Soares Amarante
Marco Aurélio A. Monteiro
Odete Pacubi Baierl Teixeira

AS OPINIÕES SOBRE O ENSINO DE GENÉTICA NUMA AMOSTRA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA DO NÍVEL MÉDIO
Lourdes Aparecida Della Justina
Cecília Maria Barradas

AS RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE (C/T/S) E A SAÚDE NOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Vânia Galindo Massabni
Maria Sueli Parreira de Arruda

AS RELAÇÕES ENTRE A PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS E O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS VISÕES DOS PROFESSORES
Marcus Soares
Isabel Martins

ASPECTOS EMOCIONAIS DE CONDUTAS DE PROFESSORES EM PROCEDIMENTOS DE ENSINO
Jordelina L. M. Wykrota
Oto Borges

ASTRONOMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: PESQUISA DA AÇÃO PEDAGÓGICA UTILIZADA PELO PROFESSOR
Rute Helena Trevisan
Deolinda Puzzo

ATIVIDADES NO USO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS COM ROTEIROS ABERTO E SEMI-ABERTO EM AULAS DE FÍSICA
Graziela Lunardi
Eduardo Adolfo Terrazzan

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO - REFLEXÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
Viviani Alves de Lima
Luciane H. Akahoshi
Maria Eunice Ribeiro Marcondes

AUTOFORMAÇÃO DOCENTE: LIMITES E POSSIBILIDADES
Maria Delourdes Maciel

AVALIAÇÃO DAS IDÉIAS E ATITUDES RELACIONADAS COM SUSTENTABILIDADE: METODOLOGIA E INSTRUMENTOS
Simone Sendin Moreira Guimarães
Maria Guiomar C. Tomazello

AVALIAÇÃO DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO
Daniel Iria Machado
Roberto Nardi

AVALIAÇÃO ORTODOXA VERSUS HETERODOXA NO ENSINO MÉDIO DE FÍSICA
Luiz Carlos Vidotto
Carlos Eduardo Laburú

AVANÇOS CIENTÍFICOS RECENTES COMO TEMAS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA MÉDIA: O EXEMPLO DO PROJETO GENOMA HUMANO
Taitiâny Kárita Bonzanini
Fernando Bastos

BIOLOGIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM FÍSICA
Paulo Celso Ferrari
José André Peres Angotti

BRINCANDO PARA APRENDER CIÊNCIAS: CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO E A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Camila Helena Stelzer
Luciana M. Lunardi Campos
Rubião Junior

BUSCANDO A RELAÇÃO ENTRE ELETRICIDADE E MAGNETISMO
Deise Miranda Vianna
Joaquin Díaz de Bustamante
Maria Pilar Jiménez Aleixandre

CALOR E TEMPERATURA: UMA INTERVENÇÃO EM SALA DE AULA
Janete F. Klein Köhnlein
Sônia Silveira Peduzzi

CATEGORIAS DE ANÁLISE PARA O ESTUDO DO PROCESSO DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO CONCEITO DE TEIA ALIMENTAR EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS
Maria Jacqueline Girão Soares Lima
Sandra Lucia Escovedo Selles

CAUTELA AO USAR DE IMAGENS EM AULAS DE CIÊNCIAS
Henrique César da Silva
Erika Zimmermann
Henrique César da Silva
Maria Helena da Silva Carneiro
Maria Luiza Gastal
Webster Spiguel Cassiano

CIÊNCIA, CONHECIMENTO, CULTURA E ENSINO DE CIÊNCIAS
Antonio Carlos Hidalgo Geraldo

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE NO ENSINO MÉDIO: REFLETINDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Nilcéia Aparecida Maciel Pinheiro
Walter Antonio Bazzo

COMO TRABALHAR COM A DIVERSIDADE E A VIOLÊNCIA ATRAVÉS DO ENSINO DE QUÍMICA
Elisabeth Toledo da Silva
Regina Fraga

COMUNIDADES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Hunder Everto Correa Junior
Flávia Maria Teixeira Santos

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE LICENCIATUIRA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICA
Araújo, M. I.
Cantiello, A.C.

CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS OU REPRESENTAÇÕES SOCIAIS? UM VIÉS TEÓRICO-METODOLÓGICO NO CAMPO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Alcina Maria Testa Braz da Silva

CONCEPÇÕES ASTRONÔMICAS DE ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: UMA ABORDAGEM PIONEIRA
Franciana Pedrochi
Marcos Cesar Danhoni Neves

CONCEPÇÕES DE ALUNOS DE LICENCIATURA A RESPEITO DA PRÓPRIA FORMAÇÃO: O QUE PRIVILEGIAR NA FORMAÇÃO INICIAL?
Silvia Regina Q. A. Zuliani
Dacio R. Hartwig

CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES
Fábio Licatti
Renato Eugênio da Silva Diniz

CONCEPÇÕES DE SUJEITOS ADULTOS GAGOS: UM PROJETO DE ESTUDO VISANDO A CONSTRUÇÃO DE UM SABER PEDAGÓGICO EM TORNO DO TEMA GAGUEIRA
Viviane Souza Galvão
Ana Paula Gomes de Carvalho

CONCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES DE ENVELHECIMENTO: CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO FAVORÁVEL À INSERÇÃO SOCIAL DE SUJEITOS IDOSOS
Cecília Barros Carvalho
Viviane Souza Galvão

CONCEPÇÕES SOBRE A NATUREZA DAS CIÊNCIAS E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENVOLVENDO UM TRABALHO ESCOLAR JUNTO A UM MUSEU INTERATIVO
Regina Maria Rabello Borges
Ana Clair Rodrigues Bertoletti
Berenice Alvares Rosito
Plínio Fasolo
Ronaldo Mancuso
Valderez Marina do Rosário Lima
Karine Rabello Borges
Lia Bárbara Wilges

CONCEPÇÕES SOBRE BIOLOGIA CELULAR DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE LONDRINA, PR
Otacílio P. Tomaz Jr.
Tânia A Silva Klein

CONHECIMENTO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SOBRE DROGAS PSICOTRÓPICAS
Carla Cristina de Araujo
Flávia Nogueira e Ferreira
Gleyton Gomes Porto
Rodrigo Santos de Queiroz
Thaise Ferreira da Silva
Ana Paula Silva Santos
Claudia Virginia Galindo Cavalcante
Daisi Teresinha Chapani

CONHECIMENTO QUÍMICO: REFLETINDO SOBRE O SEU PAPEL NO ENSINO FUNDAMENTAL
Neide Maria Michellan Kiouranis
André Luiz de Oliveira
Lucimara Marques R. Silva
Janete Garcia Adamo
Maria L. S. de Oliveira
Anderson C. Marçal
Carlos Alberto Magalhães Junior

CONSIDERAÇÕES SOBRE AS PROPOSTAS DOS PCNem DE UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA NO “ENSINO DE FÍSICA”
Renato Pirani
João José Caluzi

CONSTRUÇÃO CONCEITUALATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA: CIRCULAÇÃO SANGÜÍNEA
Ellen Suzi Cavalcanti Lima Constantino
Izabel Cristina Borges
Marcos Alexandre de Melo Barros
Micheline Cavalcanti Lima Dias

CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM GENÉTICA: ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ATIVIDADES SUPERVISIONADAS DIRETAMENTE E INDIRETAMENTE PELO PROFESSOR
Maria de Fátima Lima Fabrício
Eduardo Henriques de Melo
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos

CONSTRUINDO COLETIVAMENTE UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DIMENSIONADA NA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA SOCIAL EMANCIPADORA
Jane Vignado
Maria Inês F. Petrucci Rosa

CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O MODELO DE TUTORIA
Yara Lygia N. S. Cerri
Maria Inês P.F.S.Rosa
Camila Alves
Abrahão G. de Medeiros
Dalila Kotlarenko

DESENHOS DE SERES VIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ENCONTRO ENTRE ARTE E CIÊNCIA
Celi Rodrigues Chaves Dominguez
Silvia Luzia Frateschi Trivelato

DESTINO PROFISSIONAL DOS FORMANDOS EM FÍSICA PELA UDESC/JOINVILLE NO PERÍODO DE 1994/2003
Ivani Teresinha Lawall

DESVELANDO OBJETOS TÉCNICOS COM TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
Silva, Mário
Angotti, José André P.
Mion, Rejane

DIÁLOGO ENTRE HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM UMA DISCIPLINA DE EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS DA FÍSICA
Staub, Ana. C. M.
Peduzzi, Luiz O. Q.

DIFICULDADES DE VESTIBULANDOS EM QUESTÕES DE GENÉTICA
Cantiello, A.C.
Trivelato, S.L.F.

DISCURSOS ORIGINAIS DE CIENTISTAS NA MEDIAÇÃO DO FAZER CIENTÍFICO
Maria José P. M. de Almeida

DISCUTINDO A EVOLUÇÃO NA CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS NATURAIS, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS (CNMT)
Carlos Alberto Souza
Fábio da Purificação de Bastos
José André Peres Angotti

DISTRIBUIÇÃO GEO-ECONÔMICA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE EM RIBEIRÃO PRETO: ANÁLISE DE UMA COORTE
Iara Maria Mora
José Misael Ferreira do Vale

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E INDÚSTRIA CULTURAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DE UMA SEMIFORMAÇÃO
José Francisco Custódio
Elio Carlos Ricardo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MEIO AMBIENTE: CONCEPÇÕES DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Elisabete Chirieleison Fernandes
Ana Maria de Oliveira Cunha
Oswaldo Marçal Júnior

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO 4ºCICLO: NA BUSCA DE MELHOR QUALIDADE DE VIDA
Celso Aparecido Polinarski
Irene Carniatto
Kristopher Venzke Nogueira

EDUCAÇÃO E SAÚDE, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CTS: CONSTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Regina de Souza Teixeira
Graça Aparecida Cicillini

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS COM ÊNFASE EM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: A CONSTRUÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DA ATUALIDADE EM RELAÇÃO AO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
Edson Roberto Oaigen
Beloni Domingues
Bárbara Magalhães Diniz
Gabriela Camargo

EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS INTEGRADA À CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UMA HORTA ESCOLAR
Cláudia Maria Barth Petter
Regina Maria Rabello Borges

EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NO ENSINO DE FÍSICA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA COM OBJETOS TECNOLÓGICOS
Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos
Luis Vicente de Andrade Scalvi

EDUCAR PELA PESQUISA: FORMAS DE ACESSO E USO DA INFORMAÇÃO CIENTÍFICA
Glória Georges Feres
Roberto Nardi

ELEMENTOS PARA UMA EDUCAÇÃO DO USO RACIONAL DE ENERGIA
Rubens A. Dias
José A. P. Balestieri
Cristiano Mattos

ENSINO DE CIÊNCIAS E AUSÊNCIA DE FUNDAMENTOS MATEMÁTICOS
César Sátiro dos Santos
Giovana Lavínia da Cunha Santos

ENSINO DE FÍSICA NO MUNDO DO SILÊNCIO: NOSSOS PRIMEIROS PASSOS
C. de Santana
M. C. Barbosa Lima

ENSINO DE FÍSICA - UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
Helio Bonadiman
Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher

ENSINO DE QUÍMICA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: O MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
Deividi Marcio Marques
João José Caluzi

ENSINO DO TEMA CLONAGEM NUMA PERSPECTIVA KUHNIANA
Cláudia Regina dos Anjos
Nydia Mara Pinheiro Lorenzini
Lara Duarte Souto-Maior
Nadir Ferrari
Sylvia Maestrelli

ENSINO, PESQUISA E REFLEXÃO: A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS
Valdenis Lemos Siqueira Santos
Analice de Almeida Lima

ENSINO REFLEXIVO DE CORPO HUMANO: PESQUISANDO A PRÓPRIA PRÁTICA DOCENTE
Marly Aparecida Giraldelli Marsulo
Roseli Pacheco Schnetzler

ESPELHO, ESPELHO MEU: A CLONAGEM NUM LIVRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
Carla Giovana Cabral

ESTUDO DE CASO: UM LICENCIANDO E SUAS DECISÕES NA ADOÇÃO DE UM MODELO FILOSÓFICO COM PROPÓSITOS PEDAGÓGICOS
G. Queiroz
M. C. Barbosa Lima
G. F. de Castro

ESTUDO DE POLUIÇÃO E RESÍDUOS COM ÊNFASE NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Marília da Costa Ribas

EXPERIÊNCIAS DE ATUALIZAÇÃO CURRICULAR E FORMAÇÃO CONTINUADA VIVIDAS POR UM GRUPO DE PROFESSORES DE FÍSICA: O CASO DO GTPF/NEC
Eduardo A. Terrazzan
Luiz Clement
Nestor Davini Santini
Luís Fernando Gastaldo

FALANDO COM PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE SEXUALIDADE NA SALA DE AULA: A PRESENÇA DO DISCURSO BIOLÓGICO
Paula Regina Costa Ribeiro
Júlio Rubbo

FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA NO ENSINO MÉDIO: DO CONSENSO DE TEMAS À ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS
Mikael Frank Rezende Junior
Frederico Firmo de Souza Cruz

FORMAÇÃO CONTINUADA - VISÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA REDE OFICIAL: MUNICÍPIO DE OLINDA E ESTADO DE PERNAMBUCO
Alciane Amorim de Oliveira Gomes
Glória Maria Duarte Cavalcanti
Maria Marly de Oliveira
Zélia Maria Soares Jófili

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HISTÓRIA DA FORMULAÇÃO DO CONCEITO DE EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: POSSIBILIDADES DE UMA PERCEPÇÃO DINÂMICA DA CIÊNCIA
Meglhioratti, F. A.
Bortolozzi, J.
Caldeira, A. M. de A.

FORMAÇÃO DO FORMADOR-PESQUISADOR: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE COLABORAÇÃO UNIVERSIDADE-ESCOLA
Maria Inês Ribas Rodrigues
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: O QUE DIZEM AS PESQUISAS
Odisséa Boaventura de Oliveira
Silvia Luzia Frateschi Trivelato

FORMADORES DE PROFESSORES DE FÍSICA: UM ESTUDO SOBRE SUAS IDEOLOGIAS E METODOLOGIAS E COMO ELAS INFLUENCIAM O PERFIL DO PROFISSIONAL QUE SE PRETENDE FORMAR
Beatriz S. C. Cortela
Roberto Nardi

FORMANDO OS FORMADORES: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES E DAS PRÁTICAS DE PROFESSORES DE CONTEÚDOS ESPECÍFICOS DAS LICENCIATURAS EM CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFRPE
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos
Eneri Saldanha Coutinho de Albuquerque
Maria Angela Vasconcelos de Almeida
Margareth Mayer

FORMANDO PEDAGOGOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Erika Zimmermann
Paula Cristina Queiroz Evangelista

HIPERTEXTOS E HISTÓRIA DA CIÊNCIA: UMA CONEXÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS?
Maria Isabel Porazza Mendes
Silvia F. de Mendonça Figueirôa

IMAGEM, IMAGINAÇÃO, IMAGINÁRIO: CRIO LOGO EXISTO
Ivã Gurgel
Maurício Pietrocola

IMAGENS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA TV: O REPÓRTER ECO
Lucia de Fátima Estevinho Guido

IMPLEMENTAÇÃO DE UM LABORATÓRIO VIRTUAL DE FÍSICA CLÁSSICA UTILIZANDO O SOFTWARE DE ANIMAÇÃO FLASH
Márcio José de Castro Justino
Juarez Júnio Araújo de Oliveira
Erlondones Alencar Braga
Marcelo Maia Caldeira

INDÍCIOS DE CONSTITUIÇÃO SUBJETIVA DE PROFESSORA NA PRODUÇÃO/ APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE ENSINO DE QUÍMICA NAS INTERAÇÕES PROPORCIONADAS EM GRUPO DE ESTUDO E SALA DE AULA
Joana de Jesus de Andrade
Otavio Aloisio Maldaner

INOVAÇÃO CURRICULAR EM QUÍMICA E PRÁTICA PEDAGÓGICA EM SALA DE AULA
Juliana Maria Sampaio Furlani
Eduardo Fleury Mortimer

INTERAÇÃO ENTRE A MATEMÁTICA E A QUÍMICA
Ophelio Walkyrio de Castro Walvy

INTERAÇÃO SOCIAL PRESENTE NAS AULAS DE CONHECIMENTO FÍSICO: A COMPETÊNCIA DE TRABALHAR EM GRUPO
Luciana Sedano de Souza
Anna Maria Pessoa de Carvalho

INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O MEIO AMBIENTE COMO UM TEMA TRANSVERSAL
Regina H. Munhoz
Lizete M. O. de Carvalho

INTERDISCIPLINARIDADE NOS PCN/EM/CNM&T: BASES EPISTEMOLÓGICAS E PERSPECTIVAS METODOLÓGICAS DE ALGUNS CONCEITOS DE INTERDISCIPLINARIDADE
Thais Cristine Pinheiro
Murilo Westphal
Terezinha de Fatima Pinheiro

INVESTIGANDO A APRENDIZAGEM DE ASTRONOMIANO ENSINO FUNDAMENTAL, USANDO UM MÉTODO EXPERIMENTAL
Rute Helena Trevisan
Cleiton J. B. Lattari

INVESTIGANDO A ESCOLA COMO AMBIENTE PARA A PRÁTICA DA ORIENTAÇÃO SEXUAL
Antonio Miguel Garcia
Mara Alice Fernandes de Abreu

INVESTIGANDO A PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES DE QUÍMICA D.E. MAUÁ, DISCUTINDO-A E CONFRONTANDO-A COM OS PRESSUPOSTOS PRESENTES NOS PCNS
Erivanildo Lopes da Silva
Maria Gislaine Pinheiro Sales
Jorge Chinen

INVESTIGANDO OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS SOBRE DROGAS PARA CONSTRUIR UMA PROPOSTA DE PREVENÇÃO NA ESCOLA
Mariel Hidalgo Flores
Regina Maria Rabello Borges

JOGOS EM AULAS DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
M. C. Barbosa Lima
P. Z. T. Nasser

LEGITIMAÇÃO DO SABER E LITERATURA NA BIOQUÍMICA
Rochele Loguercio
José Cláudio Del Pino

LEITURA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: A POSTURA DE PROFESSORES E ALUNOS PERANTE O TEXTO ESCRITO
Clorisa Gambarini
Fernando Bastos

LIMITES E POSSIBILIDADES DO USO DE UMA MULTIMÍDIA NO ENSINO DE FÍSICA
Gielton de Barros Lima

LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS: PROPOSTA DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE
Cláudia Rucco Penteado Detregiachi
Maria Sueli Parreira de Arruda

MAPAS CONCEITUAIS E TEMAS TRANSVERSAIS: NOVAS ABORDAGENS PARA O ENSINO DE QUÍMICA DIANTE DO PARADIGMA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
José Vicente Lima Robaina
Edson Roberto Oaigen

MARCAS DO ENSINO ESCOLAR DE CIÊNCIAS PRESENTES EM MUSEUS E CENTROS DE CIÊNCIAS
Deise Dias Fahl
Jorge Megid Neto

MATEMATICA-DIVERTIDA.COM: UMA COMUNIDADE VIRTUAL INFORMAL DE APRENDIZAGEM
Renato Pires dos Santos
Flávia Maria Teixeira dos Santos

METODOLOGIA DE ENSINO COM ANALOGIAS: UM ESTUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS
Ronaldo Luiz Nagem
Ana Maria Senac Figueroa
Ewaldo Melo de Carvalho

MODELOS USADOS EM QUÍMICA: CINÉTICA NO NÍVEL SUPERIOR
André Luiz Barboza Formiga
Joana Mara Santos

MODOS DE CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM UMA SEQÜÊNCIA DE AULAS DE FÍSICA
Maria Candida Varone de Morais Capecchi
Philip Scott
Anna Maria Pessoa de Carvalho

MOMENTOS DE APROXIMAÇÃO DA QUÍMICA COM A HISTÓRIA, FILOSOFIA E ENSINO DE CIÊNCIAS
Nelson Avila Simão
Francisco Assis de Queiroz

NECESSIDADES ESPECIAIS NO ENSINO DA QUÍMICA
Mara Sílvia Cesário da Mota

O CRIATIVISMO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA - O PROJETO C.I.E.N.CI.A. COMO ESTUDO DE CASO
Lira-da-Silva, R. M.
Smania-Marques, R.
Lira-da-Silva, R. C.
Cunha, L.A.S.
Sales, C.V.

O CURRÍCULO DE CIÊNCIAS PODE AJUDAR A DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA DOS ALUNOS?
Oto Borges
Cristiano Mauro Assis Gomes

O DISCURSO CIENTÍFICO: SUBJETIVIDADE/OBJETIVIDADE
Maria Inez Mateus Dota

O ENSINO DA LEI DA QUEDA DOS CORPOS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO CENTRADA NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Maria José Fontana Gebara

O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NAS SÉRIES INICIAIS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A APRENDIZAGEM
Giovana Galvanin da Costa
Paulo César Gomes
Jair Lopes Júnior

O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AS PRIMEIRAS SÉRIES DOS CURSOS DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS: RESULTADOS DE UMA GINCANA DE ENGENHARIA
Nestor Saavedra
Dinis Traghetta
Marcos Tozzi
Maurício Dziedzic
Edson Ferlin

O ENSINO DE FÍSICA E OS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS: O PROCESSO DE INCLUSÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM
Maycon Adriano Silva
Luiz Carlos da Silva
Rejane Aurora Mion

O ENSINO DE FÍSICA NOS PRIMEIROS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO NO ÂMBITO HOSPITALAR
Giselle Watanabe
Maria Lúcia Vital dos Santos Abib

O ERRO COMO “INSTRUMENTO” DIDÁTICO
Elio Carlos Ricardo
Mikael Frank Rezende Junior

O ESTUDO DE CIÊNCIAS NA 5a SÉRIE ALÉM DAS QUATRO PAREDES: O CONHECIMENTO COMO REFLEXÃO POLÍTICA DA REALIDADE NUMA PERSPECTIVA WALLONIANA
Luzia Helena Castro Squinca
Ivanildo Mangueira da Silva
Zélia Jófili

O LABORATÓRIO DE QUÍMICA E AAPRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: VALORIZANDO A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS
Alexandre Felske da Silva
Sandra Vaiteka

O LUGAR DA QUÍMICA NA ESCOLA: ALGUMAS REFLEXÕES INTERESSANTES PARA O CAMPO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Maria Inês Petrucci Rosa
Andréa Helena Tosta

O PROBLEMA DO ENSINO DA ÓRBITA DA TERRA
João Batista Garcia Canalle

O QUÍMICO VIROU PROFESSOR. MAGISTÉRIO E MERCADO DE TRABALHO NA REGIÃO DE CAMPINAS (SP)
Pedro da Cunha Pinto Neto

O REFERENCIAL TEÓRICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO PARA A CIÊNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA
Raquel Aparecida Vilela Mendes

O TRABALHO COM NARRATIVAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
Josenilda Maués
Sílvia Nogueira Chaves

O USO DA REVISTA SUPERINTERESSANTE NAS AULAS DE QUÍMICA. EXISTE ALGUMA INOVAÇÃO?
Murilo Chales Pereira
Pedro da Cunha Pinto Neto

O USO DE ANALOGIAS NO ENSINO DE ÓPTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM ANDAMENTO
Leandro Londero da Silva
Carine Divaneia Gazola
Eduardo Terrazzan

O USO DE UM AMBIENTE DE MODELAGEM COMPUTACIONAL SEMIQUANTITATIVA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA PREDADOR-PRESA
Giuseppi Camiletti
Laércio Ferracioli

O USO DO RELÓGIO DE PÊNDULO COMO MEDIADOR NA RECONCILIACAO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E O APRENDIZADO
Ana Cristina Miziara
João José Caluzi

OBSTÁCULOS PEDAGÓGICOS NA APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS
Noemi Boer
Nadir Ferrari

OFICINAS DE MATEMÁTICA DISCRETA NO ENSINO MÉDIO
Samuel Jurkiewicz
Gilda Leventhal

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE SAÚDE E MEIO AMBIENTE: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NA ÁREA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NA REGIÃO SUL-MINAS
Érica S. Miranda
Virgínia T. Schall

PALEONTOLOGIA E PÚBLICO NO MUSEO DE LA PLATA
Sandra Elena Murriello
Maria Margaret Lopes

PARALELO ENTRE CONCEITOS ALTERNATIVOS E A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE HEREDITARIEDADE
Ana Lidia Cavalcanti Calazans
Maria Adélia Oliveira M. da Cruz
Francimar Martins Teixeira

PENSANDO O CURRÍCULO: MODELOS MENTAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE ELETRICIDADE
Suzana Maria de Castro Lins
Zélia Maria Soares Jófili

PERCEPCÕES DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE AS APRENDIZAGENS ADQUIRIDAS EM UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NÃO FORMAL
Ana Maria de Oliveira Cunha

PERCEPÇÕES DE UM GRUPO DE GRADUANDOS DE ODONTOLOGIA SOBRE UMA METODOLOGIA PARA DESENVOLVER COMPETÊNCIAS PARA EXERCER A EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL
Eduardo Henriques de Melo
Maria de Fátima Lima Fabrício
Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos

PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DAAUTONOMIA DO PROFESSOR DE QUÍMICA - UMA NOVA PERSPECTIVA DE ANÁLISE PSICOLÓGICA
Ricardo Gauche
Elizabeth Tunes

PROFESSOR TAMBÉM É VITIMA DO EXCESSO DE ENTUSIASMO
César Schmitz
Fábio H. Sepka
José Roberto Peters

PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E SUAS INTERAÇÕES COM OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Maria Anastácia Manzano
Renato Eugênio da Silva Diniz

PROFESSORES E SUAS CONCEPÇÕES SOBRE CIÊNCIA E CIENTISTA: ANÁLISE SEMIÓTICA
Ana Noêmia Braga Rocchi Zamunaro
Juliane Cristina Fabre Borges
Ana Maria de Andrade Caldeira

PROFESSORES EM FORMAÇÃO E DEBATES RECENTES SOBRE CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
Claudine Aparecida Lozano Ferretti
Fernando Bastos
Camila Covre

PROJETO DE TEMA LIVRE NAS AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA GERAL
Flávio Massao Matsumoto
Izaura Hiroko Kuwabara

PROJETO PARASITOSE - ANALISANDO AS ATIVIDADES METODOLÓGICAS
Carlos Alberto Pereira
Aguinaldo Robinson de Souza

PROPOSTA DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM DIVISÃO CELULAR - BIOLOGIA
Isabel Cristina Borges Pereira
Priscila Barcellos
Suzane Bezerra de França

PROPOSTA DIFERENCIADA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA: UM PRODUTO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR
Gilvaneide Oliveira
Aguinalda Teixeira
Marluce Araújo

PROPOSTAS DAS ONG'S PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Janaína Michelini
Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis

PROVOC - FIOCRUZ: ENSAIO SOBRE AS POTENCIALIDADES E LIMITES DE UM MODELO
Ana Filipecki
Telma de Mello Frutuoso
Cristiane Nogueira Braga
Valber da Silva Frutuoso

QUEM PODE FALAR DE FÍSICA EM AULA?
Awdry Feisser Miquelin
Fábio da Purificação de Bastos

QUESTÕES MAIS FREQÜENTES NAS SUB-ÁREAS DAASTRONOMIA
César A. Caretta
Henrique A. da Silva Segundo
Gabriel C. de Garcia
Flávia P. Lima

QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: EXPLORANDO CONCEITOS ATRAVÉS DE AULAS TEMÁTICAS
Lêda C. da Silva
Carlos F. G. C. de Oliveira
Patrícia M. de V. Barbosa
Paulo de B. e Silva Filho
Regina C. da S. Ribeiro
Roberta R. de Arruda
Wanuza W. P. de Araújo
Flamarion B. Diniz

REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NUMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: UM EXEMPLO NO ENSINO DE FÍSICA
Claudio Luiz Hernandes
Luiz Clement
Eduardo Adolfo Terrazzan

RECURSOS COMPUTACIONAIS DISPONÍVEIS NA INTERNET PARA O ENSINO DE FÍSICA MODERNA E CONTEMPORÂNEA
Maurício Pietrocola
Guilherme Brockington

RECURSOS PARAAPRENDER: JOGANDO EM CIÊNCIAS NATURAIS
Vera Lúcia Bahl de Oliveira
Eliana Aparecida Silicz Bueno
Marcelo Augusto dos S. Junior
Maria Eugenia Escanferla
Dayana Lacerda Custódio
Estevan Eltink Nogueira
Juliana Amaral Passipieri
Larissa B. Pires
Larissa S. Lança
Érica Miyuki Endo
Ana Lúcia Falco
Camila Rocha
Thiago F. Leite
João Felipe Nebó C. de Oliveira
Juliano van Melis

REFLEXÕES SOBRE O MEIO AMBIENTE E O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS 4AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE DOIS CÓRREGOS (SP)
Luis Gustavo Lucatto
Jandira Líria Bisqualquini Talamoni

REPENSANDO A LEITURA NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: NECESSIDADE E POSSIBILIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Suzani Cassiani de Souza

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: EXPERIÊNCIAS COM ESTE TIPO DE ATIVIDADES EM AULAS DE FÍSICA
Luiz Clement
Eduardo Adolfo Terrazzan

SELEÇÃO DE CONTEÚDOS: O PROFESSOR DE CIÊNCIAS ENTRE A AUTONOMIA E O CONTROLE
José Artur Barroso Fernandes

SEXUALIDADE E ADOLESCÊNCIA NA ESCOLA
Isabeli C. Bruschi
Tânia A Silva Klein

SOFTWARES EDUCACIONAIS COMO AUXILIARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA AVALIAÇÃO SOB O ENFOQUE DA TEORIA DA FLEXIBILIDADE COGNITIVA
Viviane V. A. Henrique
Marcelo B. Carneiro Leão
Vilma Villarouco

SUBSÍDIOS CONCEITUAIS E METODOLÓGICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: A PERSPECTIVA ANALÍTICO-COMPORTAMENTAL NOS ESTUDOS SOBRE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS
Jair Lopes Junior

TEMA GERADOR NO ENSINO MÉDIO: AGROTÓXICOS COMO POSSIBILIDADE PARA UMA PRÁTICA EDUCATIVA CONTEXTUALIZADORA
Daniela Frigo Ferraz
Cenira Bremm

TEMAS AMBIENTAIS EM AULAS DE QUÍMICA
Michelle Camara Pizzato
Maria Eunice Ribeiro Marcondes

TEMÁTICAS SUPERINTERESSANTES NA MÍDIA E TEMAS TRANSVERSAIS NA EDUCAÇÃO EM UMA ANÁLISE CULTURAL
Maira Ferreira

TENDÊNCIAS ATUAIS NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Milena Ferreira Rego Barros
Lucicléia Pereira da Silva
Deuzimar Filgueiras da Silva
Marcos Gervânio de Azevedo Melo
Tânia Roberta Costa de Oliveira

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AVALIANDO UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Marciela Gabana
Graziela Lunardi
Eduardo A.Terrazzan

TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM SALA DE AULA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Marco Aurélio A. Monteiro
Isabel Cristina de Castro Monteiro
Alberto Gaspar

UM ESTUDO DAS MUDANÇAS RELATADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS A PARTIR DE UMAAÇÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA
Luciana de Oliveira Lellis
Maria Eunice Ribeiro Marcondes

UM ESTUDO SOBRE O DESEMPENHO DE ALUNOS DE FÍSICA USUÁRIOS DA FERRAMENTA COMPUTACIONAL MODELLUS NA INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS EM CINEMÁTICA
Ives Solano Araujo
Eliane Angela Veit
Marco Antonio Moreira

UM PROJETO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA ENVOLVENDO PROFESSORES DO CICLO BÁSICO EM ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA NUMA PERSPECTIVA COGNITIVISTA E SÓCIO-CONSTRUTIVISTA
Viviane Souza Galvão

UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO PRIMEIRO CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL: OS CONCEITOS FÍSICOS RELACIONADOS AOS ÓRGÃOS DOS SENTIDOS
Maritana Araujo Teixeira
Licurgo Peixoto de Brito

UMA ANÁLISE EPISTEMOLÓGICA DO CONCEITO DE SUBSTÂNCIA DESENVOLVIDO EM LIVROS DIDÁTICOS DE 5A E 8A SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL
João Zanetic
Marcelo Pimentel da Silveira

UMA ANÁLISE ESTRUTURAL DO CONTEÚDO EXPERIMENTAL DE ELETROMAGNETISMO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA ADOTADOS PARA O ENSINO MÉDIO
Moacir Pereira de Souza Filho
Carlos Roberto Grandini

UMA CONTRIBUIÇÃO DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
Valéria Silva Dias
Alberto Villani

UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA BASEADA NA RELAÇÃO ENTRE O CONCEITO DE REDE SOCIOTÉCNICA DE LATOUR (1994) E O CONHECIMENTO ASSOCIADO ÀS PLANTAS MEDICINAIS
Fátima Teresa Braga Branquinho

UMA PROPOSTA DE ESTUDO DO MEIO PARA UMA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS QUÍMICOS
Franciane Zanetti Campanerut
Eliane Branco Haddad
Nídia Nacib Pontuschka

UMA PROPOSTA DE TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DO EFEITO FOTOELÉTRICO PARA O ENSINO MÉDIO
Nélio Oliveira Ferreira

UMA REFLEXÃO ACERCA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
Suely Alves da Silva
Analice de Almeida Lima

UMA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA INTERNA AMBÍGUA: ATENTATIVA DE UMA REORGANIZAÇÃO DO CURSO DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO
Paulo Celso Ferrari
Mikael Frank Rezende Junior
Marco Antonio Simas Alvetti
José de Pinho Alves Filho

UMA VISÃO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE FÍSICA NA ÚLTIMA VIRADA DE SÉCULO NO BRASIL
G. F. de Castro
M. C. Barbosa Lima
G. R. P. C. Queiroz

USO DE SIMULAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIENCIAS
Ellen Suzi Cavalcanti Lima Constantino
Izabel Cristina Borges
Marcos Alexandre de Melo Barros
Micheline Cavalcanti Lima Dias

UTILIZAÇÃO DO RECURSO ANALÓGICO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
Leandro L. da Silva
Daniela C. da Rosa
Patricia M. Giraldi
Naida L. Pimentel
Eduardo Terrazzan

UTILIZAÇÃO E COMPREENSÃO DO COMPUTADOR: UM NOVO OLHAR NO DIA-A-DIA DO PROFESSOR
Marcos Rogério Tofoli
Yassuko Hosoume

VISÕES SOBRE A CIÊNCIA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Ivanilda Higa
Yassuko Hosoume

 

2003

Abertura . Apresentação . Relatório Científico . Conferências . Mesas Redondas
Apresentações Orais . Apresentações em Painel . Lista de Inscritos . Índice de Autores